Direção: Prof.ª Doutora Luísa Araújo
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
O CEIA/Centro de Estudos e Investigação Aplicada concentra a investigação científica realizada no âmbito das diferentes áreas de formação do ISEC Lisboa, bem como os estudos aplicados que partem do Instituto para a comunidade.
As linhas de investigação trabalham em planos de pesquisa de natureza preferencialmente aplicada e, tanto quanto possível, em parcerias internacionais, contando para este efeito com a colaboração direta do GRI/Gabinete de Relações Internacionais.
O apoio ao tecido económico nacional é também um foco de preocupação do CEIA, havendo por isso protocolos estabelecidos com diferentes entidades públicas e privadas, com as quais colaboramos para apoiar e reforçar a sua atividade corrente. Para este efeito, apoiamo-nos na investigação para produção de conhecimento em áreas relacionadas com atividades de gestão em entidades centrais e autárquicas. Neste âmbito, o CEIA beneficia do trabalho em colaboração com a Rede Know Now/Know How (Decreto-lei n.º 43/2014, de 18 de março; Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro) que conta atualmente com cerca de 150 parceiros (empresas, autarquias, associações profissionais, ONG, instituições de ensino superior, escolas secundárias e escolas profissionais).
REGULAMENTO CEIA [ clique aqui ]
LINHAS DE INVESTIGAÇÃO
FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PROFESSOR
No atual contexto de alterações profundas de paradigma educativo, em que a preparação e a atualização dos professores exigem especial atenção no sentido de encontrar respostas adequadas às exigências e aos desafios colocados à profissão docente, esta linha de pesquisa tem como objetivos o aprofundamento e a difusão de conhecimentos nas áreas da formação inicial e contínua de professores, no que respeita nomeadamente ao repertório de conhecimentos e competências para a docência e respetivos contextos e dispositivos de formação, às diferentes dimensões e eixos estruturantes da profissionalidade docente, e aos processos de supervisão e avaliação do trabalho docente.
- Construção e desenvolvimento da identidade profissional docente: eixos estruturantes da profissionalidade docente; ética e deontologia; accountability; repertório de conhecimentos e competências para a docência).
- Supervisão e avaliação do desempenho docente: dimensões organizadoras da ação docente; planificação-operacionalização-avaliação da ação docente.
- Gestão da formação para a docência: diagnóstico de necessidades nas diferentes etapas de formação; conceção de programas/atividades de formação continuada; avaliação de processos, dispositivos e produtos de formação continuada; as TIC ao serviço da formação.
- Relações sociais em contexto escolar: competências sociais; mediação escolar; coaching para docentes.
INCLUSÃO E DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA
MODELAÇÃO E PREVISÃO DE COMPORTAMENTOS
[ nota biográfica ] [ participação em eventos ] [ produção recente ]
Técnicas Experimentais:
- Técnicas Analíticas correntes em Laboratório (espectrofotometria UV/Vis, densimetria, condutimetria, potenciometria, etc.)
- Tratamento Estatístico de Dados
- Métodos de Regressão Linear e Não Linear
- Redes Neuronais Artificiais
- Modelação e Previsão de Propriedades do Papel – Aplicações de Redes Neuronais e Regressão Linear Múltipla.
- Tratamento de Efluentes Líquidos na Indústria Gráfica Portuguesa – Técnica de Extração com recurso a discos de C18.
- Caracterização Físico-química de água de Molha em Impressão Offset– Análise da Influência de Aditivos e de Práticas Correntes.
- Caracterização da Indústria de Artes Gráficas em Portugal em 2009
Investigador Principal: Doutora Ana Paula Oliveira
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E GESTÃO DO TERRITÓRIO
[ CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE ESTA LINHA DE INVESTIGAÇÃO + ]
Investigador Principal: Doutor António Rodrigues