Ciclo de Ações de Formação destinadas a Docentes e a Educadores de Infância.

Estou interessado/a

 

Ações 

Destinatários

Descrição

Datas

Local

Formador

Saúde e Primeiros Socorros em meio escolar

(CCPF/ACC-10149018)

Educadores de         Infâncias e Professores dos Ensinos Básico e Secundário                     A centralidade do papel do Educador de Infância e do Professor do Ensino Básico e Secundário permitem-lhe desenvolver intervenções no âmbito da saúde e da prestação do primeiro socorro a dois níveis básicos de atuação, pelo que a presente ação pretende dotar os formandos dos meios de redução dos riscos comportamentais e, por outro lado, ajudar na promoção de mudanças sociais e ambientais na comunidade que facilitem essas mesmas mudanças

16, 23, 30 de novembro das 9h30 às 13h e das 14h às 16h30;  14 de dezembro das 9h às 13h e das 14h às 17h 


1, 15 de fevereiro, 7 de março  das 9h30 às 13h e das 14h às 16h30;  21 de março das 9h às 13h e das 14h às 17h

Entroncamento


Lisboa

 

 Rogério   Palácio

Pequenos Cientistas: Experiência na Educação Pré-escolar

(CCPFC/ACC-101574/18)

Educadores de Infância                                                                                                           Esta ação visa dar resposta aos desafios educacionais em contexto de jardim-de-infância, no que respeita ao domínio das ciências. Desenvolver práticas educativas de qualidade implica privilegiar uma atitude experiencial, com uma metodologia adequada que desenvolvam conhecimentos, capacidades, atitudes e valores em ciências.

9, 16, 23 de novembro das 9h30 às 13h e das 14h às 16h30 e 30 de novembro das  9h às 13h e das 14h às 17h


9, 16, 23 de janeiro das 9h30 às 13h e das 14h às 16h30 e 30 de janeiro das 9h às 13h e das 14h às 17h

 Entroncamento


 


Lisboa

 

 

 Susana  Meirinho

Desenvolvimento da Consciência Fonológica em Educação Pré-Escola: Percursos possíveis

(CCPFC/ACC-101592/18)

 Educadores de Infância   Esta ação visa dotar os Educadores de Infância de competências e novas técnicas de abordagem relativamente à importância do desenvolvimento da consciência fonológica na Educação Pré-Escolar. Na verdade, a relação positiva que se conhece entre as competências fonológicas das crianças e uma aprendizagem da leitura e da escrita realizada com sucesso justifica uma abordagem que dê conta da relação entre tais competências 20 de novembro, 4 e 11 de dezembro, 8, 15 e 29 de janeiro, 5 e 12 de fevereiro das 17h30 às 20h30  Entroncamento Sandrina Esteves

Educação Alimentar em Meio Escolar: necessidade de uma oferta inclusiva

(CCPFC/ACC-103412/19)

 Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário  A promoção e preservação da saúde, assim como a prevenção da doença dependem, em larga medida, da adoção de estilos de vida saudáveis por parte das pessoas, razão pela qual esta ação visa dotar os docentes de conhecimentos e competências que lhes permitam conceber estratégias de intervenção em educação alimentar em meio escolar. 9, 23 de maio, 6 de junho 9h30 às 13h e das 14h às 16h30;  20 de junho das 9h às 13h e das 14h às 17h  Entroncamento  Rogério Palácio 

Laboratório Gramatical: Experiências em língua materna

(CCPFC/ACC-102466/19)

 Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico  Esta ação visa dotar os Professores de 1º Ciclo de competências e novas técnicas de abordagem relativas ao entendimento da Gramática à luz das orientações curriculares propostas para o novo Programa para o 1º ciclo do Ensino Básico e Metas Curriculares de Português para o 1º Ciclo.
Na verdade, à entrada no 1º ciclo torna-se crucial que os professores tornem explícito o conhecimento implícito que os alunos têm da sua língua materna. Uma abordagem à gramática, que permita uma apropriação da estrutura e funcionamento da língua materna é, por isso, um percurso a ser feito, com intencionalidade.
5, 12 e 19 de fevereiro, 4, 11, 18 e 25 de março das 17h30 às 20h30  Entroncamento  Sandrina Esteves