17 DEZEMBRO // 18H00 // SALA C1
FAÇA A SUA INSCRIÇÃO ATRAVÉS DO FORMULÁRIO ABAIXO.

O ISEC Lisboa convoca todos os docentes para participarem, dia 17 de dezembro, às 18h00, numa ação de formação sobre a eficácia do software anti-plágio Turnitin em duas perspetivas:

a) Enquanto recurso de apoio ao ensino, quer através de sua utilização numa abordagem pedagógica com alunos do 1º ciclo;
b)  Como ferramenta de deteção e prevenção do plágio académico.

Esta ação tem a duração de duas horas e decorre na sala C1.


Conteúdos programáticos propostos para a formação:

a) O que é o Turnitin?;
b) Criar uma atividade;
c) Configurar uma atividade;
d) Abordagem pedagógica x Deteção de plágio;
e) Como os alunos fazem para submeter os seus trabalhos?;
f) Visualizar e interpretar um relatório Turnitin.


Descrição do Sistema:

O ISEC Lisboa disponibiliza aos docentes uma ferramenta de verificação da originalidade de trabalhos científicos que se baseia na comparação de textos, o Turnitin.

O Turnitin é um software de verificação de originalidade e prevenção de plágio, que aponta para as semelhanças, entre o texto apresentado pelo aluno, os documentos existentes na base de dados do sistema e páginas da internet. Os documentos submetidos são comparados com diversas referências existentes na base de dados do Turnitin (páginas web, trabalhos de estudantes, revistas, jornais, publicações). Com base nas semelhanças encontradas é gerado um relatório de similaridade que permite uma análise detalhada sobre o conteúdo que pode não ser original.

O acesso à ferramenta Turnitin efetua-se através da plataforma Moodle e é utilizado para entrega de trabalhos pelos estudantes, em https://moodle.iseclisboa.pt, recorrendo a uma atividade identificada como “Turnitin Assignment 2.0”. O aluno envia o(s) documento(s) (o número de documentos é definido pelo docente) para a plataforma moodle que, por sua vez, se liga à plataforma Turnitin para o processo de verificação da originalidade do(s) documento(s). Após a verificação de originalidade (processo que tem uma duração variável, em função da dimensão do(s) documentos(s) submetido(s) e das opções de verificação configuradas pelo docente na definição da tarefa), é elaborado o relatório de originalidade que fornece ao docente e ao aluno (se assim for definido pelo docente), o grau de plágio identificado e as fontes a partir das quais de efetuou a cópia, sob a forma de hiperligações para estas.


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