- 1º ANO
1º ANO
HORAS
ECTS
Expressão e Comunicação / Expression and Communication
60
6
Noções de Sociologia / Fundamentals of Sociology
45
4
Psicologia Social / Social Psychology
60
6
Práticas de Animação Social e Comunitária I / Practices of Social and Community Animation I
45
5
Cidadania e Multiculturalidade / Citizenship and Multiculturality
45
5
Comunidade, Saúde e Educação / Community, Health and Education
45
4
Biologia e Comportamento / Biology and Behavior
45
4
Intervenção Social e Comunitária na Infância e na Adolescência / Social and Community Intervention in Childhood and Adolescence
45
5
Intervenção Social e Comunitária na População Idosa / Social and Community Intervention in the Elderly Population
45
5
Introdução às Populações em Risco Social / Introduction to Populations at Social Risk
60
6
Análise de Dados em Ciências Sociais / Data Analysis in Social Sciences
45
4
Práticas de Animação Social e Comunitária II / Practices of Social and Community Animation II
60
6
- 2º ANO
2º ANO HORAS ECTS Inclusão Social e Desenvolvimento Comunitário / Social Inclusion and Community Development
45
5
Direito e Legislação Social / Law and Social Legislation
45
4
Ética e Deontologia Profissional / Professional Ethics and Deontology
45
4
Psicologia das Relações Interpessoais e Dinâmicas de Grupo / Psychology of Interpersonal Relationships and Group Dynamics
60
6
Práticas de Intervenção Social e Comunitária III / Practices of Social and Community Animation II
60
6
Projetos em Intervenção Social e Comunitária / Social and Community Intervention Projects
45
5
Estágio / Internship
795
30
CTESP EM INTERVENÇÃO SOCIAL E COMUNITÁRIA
Aprovado em Aviso n.º 5459/2018
COORDENADOR
Doutor Adelino Antunes
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Candidatura Online Pedido de Informação
QUEM PODE SER ADMITIDO E RAZÕES PARA ENTRAR NUM CTeSP [+]
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Conceber, implementar e avaliar projetos, programas e estratégias de intervenção social adequados aos diversos contextos comunitários, nomeadamente, a inclusão social de pessoas com deficiência, a integração comunitária de minorias étnicas e de populações emigrantes, promover um desenvolvimento saudável especialmente na infância, adolescência e terceira idade; intervir em diversas áreas de trabalho social e contribuir para o desenvolvimento comunitária; coordenar serviços e recursos sociais e institucionais com estes fins.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Analisar e intervir com diferentes tipos de população: crianças, jovens, idosos, grupos socialmente excluídos, minorias étnicas; diagnosticar situações-problema em intervenção social e comunitária para diferentes contextos e populações; conceber projetos de intervenção social e comunitária para diferentes contextos e populações; implementar e gerir projetos de intervenção social e comunitária em diferentes contextos e populações; avaliar projetos de intervenção social e comunitária em diferentes contextos e populações; coordenar serviços de apoio social e comunitário; coordenar recursos sociais e institucionais com autonomia supervisionada.
DESTINATÁRIOS
+ Alunos com o Ensino Secundário completo (qualquer que seja a via, com ou sem exames nacionais)
+ Alunos do regime de acesso para Maiores de 23
+ Alunos com um diploma de um CET (Curso de Especialização Tecnológica)
+ Alunos com diplomas de Ensino Superior (reconversão profissional)
PRINCIPAIS SAÍDAS PROFISSIONAIS
+ Áreas de animação sociocultural
+ Apoio à infância
+ Apoio psicossocial
+ Apoio a crianças e jovens em risco de exclusão social
+ Apoio à população sénior
ENTIDADES PARCEIRAS
Centro Social Paroquial Nossa Senhora do Cabo - Linda-a-Velha - Cuidado de Idosos - Centro de Dia e Lar; Associação Juvenil Ponte Rio de Mouro - Componente de apoio à família; Raízes, Associação de apoio à criança e ao jovem Lumiar Apoio comunitário aos jovens; Associação de Solidariedade SUBUD Alfragide Apoio comunitária a crianças e jovens; Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica Dr. António Torrado e JI Cacém n.º 2 – Cacém - Componente de apoio à família e apoio comunitário a crianças e jovens; Casa Seis - Associação para o Desenvolvimento Comunitário Mira Sintra Apoio e desenvolvimento comunitário; Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Sintra Oriental Cacém Proteção menores; Associação de Pais e Encarregados de Educação Da Escola Básica Mário Cunha Brito – Belas Prevenção primária e componente de apoio à família; Centro Social e Paroquial de Barcarena.
TÍTULO CONFERIDO
Técnico Superior Profissional em Intervenção Social e Comunitária
HORÁRIO
Diurno e/ou noturno.
* O ISEC Lisboa poderá abrir turmas em regime noturno/diurno, dependendo do número de estudantes matriculados e respetivas preferências.
PLANO DE ESTUDOS
DURAÇÃO TOTAL DO CURSO
2 anos
CONDIÇÕES DE ACESSO
+ Regime de Acesso Ensino Secundário Completo
+ Regime de Acesso para Maiores de 23 anos
+ Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica – Titulares de diploma de Técnico Superior Profissional – Titulares de Outros Cursos Superiores;
PRÉ-REQUISITOS
N/A
EQUIPAMENTOS E MATERIAL DIDÁTICO
Biblioteca com acervo bibliográfico: mais de 13 700 livros e 166 títulos de periódicos; ginásio com equipamentos: kit multiactividades SC2006E; kit de equilíbrio SC835E; lote de 48 peças de marcação U1002E; túnel azul SC637E (10); paraquedas SC283E; kit de paraquedas 551750E; sacofantasma 531330E (10); cestos metálico de bolas U790E; suporte de arcos mural U792E; mala gigante de 42 instrumentos SC985E; conjunto de 8 sinetes 407041E; bola insuflável palha SC116E (10); campo de jogos; edifício J – área multiusos e galeria de exposições (273 m2).
ACREDITAÇÕES E RECONHECIMENTO
+ Aviso n.º 5459/2018, publicado em Diário da República, 2.ª série — N.º 79 — 23 de abril de 2018