Leituras que Nos Movem foi o encontro que decorreu no Auditório Hélder Pita do Campus Académico do Lumiar, dia 29 de fevereiro, no âmbito do Projeto #isecaler e que contou com a presença de convidados influentes no mundo literário. 

Apresentados pela professora e escritora Sara Leite, estiverem presentes no encontro Helena Magalhães, escritora e fundadora do “Book Gang”, Diana Garrido, escritora e jornalista, Mariana Alvim, locutora de rádio e escritora, Susana Amaro Velho, escritora, Maria Francisca Gama, escritora e Hugo Gonçalves, escritor, jornalista e cronista. Enquanto moderadora do encontro, a professora Sandrina Esteves, coordenadora do projeto #isecaler, deu o mote para a conversa, questionando os convidados sobre o início do gosto pela leitura. Maria Francisca Gama, autora dos livros “O Profeta” e “A Cicatriz” fala do papel da literatura como “escape” à realidade e a procura pela vivência de realidades diferentes. Enquanto criadora de conteúdos, fala, igualmente, da importância das redes sociais enquanto fomentadoras do gosto pela leitura, afirmando que “os livros fazem muita companhia”. 

Por sua vez, Susana Amaro Velho não cresceu rodeada de livros e, para a autora, os livros serviam como “um refúgio para espantar a solidão” Refere ainda que, a coleção que a transformou numa leitora assídua foi a saga Harry Potter. Hugo Gonçalves aborda a “biblioteca secreta” do seu pai como fator crucial para despoletar o interesse na leitura. Tal como Maria Francisca Gama, Helena Magalhães refere que a leitura surgiu na sua vida como um “escapismo” ao quotidiano. A leitura tornou-se constante na sua vida, uma vez que acompanhava sempre a sua avó nos trabalhos domésticos e ficava horas a fio na biblioteca. 

Mariana Alvim e Diana Garrido abordam a importância da recomendação na leitura. Mariana Alvim enquanto criadora de conteúdos entrevista no seu podcast “Vale a Pena” autores e aborda algumas recomendações de leituras. Diana Garrido e Hugo Gonçalves  identificam como um travão à leitura as obras introduzidas no ensino secundário, uma vez que estas são de leitura obrigatória e pouco apelativas aos jovens. 

Em tom de conclusão, os convidados debruçaram-se sobre a temática da leitura entre os jovens e os incentivos que deveriam existir, de modo a suscitar interesse pela literatura, “existem livros para todos, o importante é encontrarmos o nosso género” afirma Helena Magalhães. De modo a contrariar este fenómeno, os escritores destacam algumas iniciativas, tais como a criação de um bookclub, os destaques das livrarias mais atualizados, a adequação das obras literárias no ensino secundário, de modo a corresponderem às expectativas dos alunos e a presença da partilha de leituras no digital - booktok e bookstagram. 

No final da sessão, existiu espaço para um sessão de Q&A (Perguntas e Respostas) onde os alunos do ISEC Lisboa puderam esclarecer algumas dúvidas ou curiosidades com os autores, bem como uma sessão de networking e autógrafos que contou com a participação da Livrarias Almedina. 

O ISEC Lisboa agradece a todos os intervenientes pela presença e pelas partilhas literárias que decorreram ao longo da sessão!


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS