28 DE FEVEREIRO DE 2020 // 19H30 // CAMPUS ACADÉMICO DO LUMIAR - AUDITÓRIO GUSTAVE EIFFEL

A Escola de Tecnologias e Engenharias organiza no dia 28 de fevereiro, pelas 19h30, no Auditório Gustave Eiffel, o 1º Encontro de Diplomados da Licenciatura em Ótica e Optometria do ISEC Lisboa.

Este encontro pretende juntar os antigos alunos que concluíram a licenciatura desde a sua introdução na oferta formativa do ISEC Lisboa, no ano letivo 2013/2014.

Neste dia serão debatidos, entre outros, temas como ‘A importância da Optometria na sociedade atual’ e ‘O impacto da licenciatura na profissão dos diplomados ‘. Será, também, feita uma apresentação de dados sobre a licenciatura.

PROGRAMA (provisório):

  • Receção aos diplomados;
  • Sessão de Abertura
  • "A importância da Optometria na sociedade atual";
  • "O impacto da licenciatura na profissão dos diplomados";
  • Apresentação de dados sobre a licenciatura;
  • Coffee Break;
  • Sessão de encerramento. 

Agradecemos a inscrição até ao dia 21 de fevereiro 2020 através do formulário abaixo.

POR FAVOR PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO:




captcha
Powered by BreezingForms

 

12 DE FEVEREIRO // 18H30M - 20H00 // CAMPUS ACADÉMICO DO LUMIAR - B12

No próximo dia 12 de fevereiro de 2020 (quarta-feira) entre as 18h30m e as 20h00 decorre no ISEC Lisboa a sessão intitulada "A Gamification no Contexto Educacional Atual". 

O orador será João Mattar, Mestre em Educational Technology pela Boise State University (Estados Unidos) e Pós-Doutorado Interdisciplinar pela Stanford University (Estados Unidos). É autor de vários livros, como Games e Gamificação em Educação (Pearson) e Metodologias Ativas para a Educação Presencial, Blended e a Distância (Artesanato Educacional). É professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e do Centro Universitário Internacional Uninter.  É também Diretor da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância e Vice-Presidente da ABT - Associação Brasileira de Tecnologia Educacional.

A sessão 'A Gamification no Contexto Educacional Atual' vai ser transmitida em direto através do link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/790330195
Se não puder estar presente fisicamente, não deixe de acompanhar a apresentação do Mestre João Mattar sobre a importância da Gamification na Educação.

A entrada é livre mas sujeita a inscrição.

Caso queira participar preencha o formulário abaixo. 

[No form id or name provided!]

 

5 MARÇO 2020 // 9H00 - 17H30 // AUDITÓRIO GUSTAVE EIFFEL
ENTRADA LIVRE SUJEITA A INSCRIÇÃO [ + ]

 

 

A 3rd CIVIL PROTECTION & SCIENCE ANNUAL CONFERENCE pretende constituir-se como um espaço alargado de reflexão e de troca de conhecimento, sobre os desafios resultantes das das permanentes e vertiginosas alterações das nossas circunstâncias, de ameaças cada vez mais diversificadas e complexas, causadas quer pelo rápido desenvolvimento da tecnologia, quer pelas alterações climáticas acompanhadas de desastres naturais dos mais variados, contribuindo para a construção de ideias inovadoras e disruptivas perante estes desafios emergentes. A imprevisibilidade, a incerteza e a surpresa destes desafios, com impactos imediatos nas pessoas, bens, organizações, recursos naturais, património, produtos e dados estruturados, são hoje uma grande preocupação. Só o seu conhecimento permitirá atingir o equilíbrio entre risco e qualidade de vida, onde os diversos conhecimentos técnico-científicos se complementem e onde cada ator e setor da sociedade, possa contribuir para a definição de políticas e programas que possibilitem a prevenção, a preparação e a adaptação das populações face a estes novos desafios.

FAÇA AQUI A SUA INSCRIÇÃO [ + ]

PROGRAMA 

09:30

Registo

10:00

Sessão de abertura da Conferência

Dra. Patrícia Gaspar
Secretária de Estado da Administração Interna

 

Dr. João Galamba
Secretário de Estado Adjunto e da Energia

 

Profª Doutora Maria Cristina Ventura
Presidente do ISEC Lisboa

 

Professor Especialista Paulo Gil Martins
Engenheiro Técnico
Coordenador do OPCSA

10:15

Impactes da Transição Energética em Portugal e na Europa

Dr. João Galamba
Secretário de Estado Adjunto e da Energia

10:45

Coffee Break Livre

PAINEL 1 - Moderador: Professora Doutora Ana Paula Oliveira

11:15

Mudanças Climáticas - Principais impactos na Saúde Pública e desafios futuros

Engenheiro Paulo Diegues
Chefe de Divisão de Saúde Ambiental e Ocupacional
Direção Geral de Saúde

11:45

Vulnerabilidade das infraestruturas Críticas Nacionais

Mestre António Nunes
Presidente do OSCOT
Consultor de Segurança

12:15

Open Discussion

13:00

Almoço Livre

PAINEL 2 - Moderadora: Profº Doutora Filomena Martins  - Faculdade de Ciências/Universidade de Lisboa

15:00

 Ética e Responsabilidade em Ciência e Tecnologia

Professor Catedrático Rodrigo de Paiva Martins
Presidente da European Academy of Science -  EurASc
1º Vice President da IUMRS
Diretor do Centro de Excelência em Microeletrónica, Optoelectrónica e Processos da Uninova 

15:45

 Segurança e Privacidade na Sociedade Ciber-Física

Professor Catedrático Jubilado José Tribolet
Presidente do INESC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores
Master of Science in Electrical Engineering e Doctor of Science on Electrical Engineering and Computer Science pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT)
Membro da Academia de Engenharia de Portugal

16:30

Open Discussion

17:00

Encerramento da Conferência

Paulo Gil Martins  -  Diretor OPCSA



COMISSÃO ORGANIZADORA

Paulo Gil Martins, ISEC lisboa
Paulo Resende, OET
Ana Paula Oliveira, ISEC Lisboa
Jorge Costa, ISEC Lisboa
Maria Catarina Melo, ISEC Lisboa - LEPC
Fábio Ribeiro, ISEC Lisboa - LEPC

COMISSÃO CIENTÍFICA

Ana Paula Oliveira, ISEC Lisboa
Jorge Costa, ISEC Lisboa
Manuel João Ribeiro, ISEC Lisboa
Paulo Gil Martins, ISEC lisboa

 

Coordenadora do Curso

Mestre Dalila Lopes          

 Candidatura Online    Pedido de Informação    

 

Data prevista para a 1ª edição do curso:

Dia 21 de fevereiro de 2020 


 

Licenciada em Engenharia Civil (ramo de estruturas) pelo IST, Mestre em Transportes no perfil de Planeamento e Políticas de Transportes (IST). Doutorada em Engenharia Civil na área de estruturas de enformados a frio (IST). Especialista com Provas Públicas em Engenharia Civil Estruturas. Desenvolve a sua atividade profissional na área de projeto, direção de obra e direção de fiscalização, desempenhando funções de coordenação e direção técnica em várias empresas. Consultura na área da reabilitação do património edificado. 

Apresentação do Curso

Os Eurocódigos Estruturais constituem um conjunto de Normas Europeias (EN) relativas ao projeto de estruturas de edifícios e de outras obras de engenharia civil, realizadas com diferentes materiais. Foi publicado em Diário da República o Despacho Normativo n.º 21/2019, que aprova as condições para a utilização dos Eurocódigos Estruturais nos projetos de estruturas de edifícios. Face a este novo enquadramento normativo afigura-se como certa a necessidade de, a curto prazo, garantir que todos os intervenientes no projeto estrutural, possuam uma adequada capacitação técnica e científica, na abordagem de consulta e de utilização destes documentos.

Objetivos do Curso:

Este curso pretende garantir aos formandos uma transição tecnicamente informada da utilização dos atuais Regulamentos Nacionais para os Eurocodigos Estruturais. Perante a evolução da engenharia de estruturas, designadamente no que respeita a metodologias de dimensionamento, refletida nos Eurocodigos Estruturais, é fundamental incluir nos objetivos do curso três vertentes principais:

  • Dotar os formandos de conhecimento necessário a uma abordagem esclarecida de consulta dos documentos;
  • Garantir, sempre que necessário, a atualização de conhecimentos científicos, particularmente importante na abordagem à resistência sísmica dos edifícios;
  • Incluir nas metodologias formativas os aspetos práticos de aplicação com os quais se deparam diariamente projetistas e demais intervenientes no exercício de conceção e execução.

Competências a adquirir:

Este curso de especialização pretende dotar os alunos de um conjunto de competências que lhes permitam responder às necessidades do mercado e a criar novas oportunidades de trabalho em todo o espaço Europeu. Em termos gerais pretende dotar os formandos dos conhecimentos necessários na abordagem de consulta e utilização dos Eurocódigos Estruturais nos projetos de estruturas de edifícios. 

Área científica predominante do curso:

O curso integra-se na área científica 582 – Construção Civil e Engenharia Civil.

Destinatários:

Este curso é direcionado a Engenheiros e Engenheiros Técnicos, Civis e Mecânicos, assim como a estudantes destas áreas de formação, que procurem atualizar os seus conhecimentos relativos aos Eurocódigos Estruturais e sua aplicação. 

Duração e Horário:

O curso terá uma carga letiva total de 52 horas, funcionando em horário pós-laboral: às sextas-feiras, entre as 18h00 e as 23h00; e aos sábados, entre as 09h00 e 13h00 e as 14h00 e 18h00.

Vagas:

Número mínimo de formandos: 15 alunos.

Modalidade e metodologia de formação:

O curso será realizado na modalidade presencial, no ISEC Lisboa. É obrigatória a assiduidade mínima de 90 % das horas previstas. Com vista à obtenção dos objetivos, o corpo docente assumirá um papel orientador e facilitador do processo de aprendizagem.

Avaliação:

A avaliação faz parte integrante do processo formativo e tem como finalidade validar os conhecimentos, capacidades e aptidões adquiridas ou desenvolvidas pelos formandos ao longo da formação, entendendo-se que a avaliação deverá abranger a apreciação e discussão presencial de estudos de casos práticos e a realização de um teste escrito e presencial.

Classificação:

A classificação final mínima para obter o Certificado de Aprovado, é de 10 valores.

Certificação:

A formação ministrada é certificada pelo ISEC Lisboa para todos os efeitos legais e fiscais, sendo realizada em plena harmonia com a legislação nacional, as diretrizes nacionais e com as melhores guidelines internacionais.

Certificado do Curso de Especialização Eurocódigos Estruturais:

Será atribuído um Certificado do Curso de Especialização, aos alunos que tenham participado num mínimo de 90% do número de sessões da formação e tenham obtido aproveitamento. Neste certificado constará a classificação numérica final e a designação de Aprovado. No verso do Certificado constará o Plano de Estudos.

Atribuição de Créditos:

O  ISEC  LISBOA  atribui  à  totalidade  deste  curso  5  créditos  (ECTS  -  European  Credit  Transfer  and Accumulation System). 

Local e contactos associados:

Instituto Superior de Educação e Ciências – ISEC Lisboa, Alameda das Linhas de Torres, Nº 179, 1750- 142 Lisboa | Telefone: +351 217 541 310 | E-mail:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Propinas:

  • Inscrição: 50 €
  • Curso: 500 €

Os descontos não são acumuláveis. 

Data prevista para a 1ª edição do curso:

Dia 21 de fevereiro de 2020 

Corpo docente:

Dalila Lopes – Coordenadora do Curso.

Programa:

Módulo

Eurocódigo

 

 

 

Módulo 1

NP EN 1990

NP EN 1991-1-1

NP EN 1991-1-3

NP EN 1991-1-4

NP EN 1991-1-5

Bases para o Projeto de Estruturas;

Pesos Volúmicos, Pesos Próprios, Sobrecargas em Edifícios;

Ações da Neve;

Ações do Vento;

Ações Térmicas.

Módulo 2

NP EN 1992-1-1

Projeto de Estruturas de Betão; Casos Práticos.

 

Módulo 3

NP EN 1993-1-1

NP EN 1993-1-8

NP EN 1993-1-9

Projeto de Estruturas de Aço;

Projeto de Ligações;

Fadiga;

Casos Práticos.

Módulo 4

NP EN 1997-1

Projeto Geotécnico; Casos Práticos.

Módulo 5

NP EN 1998-1

Ação Sísmica (Parte A) e Dimensionamento Sísmico (Parte B);

Casos Práticos.

 


 
 

 

 

7 JANEIRO 2020 // 17h00 // SALA C1
ENTRADA LIVRE - FAÇA A SUA INSCRIÇÃO ATRAVÉS DO FORMULÁRIO ABAIXO

No âmbito do Plano de Desenvolvimento Estratégico 2017-2020 do ISEC Lisboa, nomeadamente os objetivos estratégicos e operacionais definidos no Vetor de Desenvolvimento 2 /VeDe 2 – Conhecimento, vai ser levada a efeito a iniciativa Pensar Investigação dirigida principalmente ao corpo docente e investigadores do ISEC Lisboa e aberta a toda a comunidade académica. Esta iniciativa tem como objetivo promover a reflexão conjunta de temas relevantes relativos à prática da investigação nas diferentes áreas de conhecimento desenvolvidas no ISEC Lisboa.

Making visual sense of big data

Orador: Michael Moniger, Engenheiro de Dados na Tectonic LLC, Certificação em Data Science & Machine Learning pela Galvanize, Inc., Especialista em Machine Learning & Data Visualization.  


[No form id or name provided!]


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS