11 DE NOVEMBRO // 09H00 // SALA B3 // ENTRADA LIVRE - FAÇA A SUA INSCRIÇÃO PREENCHENDO O FORMULÁRIO ABAIXO

No âmbito do Mestrado em Riscos e Proteção Civil irá realizar-se uma palestra sobre o Projeto de SCIE (Segurança Contra Incêndio em Edifícios) baseado no desempenho.
Na palestra serão aboradados os seguintes temas:

  • O que é o projeto de SCIE baseado no desempenho (performance-based design) e quais são as suas vantagens e desvantagens quando comparado com a abordagem tradicional prescritiva.
  • Qual é o seu enquadramento jurídico em Portugal e exemplos de aplicação.
  • O papel central da investigação e das universidades no avanço do conhecimento científico de SCIE.

O orador do seminário será o Arquiteto Paulo Ramos.


NOTA BIOGRÁFICA

Paulo Ramos é especialista em SCIE na ETU e Presidente da SFPE Portugal. Tem licenciatura e mestrado pré-Bolonha em Arquitetura e uma pós graduação em Proteção Contra Incêndios em Edifícios. Complementou a sua formação participando em vários cursos e congressos internacionais de SCIE, sobretudo na área do projeto baseado no desempenho. Atualmente está a fazer doutoramento em Engenharia de Segurança ao Incêndio na Universidade de Coimbra.

É projetista de SCIE há mais de dez anos, com certificação para edifícios de 3ª e 4ª categorias de risco, tendo sido técnico responsável de cerca de uma centena de projetos e medidas de autoproteção, em Portugal, Angola, Argélia e França.

Tem dado formação em diversos cursos de SCIE, nomeadamente na APSEI, na Ordem dos Arquitetos, na Universidade do Algarve e na Escola Nacional de Bombeiros.
Escreve regularmente artigos técnicos para revistas da especialidade, nomeadamente Revista Segurança e Revista Proteger, parte dos quais escritos no âmbito do doutoramento em SCIE.
Coordena a Comissão Técnica de SCIE da Ordem dos Arquitetos desde a sua formação em 2009, sendo o representante da Ordem na Comissão de Acompanhamento da Implementação do RJ-SCIE.
É vogal da CT46, presidindo à SC6 – Projeto de Segurança contra Incêndio Baseado no Desempenho, que acompanha os trabalhos da ISO/TC 92 Fire Safety.

[Form palestra_scie not found!]