• portal docente 1
  • portal docente 2

-PORTAL DO DOCENTE


DOUTORA MARIA JOSÉ ARTIAGA CONDE BARREIROS
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Investigador Integrado: Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
GABINETE
SCOPUS
ORCID: 0000-0003-1706-6754
RESEARCHER ID
CIÊNCIA ID: 381C-D153-759B
GOOGLE SCHOLAR

Colocar aqui a nota biográfica 

QUALIFICAÇÕES ACADÉMICAS

UNIVERSIDADE/INSTITUIÇÃO
TIPO CURSO ANO
Universidade de Londres - Royal Holloway Doutoramento Musicologia 2007
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Mestrado Ciências Musicais 1999
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Licenciatura Ciências Musicais 1995


ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO

Ensino de Música; Práticas Musicais em Portugal no séc. XIX e XX


ATIVIDADES LETIVAS

ANO LETIVO
SEMESTRE NOME DA UNIDADE CURRICULAR CURSO COORDENAÇÃO
2020/2021 Expressão Musical Licenciatura em Educação Básica            —
2020/2021 Oficina de Expressões Artísticas Licenciatura em Educação Básica            —
2020/2021 Oficina de Expressões CTESP Apoio à Infância            —
2020/2021 Práticas Expressivas na Infância Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo            —
2020/2021 Movimento, Música e Drama CTESP Apoio à Infância            —


ORIENTAÇÕES

TESES DE DOUTORAMENTO (x)

TIPO DE ORIENTAÇÃO
NOME ESTUDANTE TÍTULO DA TESE ESTADO INSTITUIÇÃO ANO DE INÍCIO ANO DE CONCLUSÃO
Co-orientação

Ana Margarida d´Aires Pinto Basto Carreira

O repertório de Canto Coral na educação das crianças em Portugal durante o período salazarista Início Universidade de Évora     2021          —

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO (x)

TIPO DE ORIENTAÇÃO
NOME ESTUDANTE TÍTULO DA TESE ESTADO INSTITUIÇÃO ANO DE INÍCIO ANO DE CONCLUSÃO
Orientadora Pandora Saldanha e Serra A aprendizagem dos instrumentos musicais com crianças dos 3 aos 5 anos Finalizada ISEC Lisboa         — 2016
Orientadora Maria Joana Granate Leite Santos A Influência da Música no Desenvolvimento Psicomotor Finalizada ISEC Lisboa         — 2016
Orientadora Ana Luísa  Baleiras Funenga Ensino Básico e a sua articulação com as outras áreas do currículo: Contributo das expressões artísticas nas aprendizagens das crianças Finalizada ISEC Lisboa         — 2016
Orientadora Ana Patrícia Ribeiro Garcia Canelas As Expressões na Educação Pré-escolar: A importância das expressões na autorregulação de comportamentos Finalizada ISEC Lisboa        — 2015

TRABALHOS FINAIS DE LICENCIATURA (x)

TIPO DE ORIENTAÇÃO
NOME ESTUDANTE TÍTULO DA TESE ESTADO INSTITUIÇÃO ANO DE INÍCIO ANO DE CONCLUSÃO
                  —               —             —       —           —               —                   —
 

CITAÇÕES WEB OF SCIENCE / SCOPUS

WEB OF SCIENCE Informação Informação
SCOPUS Informação Informação

LISTA DE PUBLICAÇÕES

Revistas Científicas

Revistas Científicas Indexadas (xx)
             
Ano Autores Título Revista Páginas nº citações Web of Science ® nº citações Scopus Contribuição para os ODS
Informação Informação Informação Informação Informação  Informação Informação  Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação  Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação  Informação 
Revistas Científicas (xx)
             
Ano Autores Título Revista Páginas nº citações Web of Science ® nº citações Scopus Contribuição para os ODS
2019 Artiaga, Maria José, Olcina-Sempere, Gustau, Ferreira, Marco Repercusión del aprendizaje cooperativo en la formación musical entre el alumnado universitario de educación primaria Revista de Educación, 16
173-191          —         —           —
2001 Informação A disciplina de Canto Coral e o seu reportório de 1918 a 1960 Revista Música, Psicologia e Educação, 3
45-56          —         —           —
Editor de Revistas (xx)
             
Ano Autores Título Revista Páginas nº citações Web of Science ® nº citações Scopus Contribuição para os ODS
Informação Informação Informação Informação Informação  Informação Informação  Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação  Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação  Informação 
 
Card image cap

NEMO - Plantas Energéticas em Aquaponia

O projeto de I&D “NEMO - plaNtas Energéticas eM aquapOnia”, financiado pela Universitas CRL, tem como principal objetivo avaliar o potencial económico e ambiental de um microssistema aquapónico de água doce, que combina a piscicultura (cultivo de peixes) com a hidroponia (cultivo de plantas sem o uso de solo, com as raízes submersas na água) num ambiente simbiótico. O objetivo deste projeto enquadra-se nos principais domínios de intervenção do Plano de Desenvolvimento Estratégico do ISEC Lisboa, nomeadamente no Vetor de Desenvolvimento Estratégico (VeDE) 2 – “Conhecimento”, e no VeDE 5 – “Sociedade e Responsabilidade Social”.

Mais informações


IDS

IDS - Indicadores de Sustentabilidade para o ISEC Lisboa

As Instituições de Ensino Superior são órgãos privilegiados de propagação do conhecimento através do ensino e da investigação e são, também, as responsáveis pela formação de grande parte das pessoas que assumem cargos relevantes na sociedade. Portanto, devem ter um papel preponderante no desenvolvimento sustentável e devem ser, elas próprias, modelos de sustentabilidade. Neste contexto, o objetivo deste projeto é definir um conjunto de indicadores de sustentabilidade que possa ser utilizado pelo ISEC Lisboa, de forma a auxiliar esta instituição a caminhar no sentido de se tornar mais sustentável.

Mais informações


Respirar

RESPIRAR - Ar Puro e Ambiente Sustentável

O projeto de I&D “RESPIRAR - ar puro e ambiente sustentável”, financiado pela Universitas CRL, tem como principal objetivo avaliar a qualidade do ar da freguesia do Lumiar, nomeadamente nos jardins e espaços verdes, e assim identificar as melhores áreas para a prática de desporto ao ar livre. Trata-se também de um Project Based Learning inserido nas Unidades Curriculares “Planos de Monitorização Ambiental” e “Avaliação de Impacte Ambiental” das licenciaturas em Energias Renováveis e Ambiente e Engenharia de Proteção Civil, respetivamente. Esta pedagogia centrada no aluno envolve uma abordagem dinâmica de sala de aula, a qual estimula a pró-atividade e o desenvolvimento pessoal dos alunos, permitindo-lhes adquirir um conhecimento mais profundo através da exploração ativa de desafios e problemas do mundo real.

Mais informações


Responsible

RESPONSIBLE – Reduce thE coNsumPTION of plaStic BottlEs

O projeto RESPONSIBLE – Reduce thE coNsumPTION of plaStic BottlEs – é um projeto de responsabilidade social cujo eixo fundamental de intervenção é o apoio ao desenvolvimento social, educativo, cultural e ambiental da comunidade do Campus do Lumiar. Este projeto incide principalmente sobre a problemática dos plásticos, e tem como objetivos sensibilizar e incentivar a comunidade do campus a assumir uma postura social, ambiental e energética mais responsável através da redução do consumo de garrafas de plástico. Os objetivos deste projeto enquadram-se num dos principais domínios de intervenção do Plano de Desenvolvimento Estratégico do ISEC Lisboa, no Vetor de Desenvolvimento Estratégico (VeDE) 5 – “Sociedade e Responsabilidade Social” – e irão contribuir para o objetivo estratégico 2 (Interação social), 3 (Sustentabilidade) e 4 (Ciência aberta e partilha social).

Mais informações


School Impact

SCHOOLIMPACT - Estudo socio-funcional dos alunos de Proteção Civil do ISEC Lisboa: análise do impacto científico-profissional

O projeto de I&D “SCHOOLIMPACT-Estudo socio-funcional dos alunos de Proteção Civil do ISEC Lisboa: análise do impacto científico-profissional” tem como principal objetivo o estudo do impacto dos cursos em Proteção Civil do ISEC Lisboa nas atividades profissionais relacionadas com esta área de segurança, pelos alunos graduados nesta formação académica. Para o cumprimento deste objetivo, definiram-se os seguintes objetivos específicos: » Elaborar um modelo metodológico de análise sobre os propósitos e finalidade desta formação técnica e científica; » Avaliar o aproveitamento escolar, qualificações e competências dos alunos frequentadores dos respetivos cursos de proteção civil; » Identificar e recensear os pontos fortes e fracos dos curricula dos cursos; » Analisar a perceção sobre os processos educativos relativamente às exigências reais do sistema de proteção civil; » Apreciar o impacto socioprofissional nas instituições empregadoras com alunos do ISEC Lisboa decorrente da obtenção dos graus de licenciados e mestres. Este projeto enquadra-se nos principais domínios de intervenção do Plano de Desenvolvimento Estratégico do ISEC Lisboa, nomeadamente no Vetor de Desenvolvimento Estratégico (VeDE) 2 – “Conhecimento”, no VeDE 3 – “Qualidade e Avaliação”, e no VeDE 5 – "Sociedade e Responsabilidade Social".

Mais informações

CARGOS DE GESTÃO ACADÉMICA (xx)

CARGO
UNIDADE/ÁREA DATA DE INÍCIO DATA DE FIM
Informação Informação Informação  Informação
Informação Informação Informação Informação

ATIVIDADES DE DIFUSÃO (8)

ANO
TIPO DE ATIVIDADE EVENTO DESCRIÇÃO
Informação Informação Informação Informação

ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO DE EVENTOS (x)

TIPO DE ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO
TIPO DE EVENTO TÍTULO DO EVENTO ENTIDADE ORGANIZADORA PERÍODO CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS
Organização Encontro Encontro de Investigação em Música

Sociedade Portuguesa de Investigação em Música

2019  
Organização Encontro Encontro de Investigação em Música

Sociedade Portuguesa de Investigação em Música

2018  
Organização Encontro Encontro de Investigação em Música

Sociedade Portuguesa de Investigação em Música

2017  
Organização Encontro Encontro de Investigação em Música

Sociedade Portuguesa de Investigação em Música

2016  
Organização Encontro Encontro de Investigação em Música

Sociedade Portuguesa de Investigação em Música

2915  

EDIÇÃO/REVISÃO CIENTÍFICA (4)

ANO
TIPO DE ATIVIDADE REVISTA / EVENTO ISSN
Informação Informação Informação Informação

OUTRAS (xx)

TIPO DE ATIVIDADE
CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS
Informação Informação
Informação Informação
Informação Informação

PROCURAR