• Agliati, A.,…, Ferreira, M.,…, & Jiménez, B. (2018). Toolkit for assessing social and emotional skills at school. Learning to be - Erasmus+ programme, European Union.
  • Ferreira, M., (2017). Guia para uma pedagogia diferenciada em contexto de sala de aula – Teoria, práticas e desafios. Coleção de Guias Educacionais. Lisboa: Coisas de Ler.
  • Espadinha, C., Morato, P., Coelho, H., Rodrigues, Moreira, J., A., Brandão, T., Cruz, V., Santos, S., & Ferreira, M. (2016). Investigação em Educação Especial 1985-2015. Relatório sobre a Investigação realizada entre 1985 e 2015 no Ensino Superior Português sobre a temática da Educação Especial. (e-book) Centro de Estudos de Educação Especial, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa.
  • Rodrigues, T. & Ferreira, M., (2016). Um estudo qualitativo com professores do 1º ciclo do ensino básico sobre concepções e práticas de ensino-aprendizagem em alunos com dislexia. Revista de Educação Especial e Reabilitação, Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa, IV Série, 23, 67-75.
  • Ferreira, M.M., Prado, S. A., & Cadavieco, J. F. (2015). La Educación Inclusiva en Portugal y España: naturaleza y fundamentos, Magister, Facultad de Formación del Profesorado y Educación de la Universidad de Oviedo, Elsevier España, 27, 44-50.
  • Ferreira, M.M., Prado, S. A., & Cadavieco, J. F. (2015). Educação inclusiva: o professor como epicentro do processo de inclusão, Revista nacional e internacional de educación inclusiva, Vol. 8, Nº 1, 1-13.
  • Ferreira, M.M., Prado, S. A., & Cadavieco, J. F. (2015). Educação Inclusiva: Natureza e fundamentos, Revista nacional e internacional de educación inclusiva, Vol. 8, Nº 3, 1-11.
  • Gray, M., Crosta, L., Ferreira, M., & Manokore, V. (2015). Am I where I want to be? online doctoral students’ belongingness, Proceedings of ICERI (International Conference of Education, Research and Innovation), Seville, Spain, 2068-2077.
  • Ferreira, M., Grewinski, M., & Reis-Jorge, J. (2014). Superwizja jako instrument rozwoju zawodowego w służbach społecznych (Supervision as an instrument for professional development in social services). Mazowieckie Centrum Polityki Społecznej. Warszawa: Wyższa Szkoła Pedagogiczna im. Janusza Korczaka w Warszawie.
  • Ferreira, M., & Horta, I., (2014). Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências, Da Investigação às Práticas /CIED – Escola Superior de Educação de Lisboa, ESELx, 5(2), 144 - 154.
  • Santos, S., Ferreira, M., Brandão, T., Morato, P., Espadinha, C., Coelho, H., Rodrigues, A., & Cruz, V., (2014). A Educação Especial no início do século XXI em Portugal. Revista de Educação Especial e Reabilitação, Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa, IV Série, 21, 103-122.
  • Ferreira, M. (2013). Tutorial Teaching: A New Paradigm for the Development of Competencies, Journal of Educational, Cultural and Psychological Studies (ECPS), Department of Education, “Roma Tre” University, Nº 8, 205-219.
  • Ferreira, M. (2013). Um momento... ajuda-me a pensar: pais e professores como agentes estruturantes do pensamento. Revista de Educação Especial e Reabilitação, Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa, IV Série, 20, 59-65.
  • Ferreira, M. (2013). Psicomotricidade: Uma abordagem centrada em Experiências de Aprendizagem Mediatizada. A Psicomotricidade, Revista da Associação Portuguesa de Psicomotricidade, 16, 8-14.
  • Brandão, T. M., & Ferreira, M. (2013). Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais na Educação Infantil. Revista Brasileira de Educação Especial, Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, Marília, v.19, 4, 487-502.
  • Ferreira, M. (2012). Nowe wyzwania dla profesorów i studentów w szkolnictwie wyzszym. Konceppcje i praktyki nauczania poprzez tutoring. (The new challenges for professors and students in Higher Education. Conceptions and practices of tutorial teaching). In Tutoring Akademicki: Przeglad zagadnien, (pp. 182-206). Wyższa szkoła Pedagogiczna TWP w Warszawie.
  • Ferreira, M. & Reis-Jorge, J. (2012). Tutoring i superwizja w szkolnictwie wyzszym – koncepcje i praktyki. Wprowadzenie. (Tutoring and supervision in higher education – concepts and practices. Introduction.). In Tutoring Akademicki: Przeglad zagadnien, (pp. 176-181). Wyższa szkoła Pedagogiczna TWP w Warszawie.
  • Reis-Jorge, J. & Ferreira, M. (2012). Percursos Curriculares para uma Escola Inclusiva: Da Retórica à Prática da Inclusão. Egitania Sciencia, Instituto Politécnico da Guarda, Nº II, 7-24.
  • Ferreira, M. (2011). Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior. Revista Arquipélago – Ciências da Educação, Universidade dos Açores, 12, 121-144.
  • Ferreira, M. M., Bidarra, M. G., & Raposo, N. V. (2011). Atribuições Causais do (In)sucesso Académico no Ensino Superior: Padrões Diferenciais de Professores e Estudantes. Revista Portuguesa de Pedagogia, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação – Universidade de Coimbra, 45-2, 149-158.
  • Ferreira, M., Brandão, T., & Santos, A. P. (2010). Conceitos e representações sobre Inclusão e Necessidades Educativas Especiais: Um estudo qualitativo com educadoras de infância. Revista de Educação Especial e Reabilitação, Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa, IV Série, 17, 33-46.
  • Ferreira, M. (2009). Ensino Superior: O Desafio Europeu. Notandum, CEMOrOC-Feusp / IJI -Universidade do Porto, 13, 15-20.
  • Ferreira, M. M., Raposo, N. V., & Bidarra, M. G. (2009). Abordagens ao estudo, rendimento académico e atribuições causais do desempenho em estudantes do ensino superior. Revista Portuguesa de Pedagogia, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação – Universidade de Coimbra, 43-2, 329-348.
  • Ferreira, M. (2009). Estratégias de intervenção pedagógica em alunos com dificuldades de aprendizagem específicas. Revista de Educação Especial e Reabilitação, Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa, IV Série, 16, 7-18.
  • Ferreira, M. (2009). O professor do ensino superior na era da globalização. Revista Ibero-Americana de Educação. RIE Digit@l 50/5.
  • Ferreira, M. (2009). Determinantes do Rendimento Académico no Ensino Superior. Revista Internacional d’Humanitats, CEMOrOC-Edf-Feusp / Universidade Autónoma de Barcelona, 15, 55-60.

ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS