Docente Luís Filipe Ferreira Marques Santos
Ana Paula Eugénio de Oliveira
Objetivos da Unidade Curricular
e Competências a Desenvolver

Os estudantes devem:

  • Compreender a estratégia europeia para a Aviação e Transporte Aéreo.
  • Analisar o estado da arte na evolução tecnológica e da investigação e desenvolvimento nas áreas da aerodinâmica, propulsão, gestão de tráfego e de operações, energia e defesa do ambiente em aviação,
  • Compreender quais os principais atos legislativos, documentos, grupos de trabalho, comissões e outras iniciativas comunitárias de apoio a inovação e a sustentabilidade ambiental, económica e social da atividade do transporte aéreo.
  • Avaliar a evolução do segmento dos veículos aéreos sem tripulações (UAV/UAS/Drones) e da sua imponência crescente na Economia, no Transporte e no Trabalho Aéreo.
  • Analisar as novas tecnologias IT e sua aplicação na aeronáutica.
  • Compreender Tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada, blockchain, big data e IA.
Conteúdos Programáticos

A Estratégia Europeia para a Aviação 2050

A sustentabilidade ambiental

Energia: combustíveis SAF (biocombustíveis, hidrogénio), propulsão elétrica

Novas tecnologias de desenho do sistema propulsivo e aerodinâmicas

As inovações nas áreas das operações de terra, operações de voo e gestão do tráfego aéreo

Os UAV/UAS/ Drones. Evolução do setor nas áreas do transporte e trabalho aéreo

Novas Tecnologias de informação e seu impacto no setor aeronáutico:

Blockchain
Big Data and Data Mining
Inteligência Artificial
Realidade Aumentada
Realidade Virtual

Metodologias de ensino
e avaliação 

A metodologia utilizada nesta UC vai ao encontro do modelo pedagógico do ISEC Lisboa para um ensino a distância em que é privilegiado o ensino assíncrono. Nesta metodologia serão disponibilizados conteúdos de diversas formas e meios (vídeo, texto, áudio, infografia/imagem) permitindo aos estudantes ter acesso a estes conteúdos em qualquer lugar/hora.

A interação dos estudantes com estes conteúdos será realizada por meio do Campus Virtual onde serão disponibilizadas um conjunto de atividades como o, e-books, apresentações dinâmicas, vídeos educativos e de conteúdo, vídeos aulas, ficheiros, testes, wiki, URL entre outras atividades externas que podem ser incorporadas ou embebidas no próprio campus, No contexto de aulas assíncronas, são usadas metodologias de aprendizagem ativas, nomeadamente flipped classroom e gamificação, em que os discentes são convidados a visualizar e interagir com os diversos conteúdos (vídeos, ebooks e artigos). As atividades solicitadas permitem aos alunos interagir com o conteúdo na validação da sua compreensão, que posteriormente, e seguindo o processo de aprendizagem, será validado nas sessões síncronas. As atividades a desenvolver deverão ser na participação em fóruns de discussão, submissão de trabalhos escritos e o peer assessment como processo de validação pelos pares. Das horas da unidade curricular 23 horas serão assíncronas nas atividades descritas anteriormente, e 7 horas serão em regime síncronas para um processo de clarificação de dúvidas e validação de conhecimentos. Promoção de Webinars com a participação de empresas do setor onde a implementação da inovação dentro da sustentabilidade é uma realidade e que tem protocolo com o ISEC Lisboa como CEIIA - Centro de engenharia e desenvolvimento, Euroatlantic Airways, FLYWAY - AIRCRAFT MANAGEMENT, OGMA, Earhart Solution, Leitek Innovative Solutions e NAV Portugal.

Nesta unidade curricular é usado o software baseado em blockchain fornecido pela Earhart Solution, por forma a que os discentes tomem contacto com esta tecnologia emergente.

O processo de avaliação predominantemente será realizado online, de uma forma contínua, permitindo a apresentação oral pelo aluno numa sessão online síncrona através de uma plataforma de webconferência que exigirá sempre a identidade do estudante. Todas as tarefas solicitadas aos estudantes que careçam de avaliação serão inseridas no feedback.

Avaliação contínua:
Conclusão de diversas tarefas realizadas online (assíncrono) — 10%
Realização de trabalhos de grupo com discussão oral em grande grupo (síncrono) — 10%
Resolução de testes de perguntas aleatórias (assíncrono) — 70%
Envio e discussão oral de trabalhos científicos (síncrono) — 10%
Para além da avaliação contínua, o aluno terá a oportunidade de realizar uma prova online na época de exames no final do semestre (100%).

Bibliografia de consulta/
existência obrigatória
  • Farokhi, S. (2020). Future Propulsion Systems and Energy Sources in Sustainable Aviation Aerospace Series-Wiley Publications - ISBN: 978-1-119-41499-5.
  • Dargon, J. & Nut,t P. (2015). The Future of Aviation, Sagwan Press, ISBN-13: 978-1-297-92133-9.
  • Cronin, I. & Scoble, R. (2020). The Infinite Retina: Spatial Computing, Augmented Reality, and how a Collision of new technologies are bringing about the next tech revolution, Packt Publishing, ISBN-13: 978-1838824044.
  • Gaur, N., Desrosiers, L., Novotny, P., Ramakrishna, V., O'Dowd, A. & Baset, S.A. (2018). Hands-On Blockchain with Hyperledger, Packt Publishing, ISBN-13: 978-1788994521.
  • Ceschin, F. & Gaziulusoy, I. (2019). Design for Sustainability, Routledge, https://doi.org/10.4324/9780429456510
  • Sawhney, A., Riley, M. & Irizarry, J. (2020). Construction 4.0: An Innovation Platform for the Built Environment, Routledge: https://doi.org/10.1201/9780429398100
  • Fenty, J. (2019). Product Design and Sustainability Taylor & Francis.