PORTAL DO DOCENTE
DOUTORA SANDRINA ESTEVES
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
INVESTIGADOR ASSOCIADO |
GABINETE |
SCOPUS |
ORCID |
RESEARCHER ID |
CIÊNCIA ID |
GOOGLE SCHOLAR |
Sandrina Esteves é doutorada em Educação Especial e professora adjunta no Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa.
Coordenadora da Licenciatura em Educação Básica e do ISEC Academy, leciona no ensino superior desde 2005.
Colabora como revisora linguística da revista Da Investigação às Práticas, do Instituto Politécnico de Lisboa e tem desenvolvido vários projetos no âmbito do desenvolvimento da linguagem e aprendizagem da leitura e da escrita, sendo a investigadora responsável pelo projeto Já Sei Ler – Leitura em Voz Alta, do ISEC Lisboa.
Autora da obra Fluência na Leitura: da Avaliação à Intervenção – Guia Pedagógico (Psicosoma, 2013), Semana a Rimar (Fábula Educação), Desafia-te – Caderno de Escrita Criativa (Fábula Editora), é da sua autoria a recente Agenda do Educador de Infância 2020-2021 (fábula Educação).
QUALIFICAÇÕES ACADÉMICAS
UNIVERSIDADE/INSTITUIÇÃO |
TIPO | CURSO | ANO |
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |
Licenciatura | Línguas e Literaturas Modernas, variante Estudos Portugueses e Franceses | 2001 |
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |
Ramo de Formação Educacional | Línguas e Literaturas Modernas, variante Estudos Portugueses e Franceses | 2003 |
Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa |
Doutoramento | Educação Especial e Reabilitação | 2012 |
ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO
Formação de Professores; Desenvolvimento da Linguagem e Aprendizagem da Leitura e Escrita; Educação Especial
ATIVIDADES LETIVAS
ANO LETIVO |
SEMESTRE | NOME DA UNIDADE CURRICULAR | CURSO | COORDENAÇÃO |
2021/2021 | 2º | Língua Portuguesa I | Licenciatura em Educação Básica | Sim |
2021/2022 | 2º | Ensino e Aprendizagem da Língua Materna | Licenciatura em Educação Básica | Sim |
2021/2022 | 2º | Intervenção em Contextos Educativos (Supervisão de Estágios) | Licenciatura em Educação Básica | Sim |
2021/2022 | 2º | Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCEB | Sim |
2021/2022 | 2º | Prática de Ensino Supervisionada II (Supervisão de Estágios) | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCEB | Sim |
ORIENTAÇÕES
TESES DE DOUTORAMENTO
TIPO DE ORIENTAÇÃO |
NOME ESTUDANTE | TÍTULO DA TESE | ESTADO | INSTITUIÇÃO | ANO DE INÍCIO | ANO DE CONCLUSÃO |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
DISSERTAÇÕES DE MESTRADO
TIPO |
NOME ESTUDANTE | TÍTULO DA TESE | ESTADO | INSTITUIÇÃO | ANO DE CONCLUSÃO |
Arguição | Dina Branco | Dificuldades de alunos disléxicos em inglês língua estrangeira: Contributos formativos para o desenvolvimento da consciência fonológica e ortográfica | Defendida | Instituto Politécnico de Castelo Branco | 2020 |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
RELATÓRIOS FINAIS DE MESTRADO
TIPO |
NOME ESTUDANTE | TÍTULO DA TESE | ESTADO | INSTITUIÇÃO | ANO DE CONCLUSÃO |
Orientação | Daniela Ferreira | Leitura em Voz Alta: perceções e práticas de professores de 1º Ciclo do Ensino Básico | Defendido | ISEC Lisboa | 2020 |
Orientação | Vanessa Nunes | A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM EM CRECHE Percursos Possíveis | Defendido | ISEC Lisboa | 2020 |
Orientação | Catarina Cotrim | A LEITURA EM VOZ ALTA CONTRIBUTOS DA LEITURA EM VOZ ALTA PARA A APRENDIZAGEM DA LEITURA | Defendido | ISEC Lisboa | 2020 |
Arguição | Ana Catarina Mateus | METODOLOGIA DE TRABALHO DE PROJETO: potencialidades e desafios | Defendido | ISEC Lisboa | 2020 |
Arguição | Marta Martins |
TURMAS MISTAS - PRÁTICAS E CONCEÇÕES DE PROFESSORES |
Defendido | ISEC Lisboa | 2020 |
Arguição | Filipa Ferreira |
A IMPORTÂNCIA DE |
Defendido | ISEC Lisboa | 2019 |
CITAÇÕES WEB OF SCIENCE / SCOPUS
WEB OF SCIENCE | Informação | Informação |
SCOPUS | Informação | Informação |
LISTA DE PUBLICAÇÕES
Revistas Científicas Indexadas (xx) |
|||||||
Ano | Autores | Título | Revista | Páginas | nº citações Web of Science ® | nº citações Scopus | Contribuição para os ODS |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Livros |
||
Ano | Autores | Título |
2021 | Esteves, S. | Agenda do Educador de Infância 2021/2022 |
2021 | Estrela, A. & Esteves, S. | Semana a Silabar |
2020 | Esteves, S. | Desafia-te: Caderno de Escrita Criativa |
2020 | Esteves, S. | Agenda do Educador de Infância 2020/2021 |
2019 | Estrela, A. & Esteves, S. | Semana a Rimar |
Capítulos de Livros |
|||||||
Ano | Autores | Título | Ebook | Páginas | nº citações Web of Science ® | nº citações Scopus | Contribuição para os ODS |
2021 | Cotrim, C. & Esteves, S. | Contributos da Leitura em Voz Alta para a Aprendizagem da Leitura | Innovaciones Metodológicas com TIC en educación | ||||
2020 | Marques, D., Esteves, S., & Fuertes, M. | Qualidade da vinculação e desenvolvimento de crianças em acolhimento residencial | Teoria, práticas e investigação em intervenção precoce II | ||||
2019 | Esteves, S., Almeida, A. | Práticas de leitura em voz alta na escola, família e comunidade: a experiência do Projeto JÁ SEI LER – Leitura em Voz Alta | Políticas Públicas na Educação e a Construção do Pacto Social e da Sociabilidade Humana |
Publicações Didáticas | ||
Ano | Autores | Título |
2021 | Sandrina Esteves | Guião de Leitura da Aranha Antonieta e o AEIOU para famílias, professores e educadores |
PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO
JÁ SEI LER - LEITURA EM VOZ ALTA
O projeto JÁ SEI LER: Leitura em Voz Alta, que teve início em janeiro de 2019, destina-se a crianças que frequentam o 1º ano de escolaridade, acompanhando-as ao longo do seu percurso de quatro anos no 1º ciclo do ensino básico. Desenvolve-se, pois ao longo de quatro anos letivos: 2018/2019; 2019/2020; 2020/2021 e 2021/2022.
O projeto tem como entidade promotora o ISEC Lisboa e decorre de uma parceria estabelecida com o Município do Entroncamento e o Plano Nacional de Leitura, que estabeleceram um protocolo de cooperação mútua que visa o melhor desempenho das respetivas missões, aproveitando as potencialidades de cada um, e valorizando a ação de todos, atuando em três grandes eixos: (i) promoção de estratégias que fomentem a leitura em voz alta em sala de aula, com vista ao desenvolvimento de uma leitura fluente e compreensiva; (ii) desenvolvimento de hábitos de leitura partilhada em família, que conduzam a um sucesso pessoal e escolar; (iii) envolvimento com a comunidade, levando a uma sensibilização face à importância da leitura na construção individual e do futuro cidadão.
OBJETIVOS DO PROJETO
O projeto tem como objeto de estudo as práticas de leitura em voz alta realizadas em sala de aula, em família e em comunidade, tendo por base a premissa de que a promoção de tais práticas potenciará a competência leitora dos alunos envolvidos no projeto e, consequentemente, o seu sucesso académico, pessoal e social.
Assumem-se então como grandes objetivos deste projeto: (i) a promoção de estratégias que fomentem a leitura em voz alta em sala de aula, em família e em comunidade; (ii) o estudo do impacto que o projeto venha a ter nas práticas de leitura futuras das crianças do projeto e nas alterações de práticas leitoras das respetivas famílias; (iii) a sensibilização da comunidade para a importância da leitura em voz alta partilhada; (iv) a dinamização de ações de formação gratuita destinadas às famílias e à comunidade a propósito da importância da leitura em voz alta.
EDIÇÃO/REVISÃO CIENTÍFICA
ANO |
TIPO DE ATIVIDADE | REVISTA / EVENTO | ISSN |
Informação | Informação | Informação | Informação |
CARGOS DE GESTÃO ACADÉMICA
CARGO |
UNIDADE/ÁREA | DATA DE INÍCIO | DATA DE FIM |
Coordenadora | Licenciatura em Educação Básica | setembro de 2020 | ao presente |
Coordenadora | ISEC Academy | setembro de 2020 | ao presente |
ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO DE EVENTOS
TIPO DE ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO |
TIPO DE EVENTO | TÍTULO DO EVENTO | ENTIDADE ORGANIZADORA | PERÍODO | CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
OUTRAS
TIPO DE ATIVIDADE |
CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS |
Informação | Informação |