Maria Cristina Ventura, natural de Lisboa, licenciou-se em Química – área científica, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tendo prosseguido os seus estudos na mesma instituição, onde obteve o grau de Doutora em Química – especialidade Química-Física, com Distinção e Louvor, em 2002. Entre 2005 e 2008 desenvolveu o projeto de Pós Doutoramento na FCUL em colaboração com a Faculdade de Física e Química da Universidade de Barcelona.

A sua produção científica teve início ainda durante a sua Licenciatura, no ano letivo de 1990/1991 e, desde então, os seus interesses científicos têm-se centrado essencialmente nas áreas da Química-Física de soluções e da Cinética Química, com particular ênfase na caracterização estrutural de solventes e na aplicação de Análises de Correlação a diferentes tipos de processos.

Participou em diversos Projetos de Investigação Científica e foi membro de júri de vários Estágios de Licenciatura, Teses de Mestrado e Provas de Doutoramento na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e no ISEC.

Entre 1988 e 2008 usufruiu de várias bolsas, entre as quais a Bolsa para Jovens Investigadores, concedida pelo Instituto Nacional de Investigação Científica – INIC e a Bolsa de Pós-Doutoramento, concedida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BPD/20743/2004).
Realizou ainda diversos estágios, designadamente pelo Instituto Superior Técnico, Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial, e pela Universidade de Barcelona.

Foi membro de vários grupos e Centros de Investigação Científica, nomeadamente o Centro de Eletroquímica e Cinética da Universidade de Lisboa – CECUL e o Grupo de Estrutura e Reatividade Química – GERQ –, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Atualmente, é membro do Grupo de Estrutura e Reatividade do Centro de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Desenvolveu ainda outras atividades no Gabinete de Apoio, Estudos e Planeamento da Secretaria de Estado da Juventude.

A sua atividade como docente tem início na Escola Secundária Madeira Torres, seguindo-se várias Escolas Secundárias em Lisboa. No Ensino Superior, a sua atividade como docente inicia-se na Unidade Científico-Pedagógica de Ciências da Educação do Instituto Superior de Educação e Ciências, em 1998. Segue-se a docência na Licenciatura de Design e Produção Gráfica, na Licenciatura de Segurança e Higiene no Trabalho e no Mestrado em Tecnologias Gráficas. Atualmente, é docente no ISEC com a Categoria de Professora Coordenadora desde Junho de 2009.

No ISEC, é coordenadora da área científica da Matemática no ISEC entre 1998 – 2004, membro do Conselho Científico da Unidade Científico-Pedagógica de Ciências de Educação do ISEC de Novembro de 2000 a Setembro de 2004, coordenadora em exercício da Comissão de Auto-Avaliação da Licenciatura de Professores do 2º Ciclo do Ensino Básico, variante Matemática/Ciências da Natureza do ISEC, entre Novembro de 2000 e Junho de 2001, membro do Conselho Científico Geral do ISEC desde Fevereiro de 2002, coordenadora da Licenciatura de Professores do 2º Ciclo do Ensino Básico, variante Matemática/Ciências no ISEC desde Junho de 2001 a Setembro de 2004, da Comissão de Auto-Avaliação da Licenciatura em Design e Produção Gráfica do ISEC, entre 2004 e 2005.

É ainda coordenadora do Mestrado em Tecnologias Gráficas do Instituto Superior de Educação e Ciências desde Junho de 2008, Presidente do Conselho Científico da Unidade Científico-Pedagógica de Design e Artes Gráficas do ISEC entre  Dezembro de 2004 e Junho 2010, Presidente do Conselho Científico Geral do ISEC entre Julho 2008 e Setembro 2010 e membro da Comissão Organizadora da 1ª Conferência Internacional em Design e Artes Gráficas – Lisboa (Outubro 2010).

É Presidente do ISEC Lisboa desde Julho de 2009.