Luisa AraujoPORTAL DO DOCENTE


DOUTORA LUÍSA ARAÚJO
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 
 
Gabinete
125 Biblioteca
Scopus
https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=55940991200
ORCID

0000-0001-6491-5777

Web of Science
AAG-9270-2019
CIÊNCIA ID

 ID 7810-ECA1-7E82

Google Académico
https://scholar.google.com/citations?user=Koto0SMAAAAJ&hl=en&oi=ao
Luísa Araújo é doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Delaware, onde estudou o bilinguismo e o ensino de uma língua materna e de uma segunda língua. É autora de diversos artigos científicos e obras sobre o ensino da língua Portuguesa e de línguas estrangeiras. Foi professora nos Estados Unidos e investigadora no Joint Research Center da Comissão Europeia, onde desenvolveu trabalho no âmbito das políticas europeias sobre educação. É atualmente professora coordenadora e diretora do CEIA - Centro de Estudos e Investigação Aplicada, do ISEC Lisboa, e investigadora no CETAPS - Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies da Universidade Nova de Lisboa. 
 

QUALIFICAÇÕES ACADÉMICAS

Doutoramento – Ph.D, 2000, EUA, University of Delaware

Certificado Teaching English as a Second Language (ESL) post-graduate degree, EUA 1995, Montclair State University

Magistério Primário de Ponta Delgada Diploma, Magistério Primário, Portugal, 1988 

ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO

Desenvolvimento da linguagem oral e escrita, a compreensão da leitura e avaliação de competências de literacia.


ATIVIDADES LETIVAS

ANO LETIVO
SEMESTRE NOME DA UNIDADE CURRICULAR CURSO COORDENAÇÃO
2020/2021 Comunicação Oral e Escrita LEB  
2020/2021 Comunicação Oral e Escrita, Pós-laboral LEB  
2020/2021 Aquisição e Desnvolvimento da Linguagem LEB  
2020/2021 Métodos de Investigação Pós-graduação  
2020/2021 Seminário de Apoio ao Relatório Final  Mestrado   
2020/2021 Seminário de Supervisão da Prática Pedagógica Mestrado   


ORIENTAÇÕES

TESES DE DOUTORAMENTO (x)

TIPO DE ORIENTAÇÃO
NOME ESTUDANTE TÍTULO DA TESE ESTADO INSTITUIÇÃO ANO DE INÍCIO ANO DE CONCLUSÃO
Co-Orientadora Paula Lopes
Literacia mediática e cidadania: práticas e competências de adultos em formação na Grande Lisboa
Concluída ISCTE 2012 2015
 

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO (x)

TIPO DE ORIENTAÇÃO
NOME ESTUDANTE TÍTULO DA TESE ESTADO INSTITUIÇÃO ANO DE INÍCIO ANO DE CONCLUSÃO
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação
Informação Informação Informação Informação Informação  Informação Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação 

TRABALHOS FINAIS DE LICENCIATURA (x)

TIPO DE ORIENTAÇÃO
NOME ESTUDANTE TÍTULO DA TESE ESTADO INSTITUIÇÃO ANO DE INÍCIO ANO DE CONCLUSÃO
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação
Informação Informação Informação Informação Informação  Informação Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação 
 

CITAÇÕES WEB OF SCIENCE / SCOPUS

WEB OF SCIENCE   https://publons.com/dashboard/records/publication/
SCOPUS   https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=55940991200

LISTA DE PUBLICAÇÕES

Revistas Científicas

Revistas Científicas Indexadas (xx)
             
Ano 2018 What is the relationship between reading prosody and reading comprehension in European Portuguese? Evidence from grades 2 to 5 Journal of Research in Reading 1-28 6 7 Educação de Qualidade
Informação 2018
Measuring media and information literacy skills: Construction of a test
Communications: The European Journal of Communication Research 508-534 0 Educação de Qualidade
Informação 2018
Skilled Students and Effective Schools: Reading Achievement in Denmark, Sweden, and France
Scandinavian Journal of Educational Research 850-864 3 Educação de Qualidade
Informação 2017
Reading development in European Portuguese: relationships between oral reading fluency, vocabulary and reading comprehension
Reading and Writing 1987–2007 7 Educação de Qualidade
 

CARGOS DE GESTÃO ACADÉMICA (xx)

       
CARGO
UNIDADE/ÁREA DATA DE INÍCIO DATA DE FIM
Diretora  Centro de Estudos e Investigação Aplicada 2017 -presente

ATIVIDADES DE DIFUSÃO (8)


TIPO DE ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO
TIPO DE EVENTO TÍTULO DO EVENTO ENTIDADE ORGANIZADORA PERÍODO CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS
Informação Informação Informação Informação Informação Informação

EDIÇÃO/REVISÃO CIENTÍFICA (4)

ANO
TIPO DE ATIVIDADE REVISTA / EVENTO ISSN
Editora Informação L1- Educational Studies in Language and Literature https://www.scopus.com/sourceid/145569

OUTRAS (xx)

TIPO DE ATIVIDADE
CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS
Informação Informação
Informação Informação
Informação Informação