Coordenação do Curso

Coordenador de Curso
Maria Inês Lourenço

mariaines.lourenco@iseclisboa.pt


Competências a Desenvolver

A Licenciatura em Comunicação Global permite aos diplomados deste ciclo de estudos responder aos desafios da comunicação no século XXI, garantindo-lhes autonomia, capacidade de produção e de edição de conteúdos de comunicação visual, em particular os característicos da comunicação digital, podendo ainda ser aproveitados em todas as áreas de atividade económica, incluindo a da informação e comunicação, onde são necessários conhecimentos e competências transdisciplinares e capacidade de gerir projetos e produtos de comunicação desde o briefing à publicação, independentemente do meio a utilizar.

A estrutura curricular baseia-se num conjunto de competências fundamentais e comuns, nas áreas da comunicação escrita e visual, como eixo onde se cruzam conhecimentos, competências e comportamentos nos domínios do design, da produção audiovisual e da multimédia. O resultado da conjugação destas áreas - que se reforçam ao longo da progressão curricular - urge como necessário ao perfil profissional de autonomia global no campo da produção, edição e gestão de conteúdos. Esta relação torna-se evidente em projetos integrados que vão agregando saberes das várias áreas, concedendo oportunidades de consolidação das aprendizagens e da compreensão da sua inter-relação.

Regime

Presencial

Horário

Diurno e Pós-Laboral

Duração

3 anos


Objetivos Específicos

A Licenciatura em Comunicação Global tem como principal objetivo dotar os estudantes de conhecimentos transversais às áreas da Comunicação e das plataformas digitais através do Design e da Multimédia, bem como procura assegurar a autonomia para a edição de conteúdos e da comunicação escrita, através do desenvolvimento de competências práticas e teóricas que são necessárias para o exercício de atividades profissionais das diversas áreas dos novos media.

Os alunos ficarão aptos a desenvolver:

  • Desenvolvimento, planeamento e implementação de estratégias de comunicação integradas;
  • Identificação de públicos e adaptação de mensagens para diferentes culturas;
  • Design e gestão global de presenças online, nas plataformas digitais e redes sociais, de produtos, serviços e organizações;
  • Cobertura e edição de notícias e eventos;
  • Criação de conteúdos e materialização de objetos gráficos informativos;
  • Adaptação de estratégias de comunicação a multisuportes, e Projeção e implementação de projetos de comunicação.

Destinatários

Esta licenciatura é dirigida à sociedade no seu todo, nomeadamente:

  • alunos que tenham terminado o ensino secundário;
  • maiores de 23 anos de idade;
  • diplomados de Cursos de Especialização Tecnológica (CET);
  • diplomados de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP);
  • diplomados com outras licenciaturas cuja situação profissional beneficie com os conhecimentos aprofundados nesta área.

Principais Saídas Profissionais

Os alunos ficarão com uma visão global das necessidades de comunicação de uma PME, seja através da definição de estratégias, do desenvolvimento de recursos ou da implementação de soluções.

O caráter transversal da licenciatura permitirá aos alunos exercerem atividades profissionais nas áreas:

  • Agências de comunicação e de publicidade;
  • Assessoria de imprensa;
  • Comunicação social;
  • E-commerce;
  • Editoras;
  • Entretenimento;
  • Eventos digitais e ativação de marca;
  • Indústrias criativas;
  • Produção web;
  • Produtoras;
  • Relações públicas;

Entidades Parceiras

Ivity; Cofina; Codedesign; Smartkiss.


Plano de Estudos

UNIDADE CURRICULAR
SEMESTRE
ECTS
Ergonomia da Informação
1.º Semestre
5
Fundamentos da Comunicação
1.º Semestre
5
Fundamentos do Design
1.º Semestre
5
Fundamentos do Jornalismo
1.º Semestre
5
História dos Media
1.º Semestre
5
Storytelling e Modelos Narrativos
1.º Semestre
5
Comunicação e Novos Media
2.º Semestre
5
Design Gráfico
2.º Semestre
5
Estática e Dinâmica de Corpos
2.º Semestre
5
Edição de Imagem e Conteúdos Visuais
2.º Semestre
5
Ilustração Digital
2.º Semestre
5
Laboratório TIC e Produção Digital
2.º Semestre
5
UNIDADE CURRICULAR
SEMESTRE
ECTS
Comunicação e Linguagem
1.º Semestre
5
Design Editorial
1.º Semestre
5
Edição e Paginação de Texto
1.º Semestre
5
Infografia e Visualização de Informação
1.º Semestre
5
Marketing e Publicidade
1.º Semestre
5
Técnicas de Gestão de Conteúdos e de Informação
1.º Semestre
5
Comunicação 360
2.º Semestre
5
Design de Informação
2.º Semestre
6
Projeto de Informação
2.º Semestre
8
Social Media e Community Management
2.º Semestre
5
Tendências da Comunicação
2.º Semestre
6
UNIDADE CURRICULAR
SEMESTRE
ECTS
Comunicação Estratégica
1.º Semestre
5
Laboratório Web e Multimédia
1.º Semestre
5
Legislação web, direitos de autor e privacidade
1.º Semestre
4
Projeto de Design de Informação
1.º Semestre
6
Tecnologia e Desenvolvimento Web 3
1.º Semestre
5
Usabilidade e Interactividade
1.º Semestre
5
Empreendedorismo digital
2.º Semestre
4
Opção I
Assessoria de Imprensa
Comunicação em Ciência
Comunicação Institucional
Comunicação Interna
Comunicação Política
2.º Semestre
4
Opção II
Assessoria de Imprensa
Comunicação em Ciência
Comunicação Institucional
Comunicação Interna
Comunicação Política
2.º Semestre
4
Projeto de Comunicação Global
2.º Semestre
14
Seminários de Comunicação
2.º Semestre
4

Provas de Ingresso

Um dos seguintes:
623 História A
723 História B
714 Filosofia
639 Português ou 138 Português Língua Segunda (PL2)*

* Exclusivamente para alunos em situação de surdez severa a profunda.


Pré-Requisitos

N/A.