Curso creditado pelo CCPFC com o registo nº CCPFC/CFE-3338/18 e constitui habilitação profissional para o grupo de recrutamento da educação especial 910


 


COORDENADORA
Doutora Patrícia Pacheco
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  • Nota Biográfica +

    Patrícia Pacheco:

    1997 – Licenciatura em Psicologia Educacional (ISPA);
    2003 – Mestrado em Psicologia – Desenvolvimento Humano (Universidade Lisboa – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação)
    2013 – Doutoramento em Ciências da Educação – ramo Psicologia Educacional (Universidade Aberta)
    Docente na Formação Inicial de Professores (desde 1999) nas áreas da Psicologia do Desenvolvimento e Educação; Desenvolvimento e Aquisição da Linguagem; Expressões (ex: Expressão Dramática, Corpo e Movimento).
    Docente nos Mestrados de Educação Pré-escolar e Ensino Básico 1º CEB na área da Psicologia Educacional (desde 2012).
    Docente no Mestrado Integrado em Psicologia do ISPA  (desde 2016).
    Colaboradora na equipa do Centro de Investigação em Educação (CIE/ISPA).
    Professora Adjunta do ISEC-Lisboa (docente na Licenciatura em Educação Básica, nos Mestrados de Educação Pré-escolar e Educação Pré-escolar/Ensino Básico 1º CEB e CETESP de Apoio à Infância. Coordenadora da Pós-Graduação em Ensino Especial – Domínio Cognitivo-Motor.

 

Candidatura Online Pedido de Informação

PROPINAS

Propina total 1000€ (em 10 mensalidades)
Inscrição 50€

HORÁRIO

Quinta-feira das 18h30m às 21h30m e sábado das 9h00 às 13h00 (Lisboa)
Sábado das 09h30m às 13h00 e das 14h00 às 19h00 (Entroncamento)

OBJETIVOS DO CURSO

A organização da estrutura curricular deste Curso de Especialização em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor, que se propõe, teve subjacente a aquisição e o desenvolvimento de competências que devem caracterizar o futuro profissional nesta área de especialidade ou relacionados com a Educação Especial.

O objetivo geral do Curso de Especialização é a aquisição de conhecimentos científicos, pedagógicos e técnicos nesta área, de forma a qualificar os profissionais para o exercício das funções de apoio, de acompanhamento e de intervenção em indivíduos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Como objetivos específicos, pretende-se desenvolver competências de análise crítica, de intervenção, de formação, de supervisão, de avaliação e de consultoria na área da Educação Especial.

De uma forma sucinta os objetivos desta formação passam por:

  • Distinguir o desenvolvimento “normal” e “atípico” do ser humano;
  • Conhecer e desenvolver conteúdos programáticos que fundamentem o ato educativo;
  • Identificar as necessidades educativas específicas e desenvolvimento de experiências de aprendizagem adequadas;
  • Desenvolver competências específicas de ensino e aprendizagem; conhecimento e utilização de instrumentos de avaliação e de intervenção que promovam a diferenciação pedagógica;
  • Utilizar novas tecnologias de informação e aplicar sistemas aumentativos e alternativos de comunicação com vista ao sucesso académico e de inclusão das crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais;

 

PLANO DE ESTUDOS

UNIDADE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

ECTS

Sistema Educativo e Escola Inclusiva/Educação para a Diversidade

25H 5
Motivação, Aprendizagem e Promoção do Sucesso Educativo 25H 5

Perturbações do Desenvolvimento I

25H 6

Avaliação em Necessidades Educativas Especiais no domínio cognitivo e motor

25H 7
Perturbações do Desenvolvimento II 25H 6
Intervenção em Necessidades Educativas Especiais no domínio cognitivo e motor 25H 7

Tecnologias e Necessidades Educativas Especiais

25H  6

Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação

25H  6

Metodologias de Investigação em Educação e Trabalho de Projeto

50H  12

TOTAL

250H 60

 

 

 


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS