- Nota Biográfica +
Patrícia Pacheco:
1997 – Licenciatura em Psicologia Educacional (ISPA);
2003 – Mestrado em Psicologia – Desenvolvimento Humano (Universidade Lisboa – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação)
2013 – Doutoramento em Ciências da Educação – ramo Psicologia Educacional (Universidade Aberta)
Docente na Formação Inicial de Professores (desde 1999) nas áreas da Psicologia do Desenvolvimento e Educação; Desenvolvimento e Aquisição da Linguagem; Expressões (ex: Expressão Dramática, Corpo e Movimento).
Docente nos Mestrados de Educação Pré-escolar e Ensino Básico 1º CEB na área da Psicologia Educacional (desde 2012).
Docente no Mestrado Integrado em Psicologia do ISPA (desde 2016).
Colaboradora na equipa do Centro de Investigação em Educação (CIE/ISPA).
Professora Adjunta do ISEC-Lisboa (docente na Licenciatura em Educação Básica, nos Mestrados de Educação Pré-escolar e Educação Pré-escolar/Ensino Básico 1º CEB e CETESP de Apoio à Infância. Coordenadora da Pós-Graduação em Ensino Especial – Domínio Cognitivo-Motor.
PÓS-GRADUAÇÃO // EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
Curso creditado pelo CCPFC com o registo nº CCPFC/CFE-3529/21 e constitui habilitação profissional para o grupo de recrutamento da Educação Especial 910
(Apesar da Pós-Graduação estar aberta a todos os interessados, aqueles que pretendam a habilitação profissional para o grupo de recrutamento da Educação Especial 910, têm de ter 5 anos de serviço, reconhecido pelo Ministério da Educação, como Educador(a) de Infância, Professor(a) do Ensino Básico ou do Ensino do Secundário, de qualquer grupo de recrutamento, à data de início desta Pós-Graduação)
COORDENAÇÃO DE CURSO
![]() |
Doutora Patrícia Pacheco
|
Pré-Inscrições e Candidaturas
Candidaturas ano letivo 2022_23*
*Nota Prévia: O Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e as Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. estão abertos ao longo de todo o ano letivo.
Pré-inscrições Candidatura Online
CANDIDATURAS ABERTAS:
Lisboa | 5.ª edição | Início: 12 de outubro de 2022
Entroncamento | 4.ª edição | Início: 30 de abril de 2022
Abertura condicionada ao número mínimo de inscritos estipulados pelo ISEC Lisboa
PROPINAS
- Pronto pagamento: 1100€ ou em 10 mensalidades de 110€
- Inscrição: 50€
HORÁRIO
- Quarta-feira das 18h30 às 21h30 e sábados das 9h às 13h (Lisboa)
- Sábados das 9h30-13h00 e das 14h00-16h30 (Entroncamento)
OBJETIVOS DO CURSO
A organização da estrutura curricular deste Curso de Especialização em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor, que se propõe, teve subjacente a aquisição e o desenvolvimento de competências que devem caracterizar o futuro profissional nesta área de especialidade ou relacionados com a Educação Especial.
O objetivo geral do Curso de Especialização é a aquisição de conhecimentos científicos, pedagógicos e técnicos nesta área, de forma a qualificar os profissionais para o exercício das funções de apoio, de acompanhamento e de intervenção em indivíduos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Como objetivos específicos, pretende-se desenvolver competências de análise crítica, de intervenção, de formação, de supervisão, de avaliação e de consultoria na área da Educação Especial.
De uma forma sucinta os objetivos desta formação passam por:
- Distinguir o desenvolvimento “normal” e “atípico” do ser humano;
- Conhecer e desenvolver conteúdos programáticos que fundamentem o ato educativo;
- Identificar as necessidades educativas específicas e desenvolvimento de experiências de aprendizagem adequadas;
- Desenvolver competências específicas de ensino e aprendizagem; conhecimento e utilização de instrumentos de avaliação e de intervenção que promovam a diferenciação pedagógica;
- Utilizar novas tecnologias de informação e aplicar sistemas aumentativos e alternativos de comunicação com vista ao sucesso académico e de inclusão das crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais;
PLANO DE ESTUDOS
UNIDADE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
ECTS |
Sistema Educativo e Escola Inclusiva/Educação para a Diversidade |
25H | 5 |
Motivação, Aprendizagem e Promoção do Sucesso Educativo | 25H | 5 |
Perturbações do Desenvolvimento I |
25H | 6 |
Avaliação em Necessidades Educativas Especiais no domínio cognitivo e motor |
25H | 7 |
Perturbações do Desenvolvimento II | 25H | 6 |
Intervenção em Necessidades Educativas Especiais no domínio cognitivo e motor | 25H | 7 |
Tecnologias e Necessidades Educativas Especiais |
25H | 6 |
Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação |
25H | 6 |
Metodologias de Investigação em Educação e Trabalho de Projeto |
50H | 12 |
TOTAL |
250H | 60 |