Docente

Ana Raquel da Silva de Castro Fernandes Shirley de Oliveira

Objetivos da Unidade Curricular
e Competências a Desenvolver

O objetivo é capacitar de competências relacionais para desenvolver uma comunicação mais eficaz.


Competências:

  • Compreender o medo/ansiedade e preocupações de um paciente sobre o seu bem-estar visual, o exame ocular e formas de tratamento;
  • Compreender as expectativas e aspirações do paciente e gerir com empatia situações nas quais não se podem cumprir;
  • Comunicar más notícias aos pacientes de forma empática e compreensível, e em tempo hábil;
  • Comunicar em um tom e maneira respeitosa;
  • Ouvir ativamente e comunicar de forma eficaz;
  • Ouvir/fazer perguntas para entender as preocupações e pontos de vista do paciente;
  • Estar ciente e responsivo à comunicação verbal e não verbal;
  • Reconhecer e ajustar-se às diferenças culturais;
  • Usar habilidades eficazes de comunicação intercultural, se apropriado;
  • Comunicar com um grupo diversificado de pacientes com uma variedade de condições e necessidades oftalmológicas;
  • Fornecer informações de forma adequada ao paciente;
  • Dar más notícias de maneira apropriada e atenciosa.
Conteúdos Programáticos

O que é a psicologia?
Psicologia como ciência.
Como se relaciona a Psicologia e a Optometria?

Psicologia das relações interpessoais
A importância da comunicação em Saúde;
- Perceção de si e do outro;
- Comportamento Interpessoal;
- Linguagem verbal e não verbal;
- Estilos de comunicação, como comunicar más notícias;
- Assertividade;
- Empatia.
Motivação;
Frustração e conflito;
Resolução de conflitos;
- Como chegar a um consenso;
- A importância do ouvir o paciente.
Dinâmicas de grupo;
Estilos de liderança;
Comportamento organizacional.

Metodologias de ensino
e avaliação 

Privilegiar-se-á uma metodologia ativa. Os alunos serão estimulados à participação ativa através de exercícios vários (e.g. brainstorming, visionamento de vídeos) antes ou depois da teoria exposta.

A avaliação final resulta da realização de uma prova escrita individual e presencial (75%) e trabalhos  teórico-práticos apresentados oralmente nas aulas (15%) ou uma prova global (90%). É considerada também a participação nas aulas (10%).

Bibliografia de consulta/
existência obrigatória
  • Aronson E, Wilson TD, Akert RM. Psicologia Social. 8ª Edição. Livros Técnicos e Científicos. 2015.
  • Labrado Encinas FJ. Psicología clínica basada en la evidencia. Ediciones Pirámide. 2012.
  • Papalia DE, Feldman RD. Desenvolvimento Humano. 12.ª Edição.  McGraw-Hill/Artmed. 2013.
Bibliografia secundária 
  • Carvalho-Ferreira JM, Neves JG, Caetano A. Manual de Psicossociologia das Organizações. Escolar Editora. 2011.
  • Collin C, Benson N, Ginsburg J, Grand V, Lazyan M, Weeks M. El libro de la psicología. Akal. 2012.
  • Egan G. The skilled helper: A problem-management and opportunity-development approach to helping. 10ª Edição. International Edition Cengage Learning. 2014.
  • Goleman D. Inteligência Social: A nova ciência do relacionamento humano. Círculo de Leitores. 2006.