PORTAL DO DOCENTE


DOUTOR MARCO FERREIRA
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

INVESTIGADOR ASSOCIADO
GABINETE
SCOPUS
ORCID
RESEARCHER ID
CIÊNCIA ID
GOOGLE SCHOLAR

Marco Ferreira tem um Doutoramento e um Mestrado em Psicologia, na especialidade de Psicologia Pedagógica, ambos pela Universidade de Coimbra, e uma Licenciatura em Educação Especial e Reabilitação pela Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa. Foi professor de educação especial durante 15 anos, tendo começado a lecionar em instituições de ensino superior há cerca de 20 anos. Foi diretor da Escola de Educação e Presidente do Conselho Científico do ISEC Lisboa. Atualmente, é professor coordenador no ISEC Lisboa e professor convidado na Universidade de Lisboa / Faculdade de Motricidade Humana. É peer reviewer do European Journal of Psychology of Education. A docência tem incidido em temas da psicologia educacional e do desenvolvimento humano, nomeadamente, inteligência, metacognição e comportamento adaptativo; perturbações especificas da aprendizagem e do desenvolvimento; inclusão e pedagogia diferenciada. Está envolvido em projetos internacionais de investigação nas áreas do ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano e tem várias publicações em revistas nacionais e internacionais.

QUALIFICAÇÕES ACADÉMICAS

UNIVERSIDADE/INSTITUIÇÃO
TIPO CURSO ANO

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Doutoramento Psicologia - especialidade Psicologia Pedagógica 2008
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra Mestrado Psicologia - especialidade Psicologia Pedagógica 2001
Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa Licenciatura

Educação Especial e Reabilitação


1994


ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO

Educação inclusiva, diferenciação pedagógica e desenvolvimento humano;
Aprendizagem socioemocional.

ATIVIDADES LETIVAS

ANO LETIVO
SEMESTRE NOME DA UNIDADE CURRICULAR CURSO COORDENAÇÃO
2020/2021 Informação Informação Informação
2020/2021 Informação Informação Informação 
2020/2021 Informação Informação Informação
2020/2021 Informação Informação Informação
2020/2021 Informação Informação Informação
2020/2021 Informação Informação Informação


ORIENTAÇÕES

TESES DE DOUTORAMENTO (x)

Nome do estudante Título da Tese                                       Instituição                                         Ano de conclusão
Michael Jones Understanding the Influence of Discrimination in the Graduate Employment Market for English Language Teachers in China: Lessons for Higher Education Institutions Universidade de Liverpool 2021
Adeeba Mahmood Assessment methods in Science in a Higher education institution described and compared with assessment methods in Science in a Secondary education institution Universidade de Liverpool 2021
Jonathan VanMelle Developing Students’ Intercultural Sensitivity. A Technical Action Research study at an international business school in the Netherlands Universidade de Liverpool 2020
Richard VanArsdale A Critical Examination of Student-Centred Learning Policy in the European Higher Education Area Universidade de Liverpool 2020
Helene Demirci Extensive Reading in the English as a Second Language Classroom – Motivating and Engaging Male Emirati Students to read in English in a Higher Education Context Universidade de Liverpool 2019
Maha Abasaid Critical Thinking Skills: A Case Study of the English Foundation Program at a higher education institution in Oman Universidade de Liverpool 2018
Nicolene Murdoch The State of Governance in Private Higher Education in South Africa: An Interpretative Phenomenological Analysis Universidade de Liverpool 2018
Melissa Wong  Academic literacies and the Academic Pathway to Undergraduate Studies (APUS) Programme at Urban University Malaysia Universidade de Liverpool 2017
Frances Maureen Schnepfleitner An Executive Leadership Development Programme: A Case Study Identifying Key Factors Fostering or Hindering Transformative Learning within a Qatari Organisational Context Universidade de Liverpool 2017
       
       

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO (x)

Nome do estudante Título da Tese                                                                                                         Instituição                                Ano de conclusão
Beatriz Ferreira Marques Identificação de respostas educativas para pequenos génios - Um estudo qualitativo sobre o papel do professor na educação de crianças sobredotadas ISEC Lisboa 2020
Rita Alexandra Ribeiro Fernandes Práticas de ensino e aprendizagem socioemocional ISEC Lisboa 2020
Bruno Miguel Mértola Peres Intervenção Psicomotora com crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico no Colégio Pedro Arrupe Faculdade de Motricidade Humana - ULisboa 2020
Ana Rita Ferreira Jesus Intervenção Psicomotora em crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo no Colégio Pedro Arrupe Faculdade de Motricidade Humana - ULisboa 2020
Ana Patrícia Carvalho Ferraz Prática Clínica em perturbações do neurodesenvolvimento – A intervenção psicomotora na clínica Infantojuvenil Eugénia Teixeira Faculdade de Motricidade Humana - ULisboa 2020
Sara Marisa Rodrigues Batalha As emoções na educação pré-escolar - um estudo qualitativo com educadoras de infância ISEC Lisboa 2019
Inês Fernandes Barbosa Diferenciação pedagógica – Um estudo qualitativo com professores do 1º ciclo do ensino básico ISEC Lisboa 2019
Sofia Alexandra Evangelista Rosado Intervenção Psicomotora em Gerontopsiquiatria Faculdade de Motricidade Humana - ULisboa 2019
Cláudia Beatriz Cruz da Silva Desafios para a construção de uma escola inclusiva – Um estudo qualitativo com professores do 1º ciclo do ensino básico ISEC Lisboa 2018
Cláudia Sofia da Veiga Gonçalves A inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais na educação pré-escolar – um estudo qualitativo com educadores de infância ISEC Lisboa 2018
Francisco Máximo Mocica Freitas da Silva Intervenção Psicomotora em Gerontopsiquiatria na Casa de Saúde da Idanha Faculdade de Motricidade Humana - ULisboa 2018
       
       


 

CITAÇÕES WEB OF SCIENCE / SCOPUS

WEB OF SCIENCE Informação Informação
SCOPUS Informação Informação

LISTA DE PUBLICAÇÕES

Revistas Científicas

Revistas Científicas Indexadas
             
Ano Autores Título Revista Páginas nº citações Web of Science ® nº citações Scopus Contribuição para os ODS
2022 Ferreira, M. A Theoretical Essay about Inclusion and the Role of Teachers in Building an Inclusive Education European Journal of Education and Pedagogy 

3 (3), 97-104

     4
2022 Olcina-Sempere, G., Reis-Jorge, J., & Ferreira, M. La percepción musical: un estudio con estudiantes universitarios de españa y portugal.   ARTSEDUCA

(33), 39-54

    4
2022 Abasaid, M. & Ferreira, M. Perception and knowledge of critical thinking: A qualitative research study with Professors of Higher Education in Oman Journal of Educational Studies and Multidisciplinary Approaches (JESMA)

2 (2), 173-190

    4
2022 Ferreira, M., Manokore, V., & Gray, M. An Exploratory Study for the Development of a Survey on Learning Team Process, Impact, and Tutor’s Role (PIT) in Facilitating Online Learning European Journal of Education and Pedagogy

3 (2), 18-26

    4
2022 van Melle, J. & Ferreira, M. Developing Students’ Intercultural Sensitivity at the Home Campus: An Innovative Approach Using the Theory of the Creative Action Methodology Pedagogy Teachiing & Learning Inquiry

10

    4
2021 Reis-Jorge, J., Ferreira, M., Olcina-Sempere, G., & Marques, B. Perceptions of Giftedness and Classroom Practice with Gifted Children – an Exploratory Study of Primary School Teachers Qualitative Research in Education

10(3)

291-315

    4
2021 Schnepfleitner, F. & Ferreira, M. A Leadership Development Programme: A Case Study of Transformative Learning in Qatar Educational Research for Social Change

10(2)

1-17

    4
2021 Berg, M., Talvio, M., Hietajärvi, L., Benítez, I., Cavioni, V., Conte, E., Cuadrado, F., Ferreira, M., Košir, M., Martinsone, B., Ornaghi, V., Raudiene, I., Šukyte, D., Talic, S., & Lonka, K. The Development of Teachers’ and Their Students’ Social and Emotional Learning During the “Learning to Be Project” -Training Course in Five European Countries. Frontiers in Psychology

12: 705336.

    4
2021 Ruiz-García, A., Jiménez, Ó., Resurrección, D.M., Ferreira, M., Reis-Jorge, J., & Fenollar-Cortés, J. Portuguese validation of the Adult Separation Anxiety—Questionnaire (ASA-27) Plos One

16(3)

e0248149

    4
2021

Ferreira, M., Reis-Jorge, J. & Batalha, S.

Social and emotional learning in preschool education: a qualitative study with preschool teachers

International Journal of Emotional Education

 13(1)

51-66

    4
2021 Schnepfleitner, F.M. & Ferreira, M.P. Transformative learning theory – is it time to add a fourth core element? Journal of Educational Studies and Multidisciplinary Approaches (JESMA)

1(1), 37-46

     4
2020 Martinsone, B., Ferreira, M., & Talić, S. Teachers’ Understanding of Evidence of Students’ Social Emotional Learning and Self-Reported Gains of Monitored Implementation of SEL Toolkit Journal of Education Culture and Society

11(2)

157-170 

    4
2020 Ferreira, M. & Olcina-Sempere, G.  La pedagogía en la enseñanza superior: la mejora de las prácticas acadêmicas Revista Docência do Ensino Superior

10

1-18

    4
2020 Ferreira, M., Martinsone, B., & Talić, S. Promoting Sustainable Social Emotional Learning at School through Relationship-Centered Learning Environment, Teaching Methods and Formative Assessment Journal of Teacher Education for Sustainability 22(1) 21-36     4
2020 Ferreira, M., Gonçalves, C., Silva, C., & Olcina-Sempere, G. Inclusión y diferenciación pedagógica: dos estudios cualitativos en el sistema educativo portugués Revista Colombiana de Educación 78, 321-342     4
2020 Reis-Jorge, J., Ferreira, M., & Olcina-Sempere, G.  La figura del profesorado-investigador en la reconstrucción de la profesionalidad docente en un mundo en transformación Revista Educación, Universidad de Costa Rica 44(1)     4
2020 Olcina-Sempere, G. & Ferreira, M.  La didáctica de la expresión musical y la inclusión: un estudio mixto realizado con estudiantes de grado de maestro sobre la importancia de la música en la educación primaria ArtsEduca

25

23-40 

    4
 2020 Olcina- Sempere, G., Reis-Jorge, J., &, Ferreira, M.   La Educación Intercultural: La música como instrumento de cohesión social Revista de Educación Inclusiva 13(1), 288-311      4
2019 Ferreira, M. Teoria(s) da atribuição: um quadro explicativo para o rendimento acadêmico Revista Brasileira de Educação 24     4
2019 Ferreira, M., Olcina-Sempere, G., & Reis-Jorge, J.  El profesorado como mediador cognitivo y promotor de un aprendizaje significativo Revista Educación, Universidad de Costa Rica 43(2)      4
2019 Olcina-Sempere, G., Ferreira, M., & Artiaga, M.J.  Repercusión del aprendizaje cooperativo en la formación musical entre el alumnado universitario de educación primaria Revista de Educación, Universidad Nacional de Mar del Plata, Argentina 16, 173-191      4
2018 Gray, M., Edwards, A., Crosta, L., Manokore, V., Anderson, B., Hague, C., Ferreira, M., & Kennedy, E.  Learning in virtual teams – Discovering the best practice 11th annual International Conference of Education, Research and Innovation, Seville 4411-4418     4
 2015 Ferreira, M.M., Prado, S. A., & Cadavieco, J. F.  La Educación Inclusiva en Portugal y España: naturaleza y fundamentos Magister, Facultad de Formación del Profesorado y Educación de la Universidad de Oviedo

27

44-50

     4
 2015 Ferreira, M.M., Prado, S. A., & Cadavieco, J. F.  Educação inclusiva: o professor como epicentro do processo de inclusão Revista nacional e internacional de educación inclusiva

8(1)

1-13 

     4
 2015 Ferreira, M.M., Prado, S. A., & Cadavieco, J. F.   Educação Inclusiva: Natureza e fundamentos Revista nacional e internacional de educación inclusiva

8(3)

1-11

     4
2015 Gray, M., Crosta, L., Ferreira, M., & Manokore, V. 

Am I where I want to be? online doctoral students’ belongingness

ICERI (International Conference of Education, Research and Innovation), Seville 2068-2077     4
               
               
               
 Capítulos de Livros  Autores  Título do capítulo  Título do Livro/Editores/Editora  páginas  nº de citações  nº citações Scopus  Contribuição para os ODS
2022 Ferreira, M.

Conceções e práticas de ensino-aprendizagem: validação de um questionário para professores.

In S. Santos, (Coord.)

Diversidade e Educação Inclusiva: instrumentos validados. 

Instituto da Educação, Universidade de Lisboa

119-133     4
2021 Ferreira, M.  Teachers' well-being, social and emotional competences, and reflective teaching – a teacher's continuous training model for professional development and well-being

In M. Talvio & K. Lonka (Eds.), International Approaches to Promoting Social and Emotional Learning in Schools - A Framework for Developing Teaching Strategy.

Routledge

109-130     4
2021 Ferreira, M.  Intencionalidade educativa: diferenciação, planificação e avaliação

In A. D. Guerreiro e Z. B. Torres (Orgs.), Educomunicação Parento-Filial inclusiva: Ciência, Cultura e Cidadania. Edições Universitárias Lusófonas.

62-75     4
               
Revistas Científicas
             
Ano Autores Título Revista Páginas nº citações Web of Science ® nº citações Scopus Contribuição para os ODS
2019 Ferreira, M. Literacia e aprendizagem – A natureza das dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita

Alameda - Revista de Educação, Artes e Ciências, Instituto Superior de Educação e Ciências

5

10 -21

    4
2018 Dias, A. & Ferreira, M. A inclusão dos alunos com perturbação do espetro do autismo nas classes do ensino regular do 1º ciclo - Um estudo qualitativo com professores do 1º ciclo Revista de Educação Especial e Reabilitação, Faculdade de Motricidade Humana - Universidade de Lisboa

25

97-108

 

   
 2016 Rodrigues, T. & Ferreira, M.,   Um estudo qualitativo com professores do 1º ciclo do ensino básico sobre concepções e práticas de ensino-aprendizagem em alunos com dislexia Revista de Educação Especial e Reabilitação, Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa

23

67-75

     4
               
               

CARGOS DE GESTÃO ACADÉMICA (xx)

CARGO
UNIDADE/ÁREA DATA DE INÍCIO DATA DE FIM
Diretor  Escola de Educação - ISEC 2010 2013
Presidente Conselho Científico - Escola de Educação - ISEC 2005 2010
Vice-presidente Conselho Científico - Escola de Educação - ISEC 2003 2005

ATIVIDADES DE DIFUSÃO (8)

ANO
TIPO DE ATIVIDADE EVENTO DESCRIÇÃO
Informação Informação Informação Informação

ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO DE EVENTOS (x)

TIPO DE ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO
TIPO DE EVENTO TÍTULO DO EVENTO ENTIDADE ORGANIZADORA PERÍODO CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS
Informação Informação Informação Informação Informação Informação

EDIÇÃO/REVISÃO CIENTÍFICA (4)

ANO
TIPO DE ATIVIDADE REVISTA / EVENTO ISSN
Informação Informação Informação Informação

OUTRAS (xx)

TIPO DE ATIVIDADE
CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS
Informação Informação
Informação Informação
Informação Informação