• DGID 1
  • DGID 2
  • DGID 3

DIREÇÃO

Doutora Ana Oliveira

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


 A Direção Geral para a Investigação e Desenvolvimento (DGID) constitui uma unidade orgânica transversal às Escolas e Unidades de Investigação do Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa (ISEC Lisboa).

A DGID tem como missão (artigo 2.º do Regulamento da DGID) promover a cultura científica do ISEC Lisboa, de modo sustentado e organizado, no sentido de contribuir para a transferência de conhecimento e afirmação do saber como salvaguarda dos valores ligados à dignidade do ser humano em todas as vertentes: social, política, educacional, económica, científica e cultural. Para tanto cabe-lhe participar ativamente na definição da política de investigação do ISEC Lisboa, em articulação com o Conselho de Direção, bem como apoiar e coordenar a atividade de produção científica e disseminação de conhecimento do ISEC Lisboa.

OBJECTIVOS DA DGID
De entre os vários objetivos da DGID (artigo 3.º do Regulamento da DGID) salientam-se:

  • Coordenar as iniciativas e práticas de I&DT dos Centros de I&DT do ISEC Lisboa;
  • Promover o relacionamento e trabalho de pesquisa interdisciplinar no seio do ISEC Lisboa;
  • Promover e apoiar o intercâmbio científico e o estabelecimento de parcerias com instituições públicas e privadas e investigadores, nacionais e internacionais, com interesses científicos em áreas de I&DT de interesse para o ISEC Lisboa;
  • Promover a formação de recursos humanos nos domínios de interesse para o ISEC Lisboa;
  • Contribuir para o debate e a divulgação do conhecimento referentes às áreas de I&DT do ISEC Lisboa, contribuindo, deste modo, para tomadas de decisão informadas e cientificamente fundamentadas;
  • Promover e incentivar a participação dos estudantes em atividades de I&DT.

 

 A Comissão Científica é um órgão de natureza consultiva sobre matérias de índole técnico-científica, que tem como atribuições dar parecer sobre (i) propostas de projetos de I&DT apresentados pelos Centros de I&DT ou por outros órgãos do ISEC Lisboa; (ii) o estabelecimento de protocolos com instituições e/ou entidades prestadoras de serviços no âmbito das linhas de I&DT do ISEC Lisboa; e, (iii) a avaliação do trabalho científico realizado no seio dos Centros de I&DT.

A Comissão Científica é constituída pelo Diretor Geral da DGID, que preside a esta Comissão, os Diretores dos Centros de I&DT, os Investigadores Principais (PI) dos Centros de I&DT e o Presidente do Conselho Técnico-Científico do ISEC Lisboa. Poderão integrar a Comissão Científica, por convite do Diretor Geral, outras personalidades de curriculum relevante em áreas consideradas estratégicas para o ISEC Lisboa.

 

 A Comissão de Ética é um órgão de natureza consultiva, dotado de independência técnica e científica, dedicado à promoção e garantia de padrões éticos nos domínios da I&DT do ISEC Lisboa. Esta Comissão exerce as suas competências orientadas pelos princípios de dignidade e não discriminação, bem como de respeito pela autonomia, liberdade intelectual, integridade e transparência. A Comissão de Ética dispõe de regulamento próprio, aprovado pelos seus membros e homologado pelo Presidente do ISEC Lisboa.

A Comissão de Ética do Lisboa, nomeada a 14 de junho de 2021, é constituída pelos seguintes membros: Doutora  Fátima Pacheco (ISCAP), Doutora Fátima Ramalho (ISEC LIsboa), Doutora Isabel Baltazar (ISEC Lisboa), Doutor José Reis Jorge (ISEC Lisboa) e Doutora Marta Mendonça (FCSH/UNL).

 


 
 

ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS