Acreditado pela Decisão NCE/14/01117 do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, publicada em 9 de Julho de 2015. Despacho 9810/2015
Rectificação do Despacho 9810/2015, de 14 de Agosto de 2015.

Coordenador Mestrado em Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho

 

COORDENADOR
Doutor Gomes de Oliveira
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Candidatura Online Pedido de Informação

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

Este Mestrado visa qualificar e especializar Técnicos Superiores de Segurança no Trabalho, no quadro do desempenho de funções de gestão e/ou direção em Entidades públicas ou privadas. A formação ministrada é avançada e transversal à atividade relacionada com a Segurança e Saúde no Trabalho, e visa conhecimentos e competências de gestão, complementares e abrangentes, numa perspetiva de otimização do desempenho operacional em ambiente empresarial, sem descurar a necessária vertente de investigação e desenvolvimento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

A Segurança, como objetivo a procurar, é um processo global, sistémico e dinâmico. Abordar, eficaz e eficientemente, a Segurança significa geri-la. O processo de Gestão da Segurança é essencial para a obtenção de resultados práticos de minimização do risco. O Mestrado em Gestão da SST tem como objetivo dotar os formandos com competências, para gerir, orientar e coordenar ações de elevada responsabilidade no tecido económico nacional, desenvolver estudos, projetos e investigação científica nesta área, produzindo conhecimento quer quanto à formação teórica e conceptual de base, quer no que respeita à ligação com casos práticos atuais e com a vivência dos problemas que sentirão enquanto profissionais, oferecendo uma visão global e abrangente dos temas, tendências e evolução da SST, ao mesmo tempo que desenvolve linhas de pensamento e ação específicas e dirigidas à resolução concreta dos problemas que, no quadro organizacional, se colocam à gestão da SST. 

DESTINATÁRIOS

+ Diplomados em Engenharia de Segurança no Trabalho e em Higiene e Segurança no Trabalho
+ Diplomados do Ensino Superior em áreas afins: Detentores do Título Profissional de Técnico Superior de Segurança no Trabalho Grau VI (ACT)
+ Detentores de um currículo profissional relevante na área (CTC)
+ Diplomados em Estabelecimentos de Ensino Superior estrangeiros com currículos considerados equivalentes aos nacionais exigíveis (CTC)

PRINCIPAIS SAÍDAS PROFISSIONAIS

+ Técnico Superior de Segurança no Trabalho / Gestor de Segurança e Saúde no Trabalho em instituições, púbicas e privadas, como responsável da equipa de segurança e saúde no trabalho
+ Dirigente / Técnico Superior especializado em seguradoras
+ Consultor de Segurança e Saúde no Trabalho
+ Docente

ENTIDADES PARCEIRAS

ACT - Autoridade para as Condições de Trabalho; OET - Ordem dos Engenheiros Técnicos; OEA - Ordem dos Engenheiros de Angola; OECV - Ordem dos Engenheiros de Cabo Verde; COFEA - Conselho Federal de Engenharia e Agronomia do Brasil; IPL - Instituto Politécnico de Lisboa; EPGE - Escola Profissional Gustave Eiffel; CMS - Câmara Municipal de Sintra; CML - Câmara Municipal de Lisboa; ASVDS - Associação Vertentes e Desafios da Segurança; Diversas Empresas Industriais, através da Rede Know How Know Now.

TÍTULO CONFERIDO

Mestre em Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho

HORÁRIO

Diurno e noturno

PLANO DE ESTUDOS

1º ANO

SEMESTRE ECTS
Segurança Integrada   1º Semestre 5
Legislação, Regulamentação e Normalização da SST  1º Semestre 5
Avaliação e Controlo de Riscos  1º Semestre 15
Investigação de Acidentes e Transferência de Responsabilidades 1º Semestre 5
Gestão Estratégica e Planeamento  2º Semestre 12
Integração de Sistemas de Gestão  2º Semestre 8

Segurança Comportamental 

2º Semestre 5

Seminário I 

2º Semestre 5
2º ANO SEMESTRE ECTS
Ética e Deontologia de SST 1º Semestre 5
Ferramentas da Investigação Científica  1º Semestre  8
Economia do Trabalho e Gestão da Segurança 1º Semestre 7

Seminário II 

1º Semestre 5
Dissertação de Mestrado 2º Semestre 35

DURAÇÃO TOTAL DO CURSO

2 anos (4 Semestres num total de 120 ECTS)

CONDIÇÕES DE ACESSO

+ Edital do Mestrado em Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho

PRÉ-REQUISITOS

Titulares de grau superior em áreas afins ao curso ou outros candidatos, designadamente Técnicos Superiores de Segurança no Trabalho ou com currículo considerado relevante pelo CTC

EQUIPAMENTOS E MATERIAL DIDÁTICO

Sala de estudo, plataforma Moodle, recursos bibliográficos

ACREDITAÇÕES E RECONHECIMENTO

+ Acreditado pela Decisão NCE/14/01117 do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, publicada em 9 de julho de 2015.
+ Despacho 9810/2015, publicado no Diário da República, 2ª série- nº 167 de 27 de agosto de 2015. Retificação do Despacho 9810/2015, de 14 de agosto de 2015. 

 


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS