José Reis Jorge é licenciado em Filologia Germânica e em Estudos Anglo-Americanos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e mestre e doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Bristol, Reino Unido, com reconhecimento pela Universidade Católica de Lisboa.

Foi Presidente do ISEC e Diretor da Escola de Educação, tendo exercido funções de Presidente do Conselho Técnico-Científico Geral e de Coordenador de Cursos de Complemento de Formação Científica e Pedagógica e de Cursos de Pós-Graduação e Mestrado em Ciências da Educação nas Especialidades de Supervisão Pedagógica e  Administração Educacional. Entre 1990 e 1997 foi Leitor de Língua e Cultura Portuguesa na Universidade de Bristol e na Universidade de Hull, Reino Unido.

Investigador registado na Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), é membro do corpo editorial de Teaching and Teacher Education (Elsevier) e de Teaching in Higher Education (Routledge) e membro da European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI). Foi membro do Institute for English Language Teacher Development in Higher Education (IELTDHE), Reino Unido (1994-1995).

O seu trabalho de pesquisa tem-se centrado principalmente nas áreas da Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores, Supervisão e Avaliação do Trabalho Docente, Prática Reflexiva, Modelos de Supervisão no Ensino Superior, e Relações Sociais e Mediação em Contexto Escolar.