Docente Ana Paula Eugénio de Oliveira
Eurico Pimenta de Brito
Objetivos da Unidade Curricular
e Competências a Desenvolver
Como objetivos de aprendizagem, são discutidos diferentes aspetos da indústria aeronáutica e também uma gama de diferentes soluções entre grupos de interessados, bem como as soluções de futuro para um Transporte Aéreo e uma aviação mais sustentável. Os estudantes devem ser capazes de:
  • Compreender os conceitos introdutórios sobre o transporte aéreo e a aviação sustentável e relacionar onde estão os problemas que a aviação causa;
  • Aplicar depois de procurar ativamente, soluções construtivas para uma forma mais orientada para a sustentabilidade da aviação;
  • Analisar Casos de estudo e legislação aplicável ao setor;
  • Criar soluções de implementação que procurem desenhar as melhores soluções para a sustentabilidade do Transporte Aéreo e Aviação.
Conteúdos Programáticos

Sustentabilidade
Introdução
Definição: Os Três Pilares
Por que a sustentabilidade é importante

 

Passado
O que nos trouxe até aqui:
Pilar Ambiental, Pilar Económico e Pilar Social
Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO)
Exemplo Reino Unido
Gestão da Procura e Taxas de Aviação

 

Presente
A atualidade:
Grupo de Ação de Transporte Aéreo (ATAG)
Cathay Pacific Airlines
Pilar Ambiental
Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA)
Aeroportos Sustentáveis, as inovações nas áreas das operações de terra, operações de voo e gestão do tráfego aéreo.
Organizações

Futuro
O que se segue:
Combustível de Aviação Sustentável (SAF), combustíveis alternativos (biocombustíveis, hidrogénio), propulsão elétrica.
Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO)
Esquema de Compensação e Redução de Carbono para Aviação Internacional (CORSIA)
Associação Internacional de Transporte

Metodologias de ensino
e avaliação 

A metodologia de um ensino a distância privilegia um ensino assíncrono onde os professores disponibilizam os conteúdos de diversas formas e meios (vídeo, texto, áudio, infografia/imagem) permitindo aos estudantes ter acesso a estes conteúdos em qualquer lugar e a qualquer hora. A interação dos estudantes com estes conteúdos será realizada por meio do campus virtual que contém um conjunto de atividades como o fórum de discussão, e-books, apresentações dinâmicas, vídeos educativos e de conteúdo, podcasts, vídeos aulas, testes entre outras atividades externas que podem ser incorporadas ou embebidas no próprio campus. As funcionalidades destas atividades permitirão uma validação do conhecimento adquirido através de reflexões, comentários, trabalhos científicos, testes, entre outros; criando desta forma uma dinâmica de interação entre professor-estudante, estudante-estudante e estudante-conteúdo. Os recursos/atividades disponibilizadas permitirão ter um processo de inclusão dos alunos numa comunidade de aprendizagem em rede com total autonomia, responsabilidade e flexibilidade, tendo o professor o papel de facilitador e orientador dessa aprendizagem. A metodologia utilizada nesta UC terá em conta as metodologias ativas de ensino tal como Case studies, Webinars, que permitem que os estudantes adquiram uma maior autonomia, desenvolvam a autoconfiança, capacitando-os para a resolução de problemas e permitindo que sejam futuros profissionais mais qualificados e competentes.

Webinars e workshops com empresas do setor que implementaram sistema de sustentabilidade com protocolo com o ISEC Lisboa com a ANA, Aeroportos de Portugal, Netjets Transportes Aéreos, SA, Euroatlantic Airways e CEIIA - Centro de engenharia e desenvolvimento. Ao longo de 15 semanas serão disponibilizadas 4 aulas síncronas, onde as 3 primeiras (1 hora cada) serão para tirar dúvidas e solidificar o conhecimento de conteúdos abordados nos capítulos que constituem a UC e uma última (4 horas) para a apresentação dos trabalhos pelos alunos, as restantes 11 aulas serão assíncronas onde serão disponibilizados vídeos de conteúdo sobre o programa da UC para visualização bem como artigos para leitura e ebooks interativos para apresentar conteúdos. No âmbito de atividades os estudantes deverão realizar reflexões em fóruns de discussão ou submissão de trabalhos, construção de uma WIKI da UC e a realização de 3 webinares agregando a informação dos respetivos capítulos, No final de cada capítulo será realizado um teste no campus virtual sobre a temática do capitulo para validação dos conhecimentos e obter mais informação para a avaliação contínua. Neste sentido, a UC irá utilizar uma metodologia de aprendizagem ativa através do contexto de Flipped classroom em que os conteúdos são disponibilizados antes das sessões síncronas. Todas as atividades serão baseadas em case studies que deverão ser estudadas e publicadas nos espaços próprios.

Todas as tarefas solicitadas aos estudantes que careçam de avaliação serão inseridas no campus virtual onde os estudantes submeterão os documentos/reflexões solicitadas e o professor dará o seu feedback.

Avaliação contínua:
A avaliação desta UC será feita por mini testes online com a ferramenta Quizz, por cada capítulo e será necessário obter classificações (12/20 valores) em cada uma das avaliações, os alunos podem repetir as avaliações até 3 vezes, as perguntas serão aleatórias e não se vão repetir nas tentativas e vale a melhor classificação obtida. Cada mini teste vale 20% da nota final de frequência num total de 80% da nota final. Será proposto um trabalho de investigação com o peso de 20% na nota final, sobre um tema da UC, que deverá ter no máximo 30 páginas e ser efetuado segundo as regras de formatação e referenciação disponibilizadas. Para além da avaliação contínua, o aluno terá a oportunidade de realizar uma prova online na época de exames no final do semestre
(100%).

Bibliografia de consulta/
existência obrigatória
  • Thomas Walker, Angela Stefania Bergantino, Northrop Sprung-Much, Luisa Loiacono, “Sustainable Aviation: Greening the Flight Path”, Palgrave MacMillan; 2020ª edição; https://doi.org/10.1007/978-3-030-28661-3
  • Judith L. Walls, Andreas Wittmer, “Sustainable Aviation: A Management Perspective”, Springer International Publishing, January 2022, https://doi.org/10.1007/978-3-030-90895-9
  • Karakoc, T. Hikmet, Colpan, C. Ozgur, Altuntas, Onder, Sohret, Yasin, “Sustainable Aviation”, Springer International Publishing, June 2019, https://doi.org/10.1007/978-3-030-14195-0
  • Saeed Farokhi, “Future Propulsion Systems and Energy Sources in Sustainable Aviation”, John Wiley & Sons Ltd, 2020.
  • Altuntas, O., Sohret, Y., & Karakoc, T. H. (2019). Sustainable Aviation. In O. Altuntas, Y. Sohret, & T. H. Karakoc (Eds.), Springer - Sustainable Aviation. Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-030-14195-0_1