Docente José Augusto Nunes Vicente Passos Morgado
Paulo Filipe Faria Machado
Objetivos da Unidade Curricular
e Competências a Desenvolver
O estudante fica a conhecer os conceitos técnicos e de gestão principais ligados aos serviços de Navegação Aérea, de Gestão do Tráfego Aéreo e Gestão de Recursos Humanos na Navegação Aérea bem como conhecer a regulamentação internacional, europeia e nacional que constitui os respetivos normativos legais que visam a sustentabilidade. Deverá também conhecer os objetivos, estrutura e funcionamento das principais organizações e serviços que regulam, supervisionam e operam nesta área, as profissões a elas ligadas e os principais temas e interesses da sustentabilidade que ligam a Indústria do Transporte Aéreo e estes serviços e infraestruturas aos desafios e objetivos futuros comuns.
Conteúdos Programáticos

Navegação Aérea
Conceitos básicos em Sistemas de Navegação Aérea;
Instrumentos dos aviões e conceitos gerais sobre aeronaves;
NAVAIDS e equipamento;
ATS (Serviços de Tráfego Aéreo);
Gestão Sustentável da Navegação Aérea.

Espaço aéreo
Meteorologia aplicada à Aviação;
Comunicações Aeronáuticas;
Serviço de Controlo de Tráfego Aéreo (ATC);
Serviço de Informação Aeronáutica (AIS);
Sustentabilidade do espaço aéreo e novos conceitos de navegação aérea.

Gestão de Recursos Humanos na Navegação Aérea

Metodologias de ensino
e avaliação 

A metodologia de um ensino a distância privilegia um ensino assíncrono onde os professores disponibilizam os conteúdos de diversas formas e meios (vídeo, texto, áudio, infografia/imagem) permitindo aos estudantes ter acesso a estes conteúdos em qualquer lugar e a qualquer hora. A interação dos estudantes com estes conteúdos será realizada por meio do campus virtual que contém um conjunto de atividades como o fórum de discussão, e-books, apresentações dinâmicas, vídeos educativos e de conteúdo, podcasts, vídeos aulas, testes entre outras atividades externas que podem ser incorporadas ou embebidas no próprio campus. As funcionalidades destas atividades permitirão urna validação do conhecimento adquirido através de reflexões, comentários, trabalhos científicos, testes, entre outros; criando desta forma uma dinâmica de interação entre professor-estudante, estudante-estudante e estudante-conteúdo. Os recursos/atividades disponibilizadas permitirão ter um processo de inclusão dos alunos numa comunidade de aprendizagem em rede com total autonomia, responsabilidade e flexibilidade, tendo o professor o papel de facilitador e orientador dessa aprendizagem.

A metodologia utilizada nesta UC terá em conta as metodologias ativas de ensino tal como Flipped classroom, Case studies, Webinars e na participação em fóruns de discussão, submissão de trabalhos escritos e o peer assessment como processo de validação pelos pares que permitem que os estudantes adquiram uma maior autonomia, desenvolvam a autoconfiança, capacitando-os para a resolução de problemas e permitindo que sejam futuros profissionais mais qualificados e competentes. Promoção de workshops e webinars com as entidades do setor com protocolos com o ISEC Lisboa como NAV Portugal, Euroatlantic Airways, Ãbsant entre outras possiveis.

O processo de avaliação predominantemente será realizado online, de uma forma continua permitindo a apresentação oral pelo aluno numa sessão online síncrona através de uma plataforma de webconferência que exigirá sempre a validação da identidade do estudante.

Todas as tarefas solicitadas aos estudantes que careçam de avaliação serão inseridas no campus virtual onde os estudantes submeterão os documentos/reflexões solicitadas e o professor dará o seu feedback.


Avaliação contínua:
Realização de trabalhos de grupo com discussão oral em grande grupo Síncrono (50%).
Resolução de testes de perguntas aleatórias Assíncrono(50%)
Para além da avaliação contínua, o aluno terá a oportunidade de realizar uma prova online na época de exames no final do semestre (100%).

Bibliografia de consulta/
existência obrigatória
  • ADoramas, Jorge-Calderón, “Aviation Investment; Economic Appraisal for Airports, Air Traffic Management, Airlines and Aeronautics”, Routledge, 2021, https://doi.org/10.4324/9781315178455
  • Kontogiannis, Tom & Malakis, Stathis, “Cognitive Engineering and Safety Organization in Air Traffic Management”, CRC Press, 2018.
  • Cook, Andrew, “European Air Traffic Management: Principles, Practice and Research, Routledge, 2007. https://doi.org/10.4324/9781315256030
  • Michael S. Nolan, “Fundamentals of air traffic control”, Delmar Cengage Learning, 2011.
  • Dhiman Deb Chowdhury, “NextGen Network Synchronization”, Springer International Publishing, 2021.
    - News Services (Alw online; ACI, Flightglobal.com, etc)
    - ICAO Convention, Annexes, PANS and other publications.
    - Eurocontrol publications and reports.
    - SESAR NextGen publications.
    - European Commission Regulations, Directives, Specifications and EASA "Soft Law".
    ' US FAA and UK CAA publications.
    ' RTCA (USA) and EUROCAE specifications