O Centro de Controlo Operacional (CCO) de uma transportadora aérea tem como missão monitorizar a execução dos planos de exploração, com vista a antecipar soluções para os desvios que possam ocorrer ou minimizar os seus efeitos, de modo a que a empresa cumpra o contrato com os seus clientes. Para cumprir com esta missão, as companhias aéreas requerem recursos humanos devidamente qualificados, pelo que a formação é um factor de grande relevância. Os Controladores dos CCO tomam decisões rápidas em contextos de imprevisibilidade e complexidade, avaliando as consequências, o que exige um conhecimento aprofundado em operações de transporte aéreo.

Num inquérito lançado em 2016 a 203 companhias aéreas de todo o mundo (Direito, T. et al. 2017**), concluiu-se a não existência de um plano de formação especificamente direccionado para quem trabalha num Centro de Controlo Operacional. Com vista a satisfazer tal necessidade, este curso pioneiro a nível nacional e internacional providencia aos formandos a aquisição ou melhoria de competências técnicas e comportamentais, visando o seu desenvolvimento e o das transportadoras aéreas.

** Direito, T., Azevedo, A. M. S., Quadros, R. M. C. C., & Moreira, M. C. 2017, em submissão ao Journal of Aviation Aerospace Education and Research (Embry-Riddle Aeronautical University).