Docente Ana Paula Eugénio de Oliveira
Ana Cristina dos Santos Freitas Barqueira
Objetivos da Unidade Curricular
e Competências a Desenvolver
A unidade curricular de Impacte Ambiental tem como principal objetivo o desenvolvimento do conhecimento sobre a matéria em questão, procurando garantir uma sólida formação nesta área científica, integrando os desenvolvimentos mais recentes, tanto numa perspectiva teórica, como aplicada ou de carácter metodológico.
  • Compreender os conceitos fundamentais da área da legislação, avaliação e monitorização ambiental.
  • Compreender o estudo da principal legislação nacional que enquadra, estipula e regula a avaliação ambiental
  • Avaliar e aplicar os planos de monitorização ambiental.
  • Avaliar, recorrendo a casos práticos, os conceitos, termos e práticas relativos aos principais parâmetros de qualidade ambiental.
  • Lembrar de conhecimentos básicos sobre a temática em questão, para avaliar a monitorização dos impactes ambientais.
Conteúdos Programáticos

Enquadramento da disciplina

 

Legislação Ambiental

 

Avaliação de Impacte Ambiental
Conceitos básicos e definições
Enquadramento e objetivos
Principais Produtos
Fases do Processo
Participação pública

Monitorização e Mitigação de Impactes Ambientais

Metodologias e técnicas de identificação, previsão e avaliação de impactes ambientais 

Indicadores ambientais
Qualidade do ar e da água
Ruído
Recursos Hídricos
Ecologia 


Análise estatística de casos de estudo

Metodologias de ensino
e avaliação 

O ensino a distância privilegia o modo assíncrono, onde os professores disponibilizam os conteúdos de diversas formas e meios (vídeo, texto, áudio, infografia/imagem) permitindo aos estudantes o acesso a conteúdos em qualquer lugar e a qualquer hora. A interação dos estudantes com estes conteúdos será realizada por meio do campus virtual que contém um conjunto de atividades como o fórum de discussão, e-books, apresentações dinâmicas, vídeos educativos e de conteúdo, podcasts, vídeos aulas, ficheiros, testes, wiki, URL entre outras atividades externas que podem ser incorporadas ou embebidas no próprio campus. As funcionalidades destas atividades permitirão uma validação do conhecimento adquirido através de reflexões, comentários, trabalhos científicos. testes, entre outros; criando desta forma uma dinâmica de interação entre professor-estudante, estudante-estudante e estudante-conteúdo. A metodologia privilegia a exposição da componente teórica da matéria, suportada em documentos fornecidos e com o eventual recurso a atividades de storytelling e analise de casos de estudo. Nas aulas teórico-práticas são resolvidos exercícios, individualmente ou em grupo com possíveis debates em forum. São ainda dinamizadas pequenas discussões sobre temas relacionados com a matéria e o futuro enquadramento profissional dos alunos.

Avaliação:
A classificação final (CF) a atribuir ao aluno será determinada pela média ponderada dos vários momentos de avaliação, conforme a seguinte expressão:

  • CF = 30% teste + 70% PBL
    ou
  • CF = 100% Exame Final

O teste tem uma nota mínima de 7,0/20,0. Para a conclusão com aproveitamento da unidade curricular, os alunos devem ter uma nota superior a 9,5/20,0 na classificação final (CF).

Bibliografia de consulta/
existência obrigatória
  • Barrow, C.J., 2001. Environmental and social impact assessment. Arnold: London
  • Morris, P., Therivel, R., 2001. Methods of environmental impact assessment. 2nd edition. Spon Press: London
  • Nebel, B.J., Wright, R.T., 1996. Environmental science. 5th edition. Prentice Hall: New Jersey
  • Therivel, R., 2004. Strategic Environmental Assessment in Action. London and Sterling, VA: Earthscan
  • Fonseca, Alberto. 2022. Handbook of Environmental Impact Assessment. Edward Elgar Publishing Limited, UK DOI: http://dx.doi.org/10.4337/9781800379633
  • Sánchez, Luis Enrique. 2020. Avaliação de Impacto Ambiental: Conceitos e Métodos. Editora Oficina de Textos. ISBN-13:978-
    6586235036
  • Riki Therivel, John Glasson. 2019. “Introduction to Environmental Impact Assessment”, Routledge. https://doi.org/10.4324/9780429470738
  • Riki Therivel, Graham Wood. 2017. Methods of Environmental and Social Impact Assessment. Routledge 4th Edition, NY, USA. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315626932