Coordenação do Curso

Coordenador de Curso
Miguel Sánchez Tena

Competências a Desenvolver

A Pós-Graduação em Gestão e Investigação dos Serviços Óticos-Optométricos desenvolve as competências de gestão, planeamento e coordenação, que proporcionem aos estudantes os conhecimentos necessários à introdução na gestão de serviços óticos. Paralelamente, adquirirão os conhecimentos necessários para realizar a gestão da ótica desde o ponto de vista económico, financeiro, de recursos humanos, etc.; e permitirá que iniciem no marketing por meio de políticas de preço, produto, distribuição e comunicação. Esta pós-graduação permitirá aos alunos o acesso a cargos de gestão e liderança em estabelecimentos ou cadeias óticas e laboratórios óticos.

Regime

E-learning

Horário

Diurno

Duração

1 ano


Objetivos Específicos

Módulo “Gestão empresarial de estabelecimentos óticos”

  • Conhecer e aplicar as principais competências sociais a desenvolver na área da saúde;
  • Desenvolver aptidões de comunicação e sociais que garantam o sucesso na abordagem profissional;
  • Conhecer e aplicar os aspetos técnicos, económicos, ergonómicos, psicológicos, sanitários e jurídicos da prevenção de riscos ocupacionais;
  • Aconselhar e orientar, a nível técnico, sobre recursos humanos;
  • Aplicar adequadamente os conceitos jurídicos e económicos básicos associados à função de recursos humanos.

Módulo “Gestão comercial”

  • Executar e gerir a organização comercial da empresa;
  • Capacidade de analisar e avaliar os benefícios económico-financeiros de cada ação comercial, a médio e longo prazo;
  • Capacidade de ter uma ótima relação comercial com os diversos canais de distribuição;
  • Domínio do conhecimento técnico dos diferentes produtos de inovação.

Módulo "Marketing"

  • Capacidade de dominar as técnicas mais relevantes em processos de vendas;
  • Determinar técnicas e estratégias de marketing com base nas diferentes áreas de atividade e circunstâncias do ambiente e do mercado;
  • Competências no uso de ferramentas e estratégias de marketing digital;
  • Conhecer e aplicar os fundamentos do marketing de saúde.

Investigação em Ciências da Saúde

  • Capacidade de desenhar e executar projetos de investigação;
  • Capacidade de selecionar o método de análise apropriado;
  • Capacidade de trabalhar com o programa estatístico SPSS para análise de dados;
  • Capacidade de redação de um artigo científico e sua divulgação.

Destinatários

Profissionais da indústria ótica que desejam ampliar seus conhecimentos sobre os atuais requisitos de gestão, para um sistema de qualidade e melhoria contínua em seu negócio / empresa.


Plano de Estudos

UNIDADE CURRICULAR
HORAS
ECTS
Gestão empresarial de estabelecimentos óticos
24
5
Gestão comercial
24
4
Marketing
24
4
Investigação em ciências da saúde
24
4

Propina

  • Inscrição: 100 €
  • Propina: 990 €
  • Módulos considerados individualmente:
    Módulo 1 – 365 €
    Módulo 2 – 290 €
    Módulo 3 – 290 €
    Módulo 4 – 290 €
  • Exame de recurso: 250 €
  • Os descontos não são acumuláveis.