COORDENAÇÃO DO CURSO

Doutora Clara Pérez
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Nota Biográfica +

    Doutorada em Biomedicina e Ciências da Saúde pela Universidade Europeia de Madrid. Graduada em Ótica e Optometria pela Universidade de Santiago de Compostela. Mestre em Investigação em Ciências da Visão pela Universidade de Alcalá, Mestre em Optometria Clínica e Hospitalar pelo Centro Boston de Optometria, Mestre em Últimos Avanços em Terapia Visual, Mestre em Cuidados Optométricos para Pacientes com Patologia Ocular e Mestre em Adaptação Avançada de Lentes de Contato pela Universidade de Valência.
    Atualmente exerce a sua atividade profissional como docente e coordenadora da Licenciatura de Ótica e Optometria do ISEC Lisboa

Doutor Miguel Ángel Sánchez Tena

  • Nota Biográfica +

    Doutor em Ótica, Optometria e Visão em 2011 pela Universidade Complutense de Madrid com uma qualificação excecional cum laude. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Europeia de Madrid. Optometrista clínico especialista na área de optometria, contactologia e baixa visão.
    Autor de mais de 35 publicações em revistas científicas nacionais e internacionais com impacto, e comunicações orais/pósteres em congressos internacionais. Professor universitário da Licenciatura e Mestrado em Ótica e Optometria da Universidade Complutense de Madrid. Assessor científico-investigador do ISEC Lisboa.


Pré-Inscrições e Candidaturas

>> Candidaturas
*Nota Prévia: O Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e as Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. estão abertos ao longo de todo o ano letivo.

Pré-inscrições    Candidatura Online


INÍCIO: 19 DE SETEMBRO DE 2022

Os estabelecimentos óticos representam um serviço de atenção primária à população. Por isso, o ótico-optometrista necessita de uma formação sanitária, assim como de comunicação e gestão.
Este curso de pós-graduação oferece técnicas, métodos e exemplos de gestão de estabelecimentos óticos e de como conciliar a função de prestação de serviços óticos com a necessária projeção de negócios que se deve ter.
Por sua vez, este curso de pós-graduação oferece um módulo sobre investigação em ciências da saúde, que permitirá ao estudante obter conhecimentos sobre a qualidade da investigação e da cooperação científica. Assim como, promover a colaboração com empresas para melhorar os serviços à sociedade.
Os estudantes poderão fazer módulos independentes, obtendo um certificado após a conclusão e superação, ou fazer todos os módulos para obter o título de "Pós-Graduação em Gestão e Investigação de Serviços Ótico-Optométricos".

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

A Pós-Graduação em Gestão e Investigação dos Serviços Óticos-Optométricos desenvolve as competências de gestão, planeamento e coordenação, que proporcionem aos estudantes os conhecimentos necessários à introdução na gestão de serviços óticos. Paralelamente, adquirirão os conhecimentos necessários para realizar a gestão da ótica desde o ponto de vista económico, financeiro, de recursos humanos, etc.; e permitirá que iniciem no marketing por meio de políticas de preço, produto, distribuição e comunicação. Esta pós-graduação permitirá aos alunos o acesso a cargos de gestão e liderança em estabelecimentos ou cadeias óticas e laboratórios óticos


DESTINATÁRIOS

Profissionais da indústria ótica que desejam ampliar seus conhecimentos sobre os atuais requisitos de gestão, para um sistema de qualidade e melhoria contínua em seu negócio / empresa.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Módulo “Gestão empresarial de estabelecimentos óticos”
    - Conhecer e aplicar as principais competências sociais a desenvolver na área da saúde;
    - Desenvolver aptidões de comunicação e sociais que garantam o sucesso na abordagem profissional;
    - Conhecer e aplicar os aspetos técnicos, económicos, ergonómicos, psicológicos, sanitários e jurídicos da prevenção de riscos ocupacionais;
    - Aconselhar e orientar, a nível técnico, sobre recursos humanos;
    - Aplicar adequadamente os conceitos jurídicos e económicos básicos associados à função de recursos humanos.

  • Módulo “Gestão comercial”
    - Executar e gerir a organização comercial da empresa;
    - Capacidade de analisar e avaliar os benefícios económico-financeiros de cada ação comercial, a médio e longo prazo;
    - Capacidade de ter uma ótima relação comercial com os diversos canais de distribuição;
    - Domínio do conhecimento técnico dos diferentes produtos de inovação.

  • Módulo "Marketing"
    - Capacidade de dominar as técnicas mais relevantes em processos de vendas;
    - Determinar técnicas e estratégias de marketing com base nas diferentes áreas de atividade e circunstâncias do ambiente e do mercado;
    - Competências no uso de ferramentas e estratégias de marketing digital;
    - Conhecer e aplicar os fundamentos do marketing de saúde.

  • Investigação em Ciências da Saúde
    - Capacidade de desenhar e executar projetos de investigação;
    - Capacidade de selecionar o método de análise apropriado;
    - Capacidade de trabalhar com o programa estatístico SPSS para análise de dados;
    - Capacidade de redação de um artigo científico e sua divulgação.


PREÇÁRIO

  • Inscrição: 100 €
  • Curso completo: 990 €
  • Módulos considerados individualmente:
  • Módulo 1 – 365 €
  • Módulo 2 – 290 €
  • Módulo 3 – 290 €
  • Módulo 4 – 290 €
  • Exame de recurso: 250 €
  • Os descontos não são acumuláveis.


REGIME

E-learning


DURAÇÃO TOTAL DO CURSO

102 horas.


HORÁRIO

Sextas-feiras (18h00-22h00) e/ou sábados (10h00-14h00).

PLANO DE ESTUDOS

    UNIDADES CURRICULARES

    DOCENTES

    HORAS
    TOTAIS

   HORAS/CONTATO

    ECTS

Gestão empresarial de estabelecimentos óticos Direção de equipa de trabalho

25h

6h  5
Habilidades no relacionamento com os pacientes

25h

6h
Recursos humanos em estabelecimentos óticos

25h

6h
Prevenção do risco ocupacional

25h

6h
Gestão comercial Distribuição comercial e logística

20h

4h 4
Relacionamento com fornecedores e conhecimento dos produtos   

20h

5h
Margens comerciais

20h

5h
Ferramentas de gestão para relacionamento com o cliente   

20h

5h
Técnicas de negociação   

20h

5h
Marketing Marketing na área empresarial e no setor ótico

20h

5h 4   
Planeamento

20h

5h
Técnicas de vendas

20h

5h
Gestão de publicidade

20h

5h
Comunicação e publicidade no meio online

20h

4h
Investigação em ciências da saúde Estatísticas para a ciências da saúde

20h

5h 4    
 Armazenamento de dados e iniciação ao SPSS

20h

5h
Estatística descritiva

20h

5h
Análise paramétrica e não paramétrica   

20h

5h
Análise de variáveis quantitativas e qualitativas

20h

4h
 TOTAIS 425h 102h 17