Direção: Profª Doutora Luísa Araújo

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

O CEIA/Centro de Estudos e Investigação Aplicada concentra a investigação cientifica realizada no âmbito das diferentes áreas de formação do ISEC Lisboa, bem como os estudos aplicados que partem do Instituto para a comunidade.

As linhas de investigação trabalham em planos de pesquisa de natureza preferencialmente aplicada e, tanto quanto possível, em parcerias internacionais, contando para este efeito com a colaboração direta do GRI/Gabinete de Relações Internacionais.

O apoio ao tecido económico nacional é também um foco de preocupação do CEIA, havendo por isso protocolos estabelecidos com diferentes entidades publicas e privadas, para as quais se podem dedicar uma fração da pesquisa num esforço de apoiar e reforçar as entidades centrais e autárquicas na sua atividade corrente. Neste âmbito, o CEIA beneficia do trabalho em colaboração com a Rede Know Now/Know How (Decreto-lei n.º 43/2014, de 18 de março; Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro) que conta atualmente com cerca de 150 parceiros (empresas, autarquias, associações profissionais, ONG, instituições de ensino superior, escolas secundárias e escolas profissionais).

REGULAMENTO CEIA [ clique aqui ]


LINHAS DE INVESTIGAÇÃO

 
FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PROFESSOR
Investigador Principal:  Prof. Doutor José Reis Jorge
[ nota biográfica ]  [ produção recente ]

No actual contexto de alterações profundas de paradigma educativo, em que a preparação e a actualização dos professores exigem especial atenção no sentido de encontrar respostas adequadas às exigências e aos desafios colocados à profissão docente, esta linha de pesquisa tem como objectivos o aprofundamento e a difusão de conhecimentos nas áreas da formação inicial e contínua de professores, no que respeita nomeadamente ao repertório de conhecimentos e competências para a docência e respectivos contextos e dispositivos de formação, às diferentes dimensões e eixos estruturantes da profissionalidade docente, e aos processos de supervisão e avaliação do trabalho docente.
A linha de investigação “Formação e Desenvolvimento de Professores” centra-se essencialmente em três eixos de pesquisa:
  • Construção e desenvolvimento da identidade profissional docente: eixos estruturantes da profissionalidade docente; ética e deontologia; accountability; repertório de conhecimentos e competências para a docência).
  • Supervisão e avaliação do desempenho docente: dimensões organizadoras da acção docente; planificação-operacionalização-avaliação da acção docente.
  • Gestão da formação para a docência: diagnóstico de necessidades nas diferentes etapas de formação; concepção de programas/actividades de formação continuada; avaliação de processos, dispositivos e produtos de formação continuada; as TIC ao serviço da formação.
  • Relações sociais em contexto escolar: competências sociais; mediação escolar; coaching para docentes.

INCLUSÃO E DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA
Investigador Principal: Prof. Doutor Marco Ferreira
[ nota biográfica ]  [ produção recente ]


O conceito de escola inclusiva prevê uma Escola para Todos, uma escola que seja capaz de dar resposta às necessidades de cada aluno. Esta escola deve reconhecer e satisfazer as diferentes necessidades dos seus alunos, adaptando e reorganizando os recursos humanos e materiais, currículos e estratégias de ensino e aprendizagem e implementando modelos de cooperação e diferenciação. Esta linha de investigação suporta uma concepção de organização escolar que transpõe a via da uniformidade reconhecendo e considerando a diversidade como um aspecto enriquecedor da comunidade escolar.
MODELAÇÃO E PREVISÃO DE COMPORTAMENTOS
Principal Investigator: Prof. Doutora Cristina Ventura
[ nota biográfica ] [ participação em eventos ]  [ produção recente ]
 
Áreas de Intervenção: Química, Saúde (Química Medicinal), Ambiente

Técnicas Experimentais:
  1. Técnicas Analíticas correntes em Laboratório (espectrofotometria UV/Vis, densimetria, condutimetria, potenciometria, etc.)
  2. Tratamento Estatístico de Dados
Metodologias
  1. Métodos de Regressão Linear e Não Linear
  2. Redes Neuronais Artificiais
Trabalhos em Curso
  • Modelação e Previsão de Propriedades do Papel – Aplicações de Redes Neuronais e Regressão Linear Múltipla.
  • Tratamento de Efluentes Líquidos na Indústria Gráfica Portuguesa – Técnica de Extracção com recurso a discos de C18.
  • Caracterização Físico-química de água de Molha em Impressão Offset– Análise da Influência de Aditivos e de Práticas Correntes.
  • Caracterização da Indústria de Artes Gráficas em Portugal em 2009

FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PROFESSOR
[ CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE ESTA LINHA DE INVESTIGAÇÃO + ]

Investigador Principal: Doutora Ana Paula Oliveira

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E GESTÃO DO TERRITÓRIO
[ CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE ESTA LINHA DE INVESTIGAÇÃO + ]

Investigador Principal: Doutor António Rodrigues

QUALIDADE E SUSTENTABILIDADE INSTITUCIONAL
[ CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE ESTA LINHA DE INVESTIGAÇÃO + ]

ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS