ORTAL DO DOCENTE


DOUTORA PATRÍCIA PACHECO
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

INVESTIGADOR ASSOCIADO
Gabinete 27
SCOPUS
 https://orcid.org/0000-0002-0366-617X
ReserachGate.net
Ciencia ID: 3A1B-13CC-57FC
GOOGLE SCHOLAR

Colocar aqui a nota biográfica 
Patrícia Riscado de Barros Pacheco é licenciada em Psicologia Educacional pelo Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA), Mestre em Psicologia - Desenvolvimento Humano pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa  e Doutorada em Ciências da educação - ramo de Psicologia Educacional pela Universidade Aberta. Leciona na Formação inicial de Professores desde 1999 em unidades curriculares na área Psicologia do Desenvolvimento e da Educação. Tem exercido função de docente na licenciatura e mestrado em Psicologia e formadora em cursos de formação profissional e contínua. É formadora acreditada  pelo Conselho Científico -Pedagógico  da Formação Contínua de Braga nas áreas: Psicologia/Psicossociologia, Educação e Desenvolvimento, Psicologia da Educação, Pedagogia e Desenvolvimento Social Infanto-Juvenil e Relação Pedagógica. Tem colaborado em projetos nacionais e internacionais na área da Psicologia do Desenvolvimento e Educação destinados  a Educadores de Infância e Professores de Ensino Básico 1º Ciclo. Atualmente é docente, em tempo integral, no ISEC-Lisboa e coordenadora da Pós-Graduação em Educação Especial - domínio Cognitivo-Motor. É colaboradora do CIE-ISPA na linha de investigação Affective components of the learning processses and quality in Education.

 

QUALIFICAÇÕES ACADÉMICAS

UNIVERSIDADE/INSTITUIÇÃO
TIPO CURSO ANO
Universidade Aberta Doutoramento Ciências da Educação - Psicologia Educacional 2013
Universidade de Lisboa - FPCE Mestrado Psicologia - Desenvolvimento Humano 2003
I.S.P.A Licenciatura Psicologia Educacional 1997


ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO

Psicologia da Educação e do Desenvolvimento:

- Literacia familiar

- Envolvimento Parental na Escola

- Desenvolvimento da Linguagem

- Bem-Estar docente


ATIVIDADES LETIVAS

ANO LETIVO
SEMESTRE NOME DA UNIDADE CURRICULAR CURSO COORDENAÇÃO
2021/2022 Desenvolvimento da Língua Materna na Infância MEPE Não
2021/2022 Intervenção no Desenvolvimento Infantil e Apoio à família MEPE/1CEB Não
2021/2022 Psicologia do Desenvolvimento LEB  Não
2020/2021 Psicologia do Desenvolvimento LEB Não
2020/2021 Intervenção no Desenvolvimento Infantil e Apoio à Família MEPE Não 
2020/2021 Intervenção no Desenvolvimento Infantil e Apoio á Família MEPE/1CEB Não
2020/2021 Psicologia do Desenvolvimento CETESP AI Não
2020/2021 Psicologia da Educação LEB Não
2020/2021 Dinâmica de Grupos e Trabalho em Equipa CETESP AI Não
2020/2021 Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem LEB Não

ORIENTAÇÕES

TESES DE DOUTORAMENTO (x)

TIPO DE ORIENTAÇÃO
NOME ESTUDANTE TÍTULO DA TESE ESTADO INSTITUIÇÃO ANO DE INÍCIO ANO DE CONCLUSÃO
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação
Informação Informação Informação Informação Informação  Informação Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação 

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO (x)

TIPO DE ORIENTAÇÃO
NOME ESTUDANTE TÍTULO DA TESE ESTADO INSTITUIÇÃO ANO DE INÍCIO ANO DE CONCLUSÃO
Mestrado Carla Alves Informação em curso ISEC 2021 Informação
Mestrado Andreia Fernandes Informação em curso Informação  2021 Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação 

TRABALHOS FINAIS DE LICENCIATURA (x)

TIPO DE ORIENTAÇÃO
NOME ESTUDANTE TÍTULO DA TESE ESTADO INSTITUIÇÃO ANO DE INÍCIO ANO DE CONCLUSÃO
Trabalho Fim Curso  Inês Eusébio Projeto de intervenção com o 4ºano de escolaridade: Como promover o desenvolvimento sociomoral? Concluído ESETN 2004 2005
Trabalho Fim de curso Daniela Martinho Interações sociais como estratégia pedagógica da escrita no 4º ano escolaridade, Concluído ESETN 2004 2005
Trabalho Fim Curso Sara Bucete   Concluído ESETN 2004 2005
Trabalho Fim Curso Maria João Silva  Raciocinio lógico-matemátcio no 1º ano de escolaridade: A importância do trabalho em díade. Concluído ESETN 2003 2004
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação 
 

CITAÇÕES WEB OF SCIENCE / SCOPUS

WEB OF SCIENCE Informação Informação
SCOPUS Informação Informação

LISTA DE PUBLICAÇÕES

Revistas Científicas

Revistas Científicas Indexadas (xx)
             
Ano Autores Título Revista Páginas nº citações Web of Science ® nº citações Scopus Contribuição para os ODS
2022 Mata, L.; Pacheco, P.; Brito, A.; Pereira, M. & Cabral, S. Envolvimento das famílias no processo educativo - perspetiva dos futuros profissionais Revista Portuguesa de Educação (aguarda publicação)       ODS 4
2013 Pacheco, P. & Mata, L. Literacia familiar - crenças de pais de crianças em idade pré-escolar e características das práticas de literacia da família Análise Psicológica 17     ODS 4
2013 Pacheco, P. & Mata, L. Práticas e ambiente de literacia em família com crianças em idade pré-escolar. Quid Novi? 23     ODS 4
2007 Pacheco, P. & Silva, M. O raciocínio lógico-matemático no 1º ano de escolaridade: A importância do trabalho em díade Quid Novi? 21     ODS 4
2004 Pacheco, P. & Aguiar, S. Linguagem oral nos anos pré-escolares: Um contributo para uma avaliação desenvolvimentista. Psicologia, Educação e Cultura 21     ODS 4
Revistas Científicas (xx)
             
Ano Autores Título Revista Páginas nº citações Web of Science ® nº citações Scopus Contribuição para os ODS
Informação Informação Informação Informação Informação  Informação Informação  Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação  Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação  Informação 
Editor de Revistas (xx)
             
Ano Autores Título Revista Páginas nº citações Web of Science ® nº citações Scopus Contribuição para os ODS
Informação Informação Informação Informação Informação  Informação Informação  Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação  Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação  Informação 
 
Projeto Erasmus + KA3  (2021-2024) - "Teaching To be":  Supporting teachers’ professional growth and wellbeing in the field of social and emotional learning  (membro da equipa ISEC Lisboa).

 

Projeto L.E.R: Ler, Envolver e Redescobrir (Biblioteca Municipal de Oeiras, início em 2019):

A Biblioteca como um espaço e recurso educativo privilegiado para promover a literacia emergente e a literacia familiar. Numa primeira fase o projeto desenvolveu ações de formação para pais,  dando resposta a algumas questões: Ler e escrever antes da entrada para a escola. O que  a crinça já sabe?; ler  e escrever: Porquê e Para quê?; Ler e escrever no dia-a-dia: Como posso fazer? Ler histórias: Porque é importante?. Foram também dinamizadas atividades para famílias onde a leitura e escrita foram o pretexto  para brincar, ler, escrever, dançar, interagir.

 

Projeto HOPEs (Happiness, Optimism, Posivity nad Ethos in Schools) - projeto integrado  num Programa Erasmus + KA2  - Cooperação para a Inovação de Boas Práticas. Envolveu  5 parceiros (Chipre, Malta, Grécia, Irlanda e Portugal) - realizado entre 2016 e 2018.

Objetivo geral : Apoiar o desenvolvimento e implementação de novas abordagens no 1º Ciclo do Ensino Básico que permitam o desenvolvimento profissional e pessoal dos professores.

Componentes do programa: Elaboração de um Manual (Currículo) com fundamentação teórica do projeto; Elaboração de um Guia para Professor (orientação de atividades  a desenvolver em sala de aula); Elaboração de um livro de atividades para o aluno (materiais para as atividades desenvolvidas pelo professor). Tópico dos módulos: Emoções Positivas, Educação para a Cidadania, Projetos de Vida Positivos, , Coping Positivo, Relações Positivas.

 

CARGOS DE GESTÃO ACADÉMICA (xx)

CARGO
UNIDADE/ÁREA DATA DE INÍCIO DATA DE FIM
Coordenadora de Curso Licenciatura em  Educação de Infância (ESETN) 2002 2011
Membro do Conselho Científico ESETN (Escola Superior de Educação de Torres Novas) 2004 2015
Coordenadora  Pós-Graduação em Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor do ISEC-Lisboa 2020   atual
Membro da Comissão Técnico-Científica  Escola de Educação e Desenvolvimento Humano - ISEC-Lisboa 2020  
Coordenadora da disciplina de Seminário Interdisciplinar/Projeto de Investigação  Licenciatura em Educação de Infância 2005 2011

ATIVIDADES DE DIFUSÃO (8)

ANO
TIPO DE ATIVIDADE EVENTO DESCRIÇÃO
2022 Erasmus Mobility (april 2022) Informação Informação

ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO DE EVENTOS (x)

TIPO DE ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO
TIPO DE EVENTO TÍTULO DO EVENTO ENTIDADE ORGANIZADORA PERÍODO CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS
Membro da equipa  Seminário Jornadas Pedagógicas ESETN 2002-2008 ODS 4
Membro da equipa Seminário Encontro das ESE´s e CIFOPs ESETN e ESE Castelo Branco 2006 ODS 4
Membro da equipa Congresso VII Encontro Nacional de matemática - 1º Ciclo e Pré-escolar ESETN  2003 ODS 4
Membro da equipa Colóquio X Psicologia e educação ISPA 1997 ODS 4

EDIÇÃO/REVISÃO CIENTÍFICA (4)

ANO
TIPO DE ATIVIDADE REVISTA / EVENTO ISSN
2021 revisora Revista Interações Informação

OUTRAS (xx)

TIPO DE ATIVIDADE
CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS
Formadora 

ODS 4 Educação de Qualidade  e ODS 5 Igualdade de Género:

Em cursos EFA na ESETN e em Empresas com formação na área da Educação (CEDEST, ACISO, CECOA) na área da Psicologia, nomeadamente nos módulos: Fatores e Processos de Aprendizagem; Psicologia do Desenvolvimento; Avaliação das Aprendizagens, Processos de Socialização da Criança, Evolução  e perspetivas da dinâmica familiar. 

Psicóloga Educacional

ODS 4 Educação de Qualidade:

Membro da equipa do Projeto "Eu e os Outros" com escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico de Vila Velha de Rodão, dinamizado pelo CENTA.

Docente

ODS 4 Educação de Qualidade:

Colaboradora no ISPA do Mestrado Integrado em Psicologia nas Unidades Curriculares: Psicologia da Linguagem, Aprendizagem e Motivação; Psicologia Educação I.