PORTAL DO DOCENTE


DOUTORA MANUELA MAIA
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

INVESTIGADOR ASSOCIADO
GABINETE
SCOPUS
ORCID
RESEARCHER ID
CIÊNCIA ID
GOOGLE SCHOLAR
 
 

 
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

About me

Curiosity and willingness to learn are the strongest dimensions of my personality, making the experience of being alive a permanent discovery and an open window to reinvent myself. Understand the different forms of human organization to give meaning to life and the ongoing construction of reality in all its challenges are my main motivations.

QUALIFICAÇÕES ACADÉMICAS

UNIVERSIDADE/INSTITUIÇÃO
TIPO CURSO ANO
Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão         Doutoramento Sociologia Económica e das Organizações 2011
Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão Mestrado Sistemas Socio-organizacionais da Atividade Económica 1999
Universidade de Lisboa. Faculdade de Belas-Artes de Lisboa Licenciatura Design de Equipamento  1991


ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO 

Cognição em design. Métodos de Design. Ensino do Design. Design Management. 

ATIVIDADES LETIVAS

ANO LETIVO
SEMESTRE NOME DA UNIDADE CURRICULAR CURSO COORDENAÇÃO
2020/2021 Economia e Gestão Ctesp Comunicação e Marketing Manuela Maia
2020/2021 Gestão Empresarial Ctesp Marketing Digital  
2020/2021 Gestão da Produção e Controlo de Qualidade Ctesp Produção Gráfica e Digital  
2020/2021 Gestão da Produção e Controlo de Qualidade Lic. Design e Produção Gráfica  
2020/2021 Gestão de Carreira e Portfolio Ctesp Desenvolvimento de Produtos Multimédia  
2020/2021 Gestão de Marcas Ctesp Comunicação e Marketing Manuela Maia
2020/2021 Gestão do Design Lic. Design e Produção Gráfica  
2020/2021 Gestão, Deontologia e Inovação Lic. Design e Produção Gráfica  
2021/2022 Gestão de Projeto e Empreendedorismo Digital Ctesp Marketing Digital  
2021/22 Gestão Estratégica e Orçamentação Ctesp Produção Gráfica e Digital  


ORIENTAÇÕES


DISSERTAÇÕES DE MESTRADO

TIPO DE ORIENTAÇÃO
NOME ESTUDANTE TÍTULO DA TESE ESTADO INSTITUIÇÃO ANO DE INÍCIO ANO DE CONCLUSÃO
Principal Irene Canovi  OKE - Stroke Provoke Evoke, a visual protest. Concluída Universidade Europeia 2019 2020
Principal Bettina Muzzio de Macedo Gestão do Design em Instituições Artísticas: Um estudo de caso sobre a aplicação do design na Fundação Calouste Gulbenkian. Concluída Universidade Europeia  2019 2020
Principal Nádia Lima Menezes dos Santos  Relatório de estágio realizado na WGroup Concluída Universidade Europeia 2019 2020 
Principal Carolina dos Reis Vitorino de Almada Contreiras Proposta de nova identidade visual para o Vitória Futebol Clube. Concluída Universidade Europeia 2019  2021
Principal Victoria Machi  A perceção da gestão do design no Brasil Concluída Universidade Europeia 2019  2021
Principal Matheus Cardoso Uma abordagem de Design Thinking ao desenvolvimento de brinquedos focado em crianças brasileiras de 0 a 2 anos. Concluída Universidade Europeia 2019  2021

TRABALHOS FINAIS DE LICENCIATURA (x)

TIPO DE ORIENTAÇÃO
NOME ESTUDANTE TÍTULO DA TESE ESTADO INSTITUIÇÃO ANO DE INÍCIO ANO DE CONCLUSÃO
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação
 

CITAÇÕES WEB OF SCIENCE / SCOPUS

WEB OF SCIENCE Informação Informação
SCOPUS Informação Informação

LISTA DE PUBLICAÇÕES

Revistas Científicas

Revistas Científicas Indexadas (xx)
             
Ano Autores Título Revista Páginas nº citações Web of Science ® nº citações Scopus Contribuição para os ODS
2021 Manuela Maia O CONHECIMENTO DE DESIGN NUM PROJETO DE CRIAÇÃO DA IDENTIDADE VISUAL DE UMA MARCA: UM ESTUDO QUALITATIVO SOBRE A PRÁTICA LEGITIMADA DO DESIGN Egitania Science Informação  Informação Informação  ODS: 4
Revistas Científicas (xx)
             
Ano Autores Título Revista Páginas nº citações Web of Science ® nº citações Scopus Contribuição para os ODS
2021 Manuela Maia A PERSPECTIVE ON 21ST DESIGN CHALLENGES FACING THE URGENCY OF SOLUTIONS FOR GLOBAL SUSTAINABILITY_MM_2021 6º CIDAG Informação  Informação Informação  ODS: 4
2021 Manuela Maia, Nuno Ricardo Oliveira e Filipa Fernandes Aprendizagem colaborativa em contexto pandémico: caso de estudo numa
Instituição de Ensino Superior Privada
Challenges 2021- EBook Informação Informação Informação  ODS: 4  
2021 Manuela Maia Como criamos o mundo em que vivemos: a cognição em design Ed. Apel Informação Informação Informação  ODS: 4; 12
Editor de Revistas (xx)
             
Ano Autores Título Revista Páginas nº citações Web of Science ® nº citações Scopus Contribuição para os ODS
Informação Informação Informação Informação Informação  Informação Informação  Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação  Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação  Informação 
 

Estudo exploratório sobre ferramentas de suporte ao desempenho de estudantes na abordagem ao problema em projetos de design gráfico.

Dada a natureza interativa do design a aprendizagem suportada em projetos é uma atividade dominante no contexto de ensino, potenciando o desenvolvimento de competências chave a partir da aquisição e aplicação de conhecimento em situações de design concretas. Embora caraterizado por pensamento abstrato o processo de design deve envolver aqueles que são afetados direta e indiretamente pelas soluções. Por todas estas razões o recurso à simulação do real em contexto académico é uma prática central no ensino do design. Paralelamente, a aprendizagem teórica tem um papel fundamental de suporte ao ensino da prática do projeto, exigindo-se que seja transversal e multidisciplinar.

O objetivo deste estudo é refletir sobre práticas de ensino do projeto, considerando a necessidade de um contexto favorável à consolidação de aprendizagens, nomeadamente sobre metodologias projetuais aplicadas por estudantes finalistas do curso de Licenciatura em Design Gráfico do ISEC Lisboa. Pretendemos realizar um estudo de natureza qualitativa, com a participação de estudantes finalistas, que permita compreender quais as condições para a consolidação do desenvolvimento da autonomia na abordagem metodológica aos problemas.

O estudo exploratório que se pretende realizar assenta na realização de um simulacro de uma situação real de projeto, envolvendo estudantes numa relação com um interlocutor real de uma empresa ou organização parceira.


 

CARGOS DE GESTÃO ACADÉMICA (xx)

CARGO
UNIDADE/ÁREA DATA DE INÍCIO DATA DE FIM
Vogal da Direção da Escola Escola de Comunicação Artes e Industrias Criativas Setembro de 2020  ----
Membro das Comissões de Acesso e Ingresso de Cursos Escola de Comunicação Artes e Industrias Criativas Março 2020 Outubro 2021

ATIVIDADES DE DIFUSÃO (8)

ANO
TIPO DE ATIVIDADE EVENTO DESCRIÇÃO
Informação Informação Informação Informação

ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO DE EVENTOS (x)

TIPO DE ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO
TIPO DE EVENTO TÍTULO DO EVENTO ENTIDADE ORGANIZADORA PERÍODO CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS
Informação Informação Informação Informação Informação Informação

EDIÇÃO/REVISÃO CIENTÍFICA (4)

ANO
TIPO DE ATIVIDADE REVISTA / EVENTO ISSN
Informação Informação Informação Informação

OUTRAS (xx)

TIPO DE ATIVIDADE
CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS
Membro do Gabinete de Responsabilidade Social ODS : 4; 7; 10; 13;  14 e 15
Membro da Conselho EcoCampus ODS : 6;  ; 7; 11; 13;  14 e 15
Informação Informação