Pedro Emanuel Paiva 

NOTA BIOGRÁFICA: 

Pedro Emanuel Paiva, é especialista em comportamento canino há 19 anos e o fundador/diretor da Associação Pet B Havior.
Foi operacional e formador cinotécnico, ao serviço de uma força policial de 2002 a 2016, tendo-se especializado nas seguintes vertentes: trabalho com cães de guarda e defesa e cães de busca e salvamento, cães de terapias e de deteção de odores.

Trabalhou com cães de defesa policiais de 2002 a 2006 e, entre 2006 e 2014, fez a especialização em cães de Busca e Salvamento (em unidades colapsadas, grandes áreas e de pistagem), com participação em cenários nacionais e internacionais, no combate à emigração ilegal e tráfego humano.
Entre 2011 e 2013, integrou o projeto na área de Cães de Atividades Assistidas com escolas públicas de ensino especial e, de 2013 a 2014, participou na CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção).

Desde 2015 desenvolve com a Câmara Municipal de Oeiras um protocolo de consultadoria comportamental animal. Promove com este município a realização de diversas formações, tendo especial destaque a formação, a seu cargo, para agentes de proteção civil e policiais desta autarquia.

Foi ainda produtor de conteúdos na rádio M80 com a rúbrica “AQUI HÁ BICHO!”, onde diariamente respondia as questões relacionadas com o comportamento animal.

Desde 2016, participa no programa televisivo “SOS DONOS EM APUROS”, na CMtv, onde são por si analisados, selecionados e abordados casos reais de cães de companhia com problemas comportamentais.

Em 2017 iniciou uma parceria com a Câmara Municipal de Gondomar através de um protocolo de consultadoria comportamental animal. Promove, assim, neste município a realização de diversas formações e ações de sensibilização para o bem-estar animal.

Numa parceria com o Pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva, abraça o projeto “Passaporte Canino”, desde 2017, visando a sensibilização e formação de tutores de animais de companhia neste espaço, num ciclo formativo anual, abrindo as portas para a promoção do bem-estar e educação de cães em espaços públicos.

Coordenador do projeto de Terapias Assistidas com Cães a Crianças Vítimas de Cancro com a Associação Princesa Leonor, Fundação do Gil , com vários agrupamentos de escolas públicas do concelho de Sintra e do Centro Nuno Belmar da Costa e da Paróquia Social de São Romão de Carnaxide, em Oeiras.

Em 2018, assume funções como Consultor Externo da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mafra e com o Tribunal de Família e Menores de Mafra onde foi levado a cabo o projeto pioneiro e único em Portugal, com a utilização de cães em Intervenções Assistidas a crianças e jovens menores de idade, em contexto judicial.

Autor do livro “Eu e o meu cão”, uma edição de autor patrocinada na íntegra pela ACP Pets, que se enquadra no Planeamento de Educação Ambiental das escolas públicas e privadas de Oeiras, sendo a principal ferramenta de promoção à adoção responsável e à sensibilização e prevenção para a agressividade canina dirigida a crianças. Escreveu em 2018 o livro “DesCãoplicar”, da Porto Editora e em 2019 o “SOS DONOS EM  APUROS”, da Editora Guerra e Paz, ambos sobre a temática de treino e educação de cães enquanto animais de companhia.


 


Élia Rodrigues

NOTA BIOGRÁFICA: 

Élia Maria Alves Rodrigues, Licenciada em Educação de Infância, especializada em Educação Especial, Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas. Inicia funções docentes como Educadora de Infância e após término da especialização em Educação Especial integra o grupo de recrutamento 910, do Ministério da Educação.

Ao longo do seu percurso profissional, acumula funções de docente de Educação Especial, coordenação de departamento, coordenadora e docente de Unidades de Ensino Estruturado e funções de docente colaboradora no Instituto Superior de Educação e Ciências, do curso de Educação Básica.

Desenvolve ações de formação no âmbito da Educação Especial e também, recentemente, na área das Intervenções assistidas por Animais na Educação. Frequenta também diversas ações de formação, na procura constante de mais saber.

Incrementa e desenvolve trabalhos em contexto de Unidades de Ensino Estruturado desde o ano letivo de 2007/2008 até ao presente, ao nível do projeto de terapias assistidas por animais, com alunos do espetro do autismo, trissomia 21, dificuldades de aprendizagem, paralisia cerebral e outras deficiências.


 

   Lina Raimundo

  NOTA BIOGRÁFICA:

Integra a equipa de psicólogos da MIND – Instituto de Psicologia Clínica e Forense. Mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA).  Psicóloga com Certificação Europeia (Europsy - European Certificate Psychology) pelo Comité Nacional de Acreditação (NAC - National Awarding Committee). Formação avançada em teorias e estratégias cognitivo-comportamentais, bem como em EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing – nível 1).

Coach com Certified Professional Practitioner Coach (CPPC) pela International School of Professional Coaching (ISPC). Formadora Certificada na área do comportamento e desenvolvimento pessoal. Na Escola Técnica de Imagem e Comunicação (ETIC) ministra aulas nos módulos de “Desenvolvimento pessoal” e “Gestão do stress” nos cursos para apresentadores de rádio e televisão. Autora de várias publicações mensais para a plataforma SAPO Lifestyle. Iniciou o seu percurso profissional como psicóloga na Xerox, empresa onde continua a prestar cuidados de saúde mental.



     Mauro Paulino

   NOTA BIOGRÁFICA:

Coordenador da Mind | Instituto de Psicologia Clínica e Forense. Psicólogo Forense Consultor do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses. Doutorando em Psicologia Forense na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação na Universidade de Coimbra (FPCE-UC). Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com grau de Especialidade Avançada em Psicologia da Justiça.

Integra o Grupo de Trabalho da Ordem dos Psicólogos Portugueses – Intervenção do Psicólogo em Contexto de Violência Doméstica. Membro do Conselho Nacional de Psicólogos, um órgão consultivo que tem como principal atribuição o aconselhamento e a emissão de pareceres sobre questões colocadas pela Direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Membro do National Awarding Committee da Ordem dos Psicólogos Portugueses, no âmbito do Certificado Europeu de Psicologia – Europsy.

Coordenador da Pós-graduação de Psicologia Forense da Universidade Autónoma de Lisboa. Mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Pós-graduado em Consulta Psicológica, Psicoterapia e Neuropsicologia. Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria (PsyAssessmentLab) (FPCE-UC) e do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC). Autor e coordenador de diversos livros (e.g., “Abusadores sexuais de crianças: A verdade escondida"; "O inimigo em casa: Dar voz aos silêncios da violência doméstica”, “Violência doméstica: identificar, avaliar e intervir”, “Forensic psychology of spousal violence: Psychodynamics, Forensic Mental Health Issues and Research”, “Comportamento criminal e avaliação forense”, "Maus-tratos a pessoas idosas"). Docente convidado em várias universidades nacionais e internacionais.




Sara Calisto dos Reis 

NOTA BIOGRÁFICA: 

Sara Calisto dos Reis, nasceu em Lisboa, no dia 3 de Junho de 1992. Filha de bancários, desde cedo, já mostrava interesse por animais, no entanto foi nas artes que iniciou o seu percurso. Começou nas novelas com 4 anos, seguiu para a moda,  passou pelas dobragens de publicidades e filmes de animação, fez parte de uma girls band e terminou como apresentadora de televisão, onde durante 4 anos esteve à frente de diversos programas e rúbricas relacionadas com a temática animal.

Frequentou a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa onde tirou o Mestrado em Medicina Veterinária. Durante a licenciatura, desempenhou estágios extra-curriculares em diversos hospitais e associações do país, passando pelo Hospital Veterinário de São Bento, Hospital Veterinário do Restelo e Hospital AZP, em paralelo fez diversos congressos nacionais em medicina veterinária. Em 2018 termina o mestrado e faz estágio curricular no Hospital Veterinário do Restelo, onde desenvolveu aptidões gerais nas diferentes áreas de raciocínio clínico.

Em 2019, inicia o seu percurso profissional no Hospital Canis & Felis como médica veterinária, exercendo medicina interna, em 2020 mudou para o Hospital Veterinário Vasco da Gama onde permanece até à actualidade.




Silvana Fideli Prado

NOTA BIOGRÁFICA: 

Psicóloga formada pela FMU (Faculdades Metropolitanas zunidas) e Psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae.
Atua há mais de 30 anos em consultório particular com crianças, adolescentes, adultos e idosos. E desde 2008,com seus animais terapeutas e em Intervenções Assistidas por Animais desde 2003. A partir de 2012, fundou a ONG/ OSCIP Patas Therapeutas que atua com intervenções assistidas com cães, gatos, bichos silvestres e exóticos.
Antes da Pandemia a ONG, em SP, visitava 16 instituições, tais como Hospitais com diversas patologias - Albert Einstein, Sirio Libanês, Rededor, Darcy Vargas, AC Camargo, SEPACO,  Menino Jesus, entre outros -, Residenciais de Idosos - Albert Einstein e Sociedade Beneficente Alemã, COPOM da Polícia Militar de São Paulo, Abrigo de crianças vitimizadas, e diversas empresas e eventos. Em 2018 foram mais de 14000 atendimentos voluntários. Em 2021, em 05 instituições: Hospital Infantil Darcy Vargas, Hospital SEPACO, COPOM da Polícia Militar de São Paulo, novo Abrigo de Crianças vitimizadas e Projeto Surf Special (aula de surf para pessoas com deficiência motora, cognitiva e física).
Faz supervisão, palestras e cursos para profissionais da área da saúde e IAA, participa de Fóruns, Simpósios e Congressos (nacional e internacional) divulgando a IAA. Ministra aulas em Pós Graduação em IAA desde 2014, pelas Universidades:  Einstein, FMU, UNIP e São Camilo. Participou em várias obras e eventos, tais como: participação no livro: Terapia Assistida por Animais, Chelini MO. e Otta E.. Cap.10, pág.230-231; participação no CRP (Conselho Regional de Psicologia/SP) no grupo de Intervenções Assistidas por Animais; participação em 02 Comitês de Ética no uso do animal em pesquisas: Instituto Butantan e IPEN (Instituto de Pesquisa Energética e Nucleares).