Sobre o Ciclo de Seminários da EGEA
VALORES E CIDADANIA EUROPEIA


Bem-vindo à página do Ciclo de Seminários sobre Valores e Cidadania Europeia, organizado pela Escola de Educação e Desenvolvimento Humanos e pela Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica do ISEC Lisboa – Instituto Superior de Educação e Ciências. Neste Ciclo de Seminários será feita uma reflexão dos valores fundamentais da Europa e das competências da cidadania das populações.

Este Ciclo de Seminários irá decorrer mensalmente, em modo online, terá início em junho de 2022 até ao final do ano civil de 2023, com pausa nas interrupções letivas. Irá receber mensalmente oradores convidados da academia, eurodeputados e sociedade civil. Destina-se fundamentalmente em pensar a Europa e a participação dos cidadãos no projeto Europeu.

Tem como suporte a falta de interesse e/ou a apatia da sociedade pelos Valores e pela Cidadania e a necessidade de um apelo à participação dos cidadãos no projeto europeu, para fomentar a sua participação ativa e envolvente e fundamental reflexão sobre os valores e a ética na sociedade.

Estes Seminários incluem uma equipa organizadora multidisciplinar que integrará a dimensão jurídica, histórica, relações internacionais, ciência política, geografia e educação, no sentido de cruzar as várias dimensões de cidadania e desenvolver estudos teóricos pluridisciplinares a par da implementação das teorias nas Boas Práticas de Cidadania, através da metodologia qualitativa e da aprendizagem experiencial da dimensão europeia da cidadania nas Escolas e nos Municípios.



As pessoas têm de estar no centro de todas as nossas políticas. Por isso, desejo que todos os europeus contribuam ativamente para a Conferência sobre o Futuro da Europa e desempenhem um papel de liderança na definição das prioridades da União Europeia. Apenas em conjunto conseguiremos construir a nossa União de amanhã.


Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia

Oradores

25 novembro - 18h00
MIGUEL VALE DE ALMEIDA

Miguel Vale de Almeida nasceu em Lisboa em 1960. Doutorado em Antropologia, é professor catedrático no ISCTE-IUL e investigador do CRIA, onde dirigiu, até 2015, a revista “Etnográfica”. A sua pesquisa – com trabalho de campo em Portugal, Brasil, Espanha e Israel/Palestina - tem versado questões de género e sexualidade, bem como etnicidade, “raça” e pós-colonialismo. Tem vários livros publicados em Portugal e no estrangeiro, destacando-se “Senhores de Si: Uma Interpretação Antropológica da Masculinidade”, “Um Mar da Cor da Terra: ‘Raça’, Cultura e Política da Identidade”, “Outros Destinos: Ensaios de Antropologia e Cidadania”, “A Chave do Armário. Homossexualidade, casamento, família”, “Aliyah. Estado e Subjetividade entre Judeus Brasileiros em Israel/Palestina”, sendo o mais recente "Pedra Branca. Rosa Feldman, uma história de vida do século XX" em co-autoria com Ethel Feldman. Além de cronista, escritor e blogger, tem sido activista dos direitos LGBT e foi eleito Deputado à Assembleia da República em 2009, tendo estado envolvido na aprovação do casamento igualitário. Sites pessoais: miguelvaledealmeida.net e miguelvaledealmeida.medium.com.

LOCAL: Online - Clique aqui para aceder
ID da reunião: 955 1513 4530
Senha: 127484


OUTROS ORADORES

03 junho - 18h00
VIRIATO SOROMENHO-MARQUES

Viriato Soromenho-Marques é professor catedrático de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, lecionando nos cursos de Filosofia e de Estudos Europeus. É membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia da Marinha, e conselheiro especial da Fundação Oceano Azul. Tem desenvolvido uma intensa atividade de docente, investigador e conferencista nas áreas do Ambiente, Assuntos Europeus e da Filosofia Política, com particular destaque para os fundamentos teóricos do federalismo. Tem uma vasta bibliografia nacional e internacional nestes domínios, tendo desempenhado entre outras funções as de vice-presidente da Rede Europeia de Conselhos do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (EEAC), entre 2001 e 2006; membro do Grupo de Alto Nível para a Energia e as Alterações Climáticas da Comissão Europeia (2007-2009); e coordenador científico do Programa Gulbenkian Ambiente (2007-2011). Tem colaboração regular na comunicação social escrita e audiovisual. De entre os estudos sobre temas europeus, destacam-se os seguintes ensaios: Europa: o Risco do Futuro (1985); Europa: Labirinto ou Casa Comum (1993); coordenação da obra Cidadania e Construção Europeia (2005); Portugal na Queda da Europa (2014).


24 junho - 18h00
MARIA HELENA CARVALHO DOS SANTOS

Maria Helena Carvalho dos Santos é professora e escritora. Licenciada em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Doutorada em Estudos Portugueses, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1989), onde lecionou. Trabalhou nas Universidades de São Paulo e Vale do Acaraú, Brasil e organizou Centros de Estudo no Brasil – S. Paulo e Nordeste. Foi fundadora do Partido Socialista, deputada à Assembleia Constituinte (1975 a 1976), Adjunta do Ministro da Educação (1976 a 1979) e Secretária de Estado Adjunta da Educação no IX Governo Constitucional (1984 a 1985). Fez conferências na China e no Japão, por convite da Sociedade Internacional de Estudos do Século XVIII. Deu aulas de Português na Itália e na UCLA – Universidade de Los Angeles. Organizou a parte portuguesa na Exposição na Sorbonne sobre o Séc. XVIII, por ocasião das Comemorações da Revolução Francesa. Foi Fundadora e Presidente da SPESXVIII.


30 setembro - 18h00
DANIELA SERRA CASTILHOS

Doutora em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca (Programa Pasado y Presente de los Derechos Humanos), atualmente é detentora da Cátedra Jean Monnet Dimensions Of The European Union's Values, projeto de ensino e investigação cofinanciado pela Comissão Europeia (2022 a 2025), e coordenadora do Módulo Jean Monnet Practical dilemmas and legal analysis of the area of freedom, security and justice in Europe (2023 a 2026). Professora Adjunta na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria desde março de 2022, onde ensina no 1º ciclo de Administração Pública e no 1º ciclo de Solicitadoria.

Com uma experiência de mais de uma década no ensino de unidades curriculares no domínio do Direito e da Ciência Política em cursos de 1º e 2º ciclo em Direito e 1º ciclo em Solicitadoria. Especificamente no Direito da União Europeia, História das Ideias Políticas e Sociais, Direito Internacional Público, Direito Constitucional, Ciência Política e outras no âmbito do Direito Público que tiveram lugar em cursos de Licenciatura e Mestrado. Em 2018 foi-lhe atribuída a coordenação do Módulo Jean Monnet The European Union as a global player for Democracy and Fundamental Rights, projeto de ensino e investigação cofinanciado pela Comissão Europeia (2018 a 2022). E foi nomeada para o Comité de gestão da ação EU Foreign Policy Facing New Realities: Perceptions, Contestation, Communication and Relations no âmbito da COST – European Cooperation in Science & Technology, o quadro intergovernamental mais antigo da Europa para a cooperação em ciência e tecnologia.


28 outubro - 18h00
MARIA DE FÁTIMA DE CASTRO TAVARES MONTEIRO PACHECO

Docência no ISCAP (Instituto Politécnico do Porto), desde Outubro de 1997. Doutoramento em “Direito da União Europeia” pela Universidade Católica, sob orientação da Professora Doutora Ana Maria Guerra Martins e do Professor Doutor Manuel Afonso Vaz; mestrado na Universidade Portucalense, sob a orientação do Professor Doutor Joaquim da Silva Cunha; Pós-Graduação em “Estudos Europeus” e em Direito da União Europeia pela Universidade de Coimbra e pela Universidade Clássica de Lisboa; vários cursos de especialização em “Justiça Europeia dos Direitos do Homem”, em “Direito do Mar”, e em áreas ligadas aos direitos fundamentais. Realizou provas públicas para professor adjunto, com a apresentação do estudo “A Protecção dos Direitos Fundamentais na União Europeia” e discussão de três temas de DUE. A sua dissertação de doutoramento intitula-se: “Entre limites e expansibilidade: as cláusulas horizontais da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia” foi arguida pela Senhora Professora Doutora Maria José Rangel de Mesquita e pela Professora Doutora Sofia de Oliveira Pais. As suas áreas de interesse são o Direito da União Europeia, o Direito Internacional e os Direitos Humanos, razão pela qual tem publicado vários trabalhos e proferido várias palestras, sobre a protecção dos direitos fundamentais da União Europeia, dos seus valores mais essenciais e sobre a protecção regional da pessoa humana. A convite da Professora Doutora Alessandra Silveira pertence ao centro de investigação JUSGOV, da Universidade do Minho, onde integra o grupo de Direitos Humanos. Pertence ainda ao CEI, do ISCAP, centro de investigação interdisciplinar. As temáticas que captam a sua sensibilidade e a sua investigação científica situam-se nas áreas ligadas à promoção e defesa da democracia e do Estado de Direito, na perspectiva da garantia do respeito pelos Direitos fundamentais em todas as vertentes de actuação da UE.

FAÇA AQUI A SUA INSCRIÇÃO

Comissão

organização



Escola de Educação e Desenvolvimento Humano
Isabel Baltazar


Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica
Ana Pereira Neto

Parceiros do Evento

Parceiros