Docente Carlos Eduardo do Jogo Leal Cabeleira
Paula Manuela Oliveira Tavares de Carvalho
Objetivos da Unidade Curricular
e Competências a Desenvolver

O estudante deve adquirir as seguintes competências:

  • Caracterizar a dinâmica da análise e avaliação de projetos, quer numa vertente económico-financeira, quer numa vertente técnica;
  • Identificar as principais etapas na realização de um projeto;
  • Descrever as várias ferramentas de análise de projetos e a sua aplicação no apoio à decisão;
  • Identificar os principais indicadores e rácios aplicados na avaliação pós-projeto.
  • Descrever os diversos tipos de projetos frequentemente levados a cabo por unidades do Setor da Aviação Civil
Conteúdos Programáticos

FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE PROJETOS
Introdução
Componentes do Projeto
Gestor de Projetos
Ambiente em que os Projetos Operam
Visão Global dos Processos

INICIAÇÃO

PLANEAMENTO

EXECUÇÃO

MONITORIZAÇÃO E CONTROLO

ENCERRAMENTO

Metodologias de ensino
e avaliação 

Ao longo do semestre, esta UC comporta 15h de aulas online, 11h em modo assíncrono e 4h em modo síncrono. Ao longo deste percurso apresentam-se os principais processos, técnicas e aspetos práticos a ter em conta na gestão de processos, aplicáveis ao setor da aviação.

Será usada a ferramenta moodle como plataforma de gestão de aprendizagem, onde:

  • são disponibilizados diferentes suportes formativos (casos de estudo, vídeos tutoriais, suporte de apresentações de aulas e templates de trabalho),
  • são colocadas questões, partilhadas experiências e reflexões sobre os conteúdos formativos e aspetos relacionados (fóruns),
  • serão desenvolvidos colaborativamente apontamentos e resumos dos conteúdos programáticos (glossário), bem como submetido o trabalho de grupo (trabalho).

 

O docente vai ajustar as ferramentas, não apenas em função dos conteúdos formativos, mas também em função das características do grupo de alunos e das diferentes fases do semestre.

Avaliação continua:
Realização de trabalhos de grupo com discussão oral em grande grupo sincrono (50%).
Resolução de testes de perguntas aleatórias ao longo dos módulos propostas para cada capítulo assincrono (50%).
Para além da avaliação contínua, o aluno terá a oportunidade de realizar uma prova online síncrona na época de exames no final do semestre (100%).

Bibliografia de consulta/
existência obrigatória
  • PMI (2017) PMBOKCÉ, Guide to the Project Management Body of Knowledge (6th edition).
  • Megre, L. (2013). Análise de Projetos de investimento. Edições Sílabo.
  • Morell, P. (2016). Airline Finance, 4th ed.