Docente Luís Filipe Ferreira Marques Santos
Objetivos da Unidade Curricular
e Competências a Desenvolver

Pretende-se que no final desta unidade curricular que os alunos revelem competências e capacidades que lhes permitam: 

  • Compreender com facilidade as organizações relacionadas com a aeronáutica e que adotaram como objetivo estratégico a Gestão pela Qualidade Total;
  • Analisar e avaliar com outros Sistemas de Gestão (Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, Responsabilidade Social das Organizações), qual perspectiva globalizante e empreendedora.

Compreenderem a diferença entre Gestão da Qualidade numa entidade da Aviação e a Gestão da Compliance, esta última regulamentada e nível das autoridades aeronáuticas nacionais e regionais. Aplicar às áreas de exploração do negócio aeronáutico os conhecimentos adquiridos, nomeadamente nas áreas das Operações de Voo, Aeroportos, Assistência em Escala, Manutenção e Formação e Treino.

Conteúdos Programáticos

Conceito, Definições e Características da Qualidade, Custos da Qualidade.

Evolução da Gestão pela Qualidade total (GQT).

Modelos clássicos da Qualidade.

Matriz de Gestão da Qualidade.

Importância das ferramentas e técnicas da Qualidade na resolução estruturada de problemas.

Ferramentas clássicas da Qualidade (Fluxograma; Folhas de Recolha de Dados, Histograma, Diagrama de Pareto, Diagrama de Ishikawa, Gráfico de Dispersão. Cartas de Controlo).

Ferramentas e Técnicas de avaliação da Qualidade Programas de Qualidade Total Qualidade e Compliance no ecossistema da aviação

Metodologias de ensino
e avaliação 

O processo de aprendizagem da unidade curricular assenta aulas síncronas e assíncronas. Nas aulas assíncronas, são usadas metodologias de aprendizagem ativas. Das diversas metodologias existentes, a unidade curricular assenta sobretudo em metodologias de flipped classroom e gamificação dos diversos conteúdos programáticos. Os discentes nas sessões assíncronas, são convidados a interagir com os vários conteúdos, que permitem a cimentar o processo de aprendizagem, bem como na validação da sua compreensão. Dentro destas metodologias, os discentes são motivados a participar em fóruns de discussão, submissão de trabalhos escritos bem como o peer assessment como processo de validação pelos pares. Como forma a consolidar os conhecimentos, as aulas síncronas validam e clarificam os conhecimentos adquiridos.

Das horas da unidade curricular 23 horas serão assíncronas nas atividades descritas anteriormente, e 7 horas serão em regime síncronas para um processo de clarificação de dúvidas e validação de conhecimentos. Promoção de Webinars com a participação de empresas do setor onde a implementação da inovação dentro da sustentabilidade é uma realidade e que tem protocolo com o ISEC Lisboa como CEIIA - Centro de engenharia e desenvolvimento, Hyfly, TAP Portugal, FLYWAY - AIRCRAFT MANAGEMENT, OGMA.

O processo de avaliação predominantemente será realizado online, de uma forma contínua, permitindo a apresentação oral pelo aluno numa sessão online síncrona através de uma plataforma de webconferência que exigirá sempre a identidade do estudante. Todas as tarefas solicitadas aos estudantes que careçam de avaliação serão inseridas no campus virtual onde os estudantes submeterão os documentos/reflexões solicitadas e o professor dará o seu feedback. Para além da avaliação continua, o aluno terá a oportunidade de realizar, presencialmente nas instalações do ISEC Lisboa, uma prova escrita na época de exames no final do semestre (100%).

Avaliação continua:
Realização de trabalhos individuais com apresentação e discussão oral em grupo (síncrona) (50%);
Resolução de testes de perguntas aleatórias (assíncrona) (50%).

Bibliografia de consulta/
existência obrigatória
  • Abukay, ltay (2017). lso 9001:2015 - A Complete Guide to Quality Management Systems, Editor: TAYLOR & FRANCIS INC.
  • Abudd, Lucy; Ison, Stephen (2016). Air Transport Management, Editor: TAYLOR & FRANCIS LTD.
  • Carpiretti, Luiz (2016). Gestão da Qualidade Conceitos e Técnicas (7ª Edição), Editora Atlas.
  • Pires, António (2016). Sistemas de Gestão da Qualidade, Edições Sílabo.
  • Wensveen, John (2012). Air Transportation: A Management Perspective (7.ª Edição), Ashgale Publishing.
  • Norma Portuguesa NP EN ISO 9001:2008-Requisitos de um Sistema de Gestão da Qualidade.
  • Doutrina explícita nos anexos, documentos e circulares que estao anexas a convenção da aviação civil internacional - lCAO (Internacional.
  • Civil Aviation Organization) nomeadamente ANEXO 11-Air Traffic Services, thirteen edition. ]uly 2.