• isecaler

SANDRINA ESTEVES
Coordenadora do Projeto
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


SOBRE O PROJETO

Em Portugal, a diversidade cultural nas escolas, de forma geral, e na Universidade, em particular, é, em termos cronológicos, um fenómeno bastante recente. Neste sentido, a diversidade cultural representa hoje um desafio muito grande, se tivermos em conta a composição multicultural da maioria dos países. Um dos objetivos do Relatório Mundial sobre a Diversidade Cultural é precisamente “convencer os decisores e as diferentes partes intervenientes sobre a importância em investir na diversidade cultural como dimensão essencial do diálogo intercultural” (Kutukdjian e Corbett, 2009, p.1).

Ora, sabemos que o ensino superior constitui uma oportunidade para o desenvolvimento intelectual, pessoal e social dos estudantes, intensificando as possibilidades de desenvolvimento pessoal, académico e profissional, bem como a capacidade de cada um destes estudantes contribuir ativamente para a sociedade de que faz parte.

O presente projeto, #isecaler, pretende, nesta linha de ideias, dar resposta à necessidade, cada vez mais sentida pelas IES, e pelo ISEC Lisboa, em particular, de impulsionar a dimensão cultural da vivência no ensino superior, através da literatura. Mais, assumindo-se as atividades culturais e artísticas como formas significativas de promoção do diálogo intercultural, a promoção destas atividades no contexto do ensino superior entende-se legitimada, porque necessária para o desenvolvimento da capacidade de comunicação e cooperação inter-individual dos estudantes num contexto diverso e inclusivo.

O projeto #isecaler encontra-se assim organizado em torno de três eixos-chave: (i) Eixo 1: sessões de leitura, organizadas pelo Clube de Leitura do ISEC Lisboa; (ii) Eixo 2: iniciativas em torno do livro e da leitura; e (iii) Eixo 3: dinamização de atividades concebidas por e destinadas a estudantes.

A estes três eixos-chave corresponde um conjunto de iniciativas cuidadosamente pensadas com vista à integração dos estudantes na própria organização e dinâmica do projeto, do qual se dá conta na Metodologia.

OBJETIVOS

    

O presente projeto assume como objetivos fulcrais:

  • Incrementar os hábitos de leitura dos estudantes do ISEC Lisboa, à luz da estratégia institucional de integração e acompanhamento dos estudantes no decorrer do seu percurso académico, como é o caso do Clube de Leitura do ISEC Lisboa e da criação de uma equipa do projeto;
  • Promover a integração de estudantes oriundos de grupos vulneráveis (étnicos, estrangeiros e com NEE) existentes na comunidade estudantil do ISEC Lisboa;
  • Reforçar as competências transversais dos estudantes, partindo de iniciativas em torno do livro e da leitura
  • Promover uma cultura de participação e cultura cívica na comunidade estudantil do ISEC Lisboa, a partir da dinamização de atividades artísticas concebidas por e dirigidas a estudantes da instituição

GRUPO-ALVO

Estudantes que frequentem a oferta formativa do ISEC Lisboa, nomeadamente CTeSP, Licenciaturas, Mestrados e Pós-graduações, num total aproximado de 1500 estudantes.


AÇÕES DESENVOLVIDAS

   

Romances que nos (Co)movem foi o segundo encontro literário do projeto #ISECaler, promovido pelo ISEC Lisboa, e decorreu no Auditório Hélder Pita do Campus Académico do Lumiar, na manhã do dia 23 de abril.

Notícias ➔

 

O Encontro Leituras que nos Movem, do projeto #ISECALER contou com convidados com diferentes backgrounds mas com uma característica em comum: o gosto pela leitura e escrita. Existiu ainda uma sessão de networking e autógrafos. 

Notícia ➔

 

O Clube de Leitura, criado no âmbito do projeto #ISECALER, é um espaço de partilha de ideias e saberes. Destinado a toda a comunidade académica do ISEC Lisboa, este decorre mensalmente em formato online até julho de 2024.

Clube de Leitura ➔

         
       

O blog Perdidos e Achados na Leitura, inserido no projeto #ISECALER, tem como principal objetivo a promoção do gosto pela leitura, bem como contribuir para o sucesso escolar e integrar os estudantes deslocados na comunidade académica.

Blogue: ISEC a Ler ➔