Coordenação do Curso

Coordenador de Curso
Maria Inês Lourenço

mariaines.lourenco@iseclisboa.pt


Competências a Desenvolver

A licenciatura em Design e Produção Gráfica do ISEC Lisboa proporciona um contacto direto com todo o ciclo de desenvolvimento de produtos gráficos: desde a conceção e desenvolvimento criativo, passando pela prémedia e culminando com a impressão/publicação digital.

É uma formação única no panorama nacional, que complementa uma componente criativa e teórica com uma experimentação profunda em produção gráfica e plataformas de edição on-line. Esta especificidade da formação tem assegurada uma taxa de empregabilidade de diplomados muito acima da média. Todas as unidades curriculares são teórico-práticas e dotadas de uma forte componente tecnológica.

Regime

Presencial

Horário

Diurno

Duração

3 anos


Objetivos Específicos

  • Planificar a produção de objetos e produtos gráficos;
  • Desenvolver e prestar acompanhamento técnico a projetos gráficos;
  • Controlar a preparação de ficheiros originais para reprodução e publicação;
  • Gerir a reprodução da cor nos processos gráficos; gerir suportes, tintas e materiais a utilizar no processo produtivo;
  • Organizar e supervisionar a produção e os processos de pré-impressão; colaborar na gestão da qualidade e dos processos de pré-impressão;
  • Apoiar a elaboração de orçamentos, a gestão e supervisão técnica do processo de produção, controlo, seleção e gestão de materiais de impressão, controlo e a coordenação da expedição de produto acabado;
  • Assegurar a ligação técnica e logística com o cliente e com os fornecedores, a gestão da qualidade e aplicação das normas do sector e o cumprimento das normas de proteção ambiental.

Destinatários

Esta licenciatura é dirigida à sociedade no seu todo, nomeadamente:

  • alunos que tenham terminado o ensino secundário;
  • maiores de 23 anos de idade;
  • diplomados de Cursos de Especialização Tecnológica (CET);
  • diplomados de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP);
  • diplomados em outras licenciaturas cuja situação profissional beneficie de conhecimentos aprofundados na área do design e da produção gráfica.

Principais Saídas Profissionais

Esta licenciatura pretende formar designers gráficos dotados de conhecimentos sólidos sobre as ferramentas informáticas mais atuais e com umas profundas competências nas áreas da pré-media e conhecimentos sobre os diversos sistemas de impressão e/ou publicação em plataformas digitais.


Entidades Parceiras

Parcerias nacionais com vista a promover a cooperação interinstitucional no ciclo de estudos, bem como práticas de relacionamento do ciclo de estudos com o tecido empresarial e o sector público. O ISEC Lisboa tem uma forte parceria com o Instituto Politécnico de Tomar para a realização da CIDAG - Conferência Internacional em Design e Artes Gráficas, desenvolvida desde 2010 no âmbito do ciclo de estudos e que, na última edição, recebeu figuras de relevo no Design como David Carson, Javier Mariscal ou Markus Heering. Salienta-se igualmente o processo permanente de celebração de protocolos e parcerias com empresas e organizações, tendo em vista o reforço da ligação e a prestação e serviços à comunidade, como é o caso do projeto 'Design é preciso'.


Plano de Estudos

UNIDADE CURRICULAR
SEMESTRE
ECTS
Introdução ao Design
1.º Semestre
7
Tipografia
1.º Semestre
5
Forma e Cor
1.º Semestre
5
Desenho
1.º Semestre
5
História do Design e da Comunicação
1.º Semestre
3
Edição Eletrónica
1.º Semestre
5
Design Gráfico
2.º Semestre
7
Processos e Tecnologias de Impressão
2.º Semestre
6
Ilustração
2.º Semestre
5
Desenho Vetorial
2.º Semestre
5
Cultura Visual
2.º Semestre
3
Fotografia I
2.º Semestre
4
UNIDADE CURRICULAR
SEMESTRE
ECTS
Design de Identidade, Marca e Embalagem
1.º Semestre
7
Fotografia II
1.º Semestre
4
Laboratório de Audiovisuais
1.º Semestre
5
Processos e Tecnologias de Pré-Impressão
1.º Semestre
6
Tratamento Digital de Imagem
1.º Semestre
4
Arte Final Digital
1.º Semestre
4
Laboratório de Materiais
2.º Semestre
4
Tecnologias de Impressão, Acabamentos e Embalagem
2.º Semestre
6
Gestão da Produção e Controlo de Qualidade
2.º Semestre
5
Design Editorial
2.º Semestre
7
Marketing e Inovação
2.º Semestre
3
Laboratório de Multimédia e Animação
2.º Semestre
5
UNIDADE CURRICULAR
SEMESTRE
ECTS
Design de Comunicação
1.º Semestre
10
Introdução às Práticas de Investigação em Design
1.º Semestre
3
Publicações Digitais
1.º Semestre
5
Design de Informação
1.º Semestre
6
Gestão do Design e Orçamentação
1.º Semestre
6
Projeto de Design
2.º Semestre
12
Design de Interatividade – UI/UX
2.º Semestre
5
Gestão de Carreira e Portfólio
2.º Semestre
4
Produção Gráfica
2.º Semestre
5
Opcional I*
2.º Semestre
5
*Opções: Práticas Profissionais das Indústrias Gráficas; Práticas Profissionais das Indústrias Criativas; Práticas Profissionais das Digital Media.

Pré-Requisitos

Grupo D - Capacidade de visão adequada às exigências do curso. A forma de comprovação é através de auto declaração (capacidade para percecionar formas e cores).