Aprovado em Despacho nº 10715/2015
Acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

COORDENAÇÃO

Coordenador do Mestrado em Ensino do Inglês

 

Doutor José Reis Jorge
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Candidatura Online Pedido de Informação

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

Este Mestrado pretende que os alunos possam: desenvolver competências linguísticas, sociais e culturais; adquirir um conhecimento das principais teorias linguísticas e psicopedagógicas que informam o processo de ensino-aprendizagem de uma segunda língua; Adquirir um conhecimento de metodologias inovadoras e de suportes tecnológicos; analisar conteúdos para o ensino precoce da língua inglesa; desenvolver um repertório didático para o ensino precoce da língua inglesa; adquirir conhecimentos de organização e implementação pedagógica em ambientes de aprendizagem contemporâneos; desenvolver competências fundamentais para a intervenção em contextos educativos; desenvolver competências orientadas para a análise de situações educativas complexas e para a investigação em educação; promover a construção destas competências em articulação teoria/prática; promover a reflexão, responsabilidade, especialização e ética profissional; desenvolver competências no âmbito de uma participação ativa nas instituições escola.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

No final do curso, pretende-se que os alunos sejam capazes de: Compreender os processos de ensinoaprendizagem e os vários contextos em que estes se desenvolvem; aplicar conhecimento no âmbito do desenvolvimento infantil neste contexto educativo especifico; aplicar conhecimento na planificação e avaliação da prática pedagógica; mobilizar conhecimento no domínio de projetos educativos e aplicar nas instituições onde desenvolve a sua prática; promover o desenvolvimento das crianças no âmbito da língua oral e escrita, bem como do conhecimento do mundo, das expressões e culturas de língua inglesa; criar situações de aprendizagem que incentivam a observação, a exploração e manipulação de diversos materiais de acordo com os interesses das crianças e respeitando a integração do currículo; desenvolver metodologias atendendo aos conteúdos trabalhados, às características do grupo; planificar a intervir intencionalmente tendo em conta o desenvolvimento global das crianças.

DESTINATÁRIOS

Licenciados em Educação Básica ou em cursos superiores equivalentes

PRINCIPAIS SAÍDAS PROFISSIONAIS

Docência da Língua Inglesa no 1º ciclo do ensino básico em escolas que ministrem o ensino básico, públicas ou privadas, ATL’s e outras organizações educativa

ENTIDADES PARCEIRAS

Instituições de ensino público e privado que ministram o ensino do 1.º ciclo do ensino básico e que colaboram no desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes

TÍTULO CONFERIDO

Mestre em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico

HORÁRIO

Diurno e noturno

PLANO DE ESTUDOS

1º ANO

SEMESTRE ECTS
Didática do Inglês na Infância I  1º Semestre 5
Métodos e Técnicas de Investigação em Educação 1º Semestre 2
Psicologia Educacional  1º Semestre 2
Desenvolvimento da Linguagem na Infância  1º Semestre 2
Inglês C2 I  1º Semestre 4
Didática do inglês oral I  1º Semestre 5

Prática de Ensino Supervisionada I 

1º Semestre 10
Didática do Inglês Oral II  2º Semestre 5
Didática do Inglês na Infância II  2º Semestre 5
Inglês C2 II  2º Semestre 4
Inglês Oral  2º Semestre 4
Projeto Curricular Integrado  2º Semestre 2
Prática de Ensino Supervisionada I  2º Semestre 10
2º ANO SEMESTRE ECTS
Novas Tecnologias no Ensino do Inglês na Infância  1º Semestre 5
Inglês C2 III  1º Semestre 4
Culturas de Expressão Inglesa  1º Semestre  4
Necessidades Educativas Especiais e Diferenciação Pedagógica  1º Semestre 2

Seminário de Apoio ao Relatório Final 

1º Semestre 3
Ética e Deontologia Profissional 1º Semestre 2
Prática de Ensino Supervisionada II  1º Semestre 10

DURAÇÃO TOTAL DO CURSO

2 anos (4 Semestres num total de 120 ECTS)

CONDIÇÕES DE ACESSO

 + Edital do Mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico

PRÉ-REQUISITOS

+ Detentores de um mínimo de 80 créditos em inglês de acordo com o Decreto-Lei n.º 176/2014 de 12 de dezembro
+ Nos termos do art. 17.º do Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, os candidatos devem ter aprovação na prova de conhecimentos de Língua Portuguesa composta por um exame e uma entrevista a realizar no ISEC Lisboa

EQUIPAMENTOS E MATERIAL DIDÁTICO

Sala de estudo, plataforma Moodle, recursos bibliográficos

ACREDITAÇÕES E RECONHECIMENTO

+ Aprovado em Despacho nº 10715/2015 

 


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS