ASAS PARA LER

6.º ENCONTRO SOBRE LITERATURA PARA A INFÂNCIA
16 a 20 de maio de 2022 | Edição Online

Sobre o encontro  Asas para Ler

A literatura infantil é a primeira grande fonte de saber do ser humano: permite-lhe estabelecer laços afetivos por meio da linguagem, descobrir e cultivar valores, conhecer o mundo em que vive, despertar para o autoconhecimento e tornar-se sensível ao Outro, entre outras descobertas fundamentais para uma existência sã e feliz.

Assim, o saber sobre a literatura infantil e juvenil e a sensibilização para a sua apreciação estética e para a exploração do seu potencial didático são as prioridades do encontro Asas para Ler, dirigido a educadores de infância, professores do ensino básico, bibliotecários, animadores de leitura, progenitores e cuidadores de crianças em geral.

 Constituindo-se como espaço de partilha, reflexão e demonstração, o encontro Asas para Ler proporcionará aos participantes uma oferta diversificada de comunicações, oficinas, conversas com profissionais e atividades de caráter lúdico-didático, identificadas pela tónica comum: a importância da literatura para a formação de crianças e jovens.

 Todas as Literaturas nascem da poesia: da infância da Literatura, que é o mito, o poético, que embalou o Homem, como as estórias embalam as crianças. As estórias são para a criança o que foram as parábolas de Cristo para os cristãos, para os homens: sementes para germinar e frutificar.

Bárbara Vasconcelos de Carvalho, A Literatura Infantil: Visão Histórica e Crítica

Envio de Resumos

Está lançada a chamada para o envio de resumos por parte de quem pretenda apresentar uma comunicação ou um projeto relacionado com a temática do encontro. Os resumos (máximo de 1500 caracteres), acompanhados de uma nota biográfica sobre o/a orador(a) (máximo de 1000 caracteres), devem ser remetidos à Comissão Científica do encontro até dia 31 de março de 2022 para o e-mail: asasparaler@iseclisboa.pt

Comissão

organização

Comissão organizadora

Rita Basílio

Sara Leite

Sandrina Esteves

Joaninha Duarte

Comissão científica

Luísa Araújo

Sara Leite

Violante Florêncio de Magalhães

Ana Patrícia Almeida

Datas importantes

Início 16 a 20 de maio de 2022

Envio de resumos até 31 de março

Prazo para o envio dos textos das comunicações: até 30 de abril

Inscreva-se já

Parceiros do Evento

Parceiros

Programas

Prevê-se que a participação no encontro seja creditada pelo CCPFC, como ação de curta duração.