As várias modalidades de prestação de serviços à comunidade podem ser desenvolvidas e executadas em qualquer das unidades orgânicas do ISEC Lisboa ou nas suas unidades de prestação de serviços à comunidade.

São unidades de prestação de serviços à comunidade do ISEC Lisboa:

a) o Centro de Estudos de Engenharia (CEE)

O Centro de Estudos em Engenharia é um centro de estudos no âmbito do ISEC Lisboa, que tem como missão no âmbito da sua atividade contribuir para a criação, consolidação, desenvolvimento e divulgação de conhecimento científico e tecnológico, para benefício da comunidade científica, indústria, profissionais da engenharia e da sociedade em geral.

No âmbito do CEE é proposta a seguinte oferta formativa:

  • Curso de Formação Inicial de Técnico de Segurança no Trabalho
  • Pós-Graduação em Reabilitação do Património Edificado
  • Curso de Especialização em Segurança Contra Incêndio em Edifício
  • Técnico Superior de Segurança do Trabalho
  • Sistemas de Informação Geográfica, SIG
  • Medições e Orçamentos
  • Primeiros Socorros
  • Primeiros Socorros com Desfibrilhação Automática Externa
  • Formação na Qualidade, Planeamento e Gestão de Contratos
  • Formação em Administração, Gestão Documental e Arquivo
  • Formação em Protocolo Empresarial e Etiqueta
  • Gestão e Fiscalização de Obra
  • Inspetor de Motociclos
  • Formação Complementar em Optometria
  • Inspetor de Veículos Automóveis

 

b) o Observatório da Proteção Civil e Safety (OPCSA)

O OPCSA é uma organização aberta à sociedade civil, destinado a criar e fortalecer um espaço de debate e reflexão das questões de proteção civil e safety, sobretudo dirigido a todos os agentes ativos do país, preocupados com os cidadãos, o património, o ambiente, a saúde e a segurança, domínios que em Portugal carecem de uma particular prioridade por parte de toda a sociedade.

O seu ciclo de debates denominado Civil Protection & Science Meetings é já um evento reconhecido, focalizado em temas da atualidade especialmente vocacionados para criar massa crítica, onde a intervenção da comunidade, dos alunos e docentes do ISEC Lisboa é ponto de referência e que permite manter o tema da segurança, da prevenção, da proteção e adaptação dos cidadãos na agenda mediática e politica. Este ciclo de conferências inclui a Annual Conference on Civil Protection & Science, que acontece entre os meses de janeiro e fevereiro.

O OPCSA tem como Objetivos Principais:

  • Analisar a eficiência das estratégias definidas, contribuindo para a identificação de respostas e para o aumento do conjunto de alternativas em apreciação no debate publico;
  • Incentivar, organizar ou promover a realização de colóquios, conferências, seminários, jornadas técnicas, mesas redondas, encontros, debates e outras iniciativas de reconhecido interesse em torno das questões relativas à proteção civil e ao safety;
  • Enquadrar a realização de eventos no Campus do Lumiar sobre temáticas relacionadas com segurança, proteção civil, gestão do território, ambiente, energia, comunicação e informação, entre outras;
  • Desenvolver e promover a divulgação de informação sobretudo dirigida para todos os agentes ativos do país, preocupados com os cidadãos, o património, o território, o ambiente e a segurança dos profissionais dos vários setores em consideração;
  • Promover a interação com alunos e professores no âmbito de cursos existentes nas áreas de atuação do Observatório, através da elaboração por parte daqueles, de textos científicos a publicar na Revista Alameda, revista Técnico-científica do ISEC Lisboa.

 

c) o Gabinete de Apoio Psicológico (GAP)

O GAP pretende disponibilizar um conjunto de serviços na área da psicologia, tendo em vista a promoção do desenvolvimento pessoal, académico e profissional dos alunos, docentes e funcionários. Os destinatários do GAP são os estudantes, os docentes e funcionários, mas também todos os que constituam a sua rede de relações, bem como o público geral da comunidade envolvente.

O GAP assegura serviços de:

  • Psicoterapia
  • Aconselhamento Académico
  • Orientação Vocacional/Profissional 

 

d) a Clínica de Optometria 

A Clínica de Optometria visa contribuir para a melhoria dos cuidados de saúde visual dos seus utentes, que são, na sua larga maioria, oriundos da comunidade em que se insere o ISEC Lisboa.

A clínica trabalha sob a conduta de uma rigorosa política de qualidade que garante aos seus utentes um atendimento personalizado e altamente qualificado, realizado por uma equipa em constante atualização. Com as especialidades de optometria, contactologia, optometria comportamental, optometria geriátrica e pediátrica, terapia visual e ortóptica, realiza os mais avançados exames complementares.


 

e) o Centro de Alto Rendimento em Visão Desportiva

O Centro de Alto Rendimento em Visão Desportiva visa contribuir para o desenvolvimento do desporto nacional e da melhoria do desempenho dos atletas e demais agentes desportivos.

A atividade do Centro de Alto Rendimento assenta no essencial na prática de estímulos visuais e no ensino e treino, sobretudo de atletas e demais agentes desportistas, com vista à melhoria das suas capacidades e destreza visuais.


 

f) a Rede Know-Now Know-How

Consiste numa rede formal que agrega os parceiros empresariais e empregadores do ISEC Lisboa. Composta por 150 parceiros (empresas, autarquias locais, ONG, instituições públicas, associações profissionais, escolas profissionais e secundárias e instituições de ensino superior). Funciona como uma verdadeira ponte entre as instituições de ensino e formação e as entidades empregadoras, aprofundando a ligação à comunidade e região em que nos inserimos e promovendo a junção de novas entidades.

A Rede Know Now Know How tem como principais objetivos:

  • A articulação das formações de nível 4, 5 e 6 ministradas pelos parceiros escolas/instituições de ensino;
  • Conceção, a implementação e o desenvolvimento de novos CTeSP em estreita parceria com os agentes socioprofissionais e empregadores;
  • Produção de outra oferta formativa aplicável à realidade empresarial e pertinente para o desenvolvimento da região;
  • Articulação entre a oferta formativa dos parceiros da Rede Know Now Know How e o mercado de trabalho;
  • Promover o desenvolvimento em parceria “academia/indústria” de produtos, serviços e processos organizacionais que tornem as empresas mais inovadoras e competitivas num ambiente global;
  • Desenvolvimento de projetos de investigação colaborativa e aplicada entre entidades parceiras;
  • Contribuir para o desenvolvimento local, regional e nacional através do desenvolvimento de uma cultura científica aberta e socialmente responsável;
  • Promover a transferência do conhecimento produzido nas instituições de ensino superior para as empresas, criando valor;
  • A prestação de serviços à comunidade.

 

g) o ISEC Academy

A rapidez dos desenvolvimentos tecnológicos e a transformação digital que caracterizam a época que atravessamos forçará não apenas a mudanças na Natureza e Organização do Trabalho como determinará urgentes necessidades de (re)qualificação interna das Organizações e das Pessoas. Se por um lado as Organizações precisarão de se reorientarem e incorporarem elas próprias os novos conhecimentos e implicações tecnológicas, redesenhando processos e procedimentos, por outro, o Capital Humano necessitará de adquirir novos conhecimentos e capacidades designadamente ao nível das já identificadas novas Competências necessárias para a próxima década.

Foi neste contexto que antecipámos a necessidade da criação do ISEC Academy visando contribuir para os desígnios atrás referidos.

O ISEC Academy foi criado para se constituir como um centro de excelência na formação avançada e contínua de executivos, profissionais e quadros técnicos e tem vindo a antecipar os desafios que se colocam à gestão das organizações, explorando temáticas inovadoras e concebendo novas soluções de desenvolvimento de executivos, desenvolvidas em todas as áreas do ISEC Lisboa.

A todo o tempo pode o presidente do ISEC Lisboa, ouvido o Conselho de Direção, criar, modificar, extinguir ou renomear as estruturas técnicas e as unidades de prestação de serviços à comunidade, em função das necessidades concretas para o desenvolvimento do Instituto.


 

h) CEAL - Centro de Estudos da Administração Local 

O CEAL tem por objeto promover a investigação transdisciplinar no âmbito da administração local autárquica, e a promoção um espaço alargado de reflexão e debate das questões da administração local. Participa na realização de estudos em torno das questões relativas à administração local, acompanhando não só a realidade portuguesa, mas também aquilo que se passa no espaço da lusofonia, no espaço europeu e no espaço ibero-americano. Dedica-se ainda à promoção e organização, por si ou em parceria, de encontros e conferências sobre as questões do poder e administração local e à publicação de coletâneas de legislação, manuais especializados, revistas especializadas ou temáticas. Realiza ações de formação dirigidas aos eleitos locais e aos funcionários da administração local. Desenvolve também projetos de consultadoria dirigidos às instituições e empresas da administração local. Estabelece convénios e acordos, com outras instituições congéneres, no sentido de criar redes que criem sinergias.

 

 


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS