O ciclo de conferências Direito à Cidade resulta da ordem de trabalhos da Cátedra da UNESCO - A Cidade que Educa e Transforma, sob a responsabilidade da Rede Unitwin, liderada pelo ISEC Lisboa – Instituto Superior de Educação e Ciências.

Este ciclo de seminários reunirá temas de investigação relacionados com o direito coletivo à cidade, tais como: memória, urbanismo e património. Serão analisadas e promovidas as relações entre o direito à cidade e o direito à educação, os coletivos urbanos, os movimentos sociais e as lutas na/pela cidade; A democracia e participação cívica com enfoque na participação das crianças e dos jovens na construção de políticas públicas na cidade. Será também um objetivo elevar a cidade como espaço de construção de identidades, a cidade como espaço para viver, aprender e contribuir para o enraizamento de pedagogias urbanas na sociedade.

Este ciclo de conferências decorrerá mensalmente - acontecerão todas as últimas quartas-feiras de cada mês, em modo online.

A participação é gratuita, mas carece de inscrição.

29 DE MAIO (18:30 PT)

 ORADOR: 

 

 

ARMINDO JACINTO

Natural e residente do concelho de Idanha-a-Nova, Armindo Moreira Palma Jacinto nasceu em 1964. Atualmente é Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova desde Junho de 2013, assumindo este cargo depois de quase 3 mandatos autárquicos enquanto Vice-Presidente desta mesma instituição.

Possui o Bacharelato em Ciências Agrárias lecionado pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, onde desenvolveu o seu gosto pela vida agrícola e a pela ligação ao mundo rural.

Ingressou na Caixa Geral de Depósitos em 1987, executando a função de Administrativo, Gestor de Clientes e Sub-Gerente nas Agências de Proença-a-Nova, Idanha-a-Nova, Castelo Branco e Boa-Esperança (Castelo Branco).

Atualmente desempenha também o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Naturtejo, EIM, entidade fundadora e gestora do Geopark Naturtejo da Meseta Meridional. É ainda o Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Turismo Rural e o Presidente da Secção de Municipios da Baixa Densidade e do Mundo Rural. É também Presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova, Presidente da ADRACES – Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul e Secretário da Direção da Associação das Aldeias Históricas de Portugal e mais recentemente Presidente Comissão de Cogestão do Parque Natural Tejo Internacional.

Armindo Jacinto tem como uma das principais bandeiras o Mundo Rural, enquanto espaço de oportunidade e criatividade. Tem defendido, no seu percurso político e profissional, o potencial destes territórios na captação de investimento e na criação de riqueza e emprego, de uma forma diferenciadora e especializada.

Enquanto Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, tem sido promotor de projetos inovadores e com reconhecimento internacional, em áreas que vão da educação à economia verde, passando pela cultura e o turismo sustentável.


TEMA: Aldeias de Portugal - genuinidade, inovação e sustentabilidade

LOCAL: Online 

ID da reunião: 955 1513 4530

Senha: 127484


Assista aqui    Saiba mais sobre o evento aqui!

 
 

ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS