O Centro de Estudos e Investigação Aplicados, CEIA, concentra a investigação cientifica realizada no ISEC bem como os estudos aplicados que partem do Instituto para a comunidade.

As linhas de investigação trabalham em planos de pesquisa preferencialmente internacionalizados pelo que conta com colaborações com Universidades da Canadá, Alemanha, Croácia, Rússia, Finlândia, Áustria, Estónia e redes internacionais de investigação.

O apoio ao tecido económico nacional é também um foco de preocupação do CEIA havendo por isso protocolos estabelecidos com as mais diferentes entidades publicas e associativas de entidades publicas, para as quais se podem dedicar uma fração da pesquisa num esforço de apoiar e reforçar as entidades centrais e autárquicas na sua atividade corrente. Nessa mesma linha e evidenciando o reconhecimento da qualidade do trabalho interno, já se está a desenvolver trabalhos de consultadoria internacional, sendo a melhor das ilustrações o projeto de qualidade de serviços que está a ser produzido para a Sonangol em Angola.


LINHAS DE INVESTIGAÇÃO

ÁREA DE INVESTIGAÇÃO HOTELEIRA
Projectos em curso:
A) Estudo de levantamento e Mapeamento de competências para a Hotelaria e Restauração
Descrição Geral:

No âmbito de atuação da Rede KNKH, mais concretamente no âmbito sectorial na área da gestão hoteleira nasceu o projeto aplicado a desenvolver em estreita colaboração com o CEIA_ISEC (Centro de Estudos e Investigação Aplicada do ISEC), no âmbito da Linha de Investigação em Gestão Hoteleira, que coordena o projeto, de levantamento de competências em Hotelaria e Restauração.Este projeto aplicado tem como objetivo geral o desenvolvimento de um projeto-piloto de mapeamento de competências dos trabalhadores hoteleiros e como objetivos específicos: a sistematização do conhecimento científico sobre as competências e seu respetivo mapeamento; a realização de um levantamento sobre as iniciativas de mapeamento de competências em Hotéis e instalações hoteleiras; a identificação das competências organizacionais nos hotéis e instalações hoteleiras a operar em Portugal; o mapeamento das competências individuais comportamentais, habilitacionais e de gestão dos trabalhadores hoteleiros; e o levantamento e mapeamento das principais competências promovidas pelos vários ciclos de estudo em Gestão Hoteleira.Equipa de Investigação:João Serrano (ISEC Lisboa) – coordenaçãoLuís Moreira (ISEC Lisboa)Eduardo Cunha Cruz (ISEC Lisboa)Tânia Carraquico (ISEC Lisboa)Metodologia:O projeto consiste num projeto de investigação aplicada, exploratório e descritivo, com recurso a métodos quantitativos (inquérito online via Google forms) e qualitativos (análise de conteúdos a entrevistas semiestruturadas com guião previamente aprovado). Previamente à elaboração dos questionários e do guião de entrevista, uma extensa revisão da literatura serviu como base de seleção das variáveis do questionário e dos temas do guião de entrevista.Questões de investigação:Quais as competências mais críticas para a área de Hotelaria?Quais as competências mais escassas no mercado?Qual o peso dado à formação ao longo da vida?Qual o peso financeiro dado à formação ao longo da vida?

Equipa de Investigação:
  • João Serrano (ISEC Lisboa) – coordenação
  • Luís Moreira (ISEC Lisboa)
  • Marina Reis (ISEC Lisboa)
  • Eduardo Cunha Cruz (ISEC Lisboa)
  • Tânia Carraquico (ISEC Lisboa)
Metodologia:

O projeto consiste num projeto de investigação aplicada, exploratório e descritivo, com recurso a métodos quantitativos (inquérito online via Google forms) e qualitativos (análise de conteúdos a entrevistas semiestruturadas com guião previamente aprovado). Previamente à elaboração dos questionários e do guião de entrevista, uma extensa revisão da literatura serviu como base de seleção das variáveis do questionário e dos temas do guião de entrevista.

Questões de investigação:

Quais as competências mais críticas para a área de Hotelaria?

Quais as competências mais escassas no mercado?

Qual o peso dado à formação ao longo da vida?

Qual o peso financeiro dado à formação ao longo da vida?


 

B) Investigação em turismo em espaço rural, na sua relação com a gestão hoteleira.
 
» Turismo Gastronómico - Gastronomia e Património na região do Ribatejo/Alentejo
Investigadores: Carlos Lopes Bento / Ana Pereira Neto
Parceiros: Rede KNKH / EPAV
» Seminários Nacionais: Turismo / Enologia e Gastronomia
Parceiros: IP de Tomar, IP Guarda, IP do Cávado e do Ave, IP de Viseu, IP de Leiria, Universidade Portucalense e Universidade de Aveiro.
FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PROFESSOR
Investigador Principal:  Prof. Doutor José Reis Jorge
[ nota biográfica ]  [ produção recente ]

Introdução
No actual contexto de alterações profundas de paradigma educativo, em que a preparação e a actualização dos professores exigem especial atenção no sentido de encontrar respostas adequadas às exigências e aos desafios colocados à profissão docente, esta linha de pesquisa tem como objectivos o aprofundamento e a difusão de conhecimentos nas áreas da formação inicial e contínua de professores, no que respeita nomeadamente ao repertório de conhecimentos e competências para a docência e respectivos contextos e dispositivos de formação, às diferentes dimensões e eixos estruturantes da profissionalidade docente, e aos processos de supervisão e avaliação do trabalho docente.
A linha de investigação “Formação e Desenvolvimento de Professores” centra-se essencialmente em três eixos de pesquisa:
  • Construção e desenvolvimento da identidade profissional docente: eixos estruturantes da profissionalidade docente; ética e deontologia; accountability; repertório de conhecimentos e competências para a docência).
  • Supervisão e avaliação do desempenho docente: dimensões organizadoras da acção docente; planificação-operacionalização-avaliação da acção docente.
  • Gestão da formação para a docência: diagnóstico de necessidades nas diferentes etapas de formação; concepção de programas/actividades de formação continuada; avaliação de processos, dispositivos e produtos de formação continuada; as TIC ao serviço da formação.
  • Relações sociais em contexto escolar: competências sociais; mediação escolar; coaching para docentes.

INCLUSÃO E DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA
Investigador Principal: Prof. Doutor Marco Ferreira
[ nota biográfica ]  [ produção recente ]

Investigadores
Prof. Doutor Nuno Amado
Prof.ª Doutora Inês Vasconcelos Horta

Assistentes de Investigação
Mestre Vanda Martins
Mestre Susana Silva
Mestre Rita Costa
 
Introdução
O conceito de escola inclusiva prevê uma Escola para Todos, uma escola que seja capaz de dar resposta às necessidades de cada aluno. Esta escola deve reconhecer e satisfazer as diferentes necessidades dos seus alunos, adaptando e reorganizando os recursos humanos e materiais, currículos e estratégias de ensino e aprendizagem e implementando modelos de cooperação e diferenciação. Esta linha de investigação suporta uma concepção de organização escolar que transpõe a via da uniformidade reconhecendo e considerando a diversidade como um aspecto enriquecedor da comunidade escolar.
ÉTICA E CIDADANIA
Principal Investigator: Prof. Doutora Helena Pratas
 
Investigadores
Doutora Flora Costa 
Doutora Isabel Baltazar
 
Introdução
A escola precisa de ser fonte vital de cidadania e de ética. O desafio educativo na era da globalização remete aos princípios éticos que a devem orientar e às orientações pedagógicas que são princípios de revisão e de reflexão sobre a acção educativa. Esta linha de investigação pretende ajudar a reflectir e a levar à prática educativa, valores e atitudes construtivas, capazes de promover a aquisição de disposições e hábitos favorecedores de maturidade cívica e ética das futuras gerações.
MODELAÇÃO E PREVISÃO DE COMPORTAMENTOS
Principal Investigator: Prof. Doutora Cristina Ventura
[ nota biográfica ] [ participação em eventos ]  [ produção recente ]
 
Áreas de Intervenção: Química, Saúde (Química Medicinal), Ambiente

Técnicas Experimentais:
  1. Técnicas Analíticas correntes em Laboratório (espectrofotometria UV/Vis, densimetria, condutimetria, potenciometria, etc.)
  2. Tratamento Estatístico de Dados
Metodologias
  1. Métodos de Regressão Linear e Não Linear
  2. Redes Neuronais Artificiais
Trabalhos em Curso
  • Modelação e Previsão de Propriedades do Papel – Aplicações de Redes Neuronais e Regressão Linear Múltipla.
  • Tratamento de Efluentes Líquidos na Indústria Gráfica Portuguesa – Técnica de Extracção com recurso a discos de C18.
  • Caracterização Físico-química de água de Molha em Impressão Offset– Análise da Influência de Aditivos e de Práticas Correntes.
  • Caracterização da Indústria de Artes Gráficas em Portugal em 2009

OS MUNICÍPIOS E A GESTÃO DO TERRITÓRIO
ANÁLISE DE INSTRUMENTOS DE GESTÃO DO TERRITÓRIO
OBJETIVOS
  • Identificar instrumentos de gestão do território “obrigatórios” e efetivamente desenvolvidos pelos municípios
  • Comparar as caraterísticas dos instrumentos e as metodologias adotadas no seu desenvolvimento
  • Identificar as instituições que têm realizado os estudos
  • Identificar os mecanismos de participação previstos e comparar com os utilizados
  • Perceber os resultados da participação
  • Compreender o grau de utilidade atribuído pelos autarcas a esses instrumentos
  • Identificar as estratégias que autarcas em exercício consideram pertinentes para promover a participação na elaboração destes instrumentos
COORDENADOR

Paulo Louro

INVESTIGADORES

José Fidalgo
Paulo Gil Martins
Madalena Corte-Real
Eduardo Cunha Cruz

INÍCIO

27/03/2018

CONCLUSÃO

31/03/2019

PARCEIROS*

Município de Vila Nova de Gaia
Município de Penafiel
Município de Vieira do Minho
Município de Leiria
Município de Tomar
Município de Sever do Vouga
Município de Oeiras
Município de Montijo
Município de Sines
Município de Vendas Novas
Município de Alandroal
Município de Loulé
Município de Tavira
Município de Aljezur

* Os contatos encontram-se em curso

LINHA DE INVESTIGAÇÃO

Este projecto integra-se na prioridade 2 do eixo transversal 5