Docente Isabel Maria Palma Aleixo Cabrita
Objetivos da Unidade Curricular
e Competências a Desenvolver
A unidade curricular tem 5 objetivos: 
  • Fornecer uma panorâmica da dependência energética da sociedade atual a nível mundial, europeu e nacional;
  • Transferir conhecimento relativamente aos efeitos ambientais da produção e uso da energia;
  • Proporcionar uma panorâmica abrangente dos instrumentos políticos desde o nível internacional até ao nível local e articulação entre estes e outros instrumentos de sustentabilidade;
  • Apresentar exemplos práticos da aplicação das políticas de gestão energético-ambientais;
  • Perspetivar o futuro das políticas energéticas.

Relativamente a competências, o aluno deve:
  • Conhecer as principais fontes energéticas e atores;
  • Compreender e conhecer os principais impactos do atual modelo energético;
  • Conhecer os principais instrumentos de política, objetivos e articulação a nível geográfico;
  • Conhecer exemplos de aplicação e desenvolver atitudes e valores de responsabilidade social e ambiental;
  • Reconhecer principais tendências energéticas.
Conteúdos Programáticos

O retrato energético Mundial, Europeu e Nacional
Fontes energéticas
Setores consumidores
Tendências para o cons. futuro

 

As consequências amb. da prod. e uso da energia
Emissão de GEE;
Poluição do ar,
Outras pressões ambientais da produção de energia
As alterações climáticas às escalas: global, regional e local
A internalização dos custos de produção no preço final da energia

 

Instrumentos políticos e regulamentares e sua articulação
Mundial/Europeu: Acordos internacionais e Diretivas Europeias
Nacional: Estratégias e Regulamentos
Regional: Estratégias regionais
Municipal: Regulamentos, Estratégias e boas práticas

Articulação com outros instrumentos de sustentabilidade 

Exemplos das polít. de gestão energético ambientais, nos setores, e sua articulação:
Internacional
Nacional
Regional
Municipal
Setor privado

Políticas energéticas futuras 


Análise estatística de casos de estudo

Metodologias de ensino
e avaliação 

Em virtude do formato EAD assíncrono, a metodologia de ensino expositiva é alterada, passando a contar com sessões assíncronas via plataformas de comunicação dedicadas, bem como a utilização de recursos de gamificação e da plataforma moodle, como fóruns e debates. A metodologia privilegiará na componente teórica da matéria a disponibilização dos conteúdos por vídeo ou ebooks interativos, bem como a utilização de recursos de gamificação e da plataforma moodle, como fóruns e debates, suportada em cenários, estudos e estatísticas provenientes de entidades internacionais e nacionais, sendo explanadas com recurso ao do formato EAD assíncrono. Os instrumentos políticos serão apresentados dando especial ênfase aos seus objetivos e às medidas neles propostas. Serão dinamizadas pequenas discussões sobre as problemáticas abordadas e temas com elas inter-relacionados. Os alunos serão também estimulados a trabalhar em grupo, realizando apresentações assíncronas sobre alguns instrumentos de políticas energético-ambientais ou de casos práticos. Estes trabalhos serão realizados de forma colaborativa através das ferramentas ao dispor dos estudantes das suas credenciais institucionais do ISEC Lisboa.

Avaliação:
A classificação final (CF) da UC corresponderá a: CF = 0,275xT1 + 0,275xT2 + 0,45 x (SomaTD)/n, ou CF = 100% Exame online. A nota final deve ser superior a 9,5/20.
Para obter aprovação a esta unidade curricular, os alunos deverão obter uma classificação final (CF) superior a 9,5 valores.
O formato de avaliação inclui a utilização da plataforma Moodle a distância, com tempo limitado.

Bibliografia de consulta/
existência obrigatória
  • BIEA (2021), Global Energy Review 2021, International Energy Agency, Paris: https://www.iea.org/reports/global-energy-review-2021
  • IRENA (2021), World Energy Transitions Outlook: 1.5 C Pathway, International Renewable Energy o Agency, Abu Dahbi; ISBN 978-92-9260-334-2.
  • Portugal 2021: Energy Policy Review, International Energy Agency, Paris.
  • Jatin Nathwani, Niels Lind, Ortwin Renn, Hans Joachim Schellnhuber (2021), Balancing Health, Economy and Climate Risk in a Multi-Crisis, Energies 2021, 14, 4067: https://doi.org/10.3390/en14144067
  • Isabel Cabrita [et. Al] (2020), Roteiro e Plano de Ação para o Hidrogénio em Portugal, Direção Geral de Energia e Geologia, ISBN 978-972-8268-51-0 (Eletrónico), Dep Legal 469524/20.
  • Isabel Cabrita [et. Al.] (2000), Emissões de Gases de Estufa, Editores: I. Cabrita, D. Flores, M.J. Lemos de Sousa, Memórias, nº6, Faculdade de Ciências do Porto, ISSN 0871-1607.
  • Isabel Cabrita [et. Al] (2018), O Hidrogénio no Sistema Energético Português: Desafios de Integração