Eng.º Paulo Gil Martins
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

O ISEC Lisboa assume a proteção e segurança de todo o tipo de acontecimentos e a minimização das suas consequências, como um dos aspetos prioritários da sua gestão, tendo avançado para esse fim com a criação de um Gabinete de Prevenção e Segurança – GPS, ao abrigo do art.º 12º do Regulamento Interno/Geral de Utilização do Campus do Lumiar.

O Gabinete de Prevenção e Segurança vem preencher e melhorar as condições de segurança na área do safety, numa comunidade escolar de cerca de 2.000 pessoas.

São funções genéricas do GPS:

  • Organizar e coordenar a proteção e segurança no espaço do ISEC Lisboa;
  • Manter a operacionalidade das medidas de segurança;
  • Preparar a atuação em caso de emergência.
  • Elaborar um guia de procedimentos que garanta, a funcionalidade e operacionalidade de um conjunto de funções fundamentais, como sejam a evacuação dos ocupantes e a primeira intervenção;
  • Garantir o imediato acionamento, se necessário, de meios de socorro externos ou o acionamento dos planos, procedimentos ou normas definidas.
  • Cumprir o programa de formação.

O GPS é o garante do cumprimento dos planos de segurança, contingência, procedimentos e normas de emergência, programas de formação entre outras ferramentas de prevenção, preparação e resposta, tendo como princípios orientadores estruturar a intervenção e implementar uma organização de segurança na área do safety.

Conhecedor de que a proteção e segurança dos que partilham o espaço do ISEC Lisboa depende fundamentalmente da atitude de todos e de cada um face ao perigo e das precauções que podem ser tomadas, o GPS tem no seu horizonte, a promoção do desenvolvimento de estratégias que visem o incremento de boas práticas, consciencializando a comunidade escolar para a sua autoproteção.

O GPS criado com o espírito de que esta matéria é um imperativo coletivo, aponta procedimentos que se forem do conhecimento de todos, previnem o perigo e reduzem o risco de ocorrência de acidentes.

Neste sentido, toda a comunidade educativa e em particular a comunidade escolar, deverão ter acesso às informações sobre os procedimentos previstos para situações de emergência que todos terão o dever de conhecer e cumprir.

Para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ,  podem ser enviados pedidos de informação ou expostas situações de perigo que sejam detetadas no ISEC Lisboa.