Docente Fernando Jorge Gomes da Costa
Maria Emilia da Silva Baltazar
Objetivos da Unidade Curricular
e Competências a Desenvolver

A UC fornece uma visão geral da avaliação ambiental para projetar, avaliar e replicar projetos e programas sustentáveis na aviação. Os discentes podem:

  • Compreender a importância da avaliação de impacte ambiental (AIA) como instrumento de gestão ambiental, e ferramenta preventiva da política de ambiente e ordenamento do território, e a evolução do conceito.
  • Compreender a estrutura, linguagem e ferramentas dos estudos de avaliação ambiental estratégica. Compreender o objetivo e resultados esperados do processo de AIA.
  • Compreender a estrutura, linguagem e ferramentas dos Estudos de Impacte Ambiental. Caracterizar os métodos usuais de avaliação e predição de impactes ambientais.
  • Compreender a seleção e utilização de indicadores ambientais e os métodos de monitorização.
  • Implementar métodos práticos que informam decisões prudentes de investimento e apoiam o crescimento económico, o desenv. social e a sustent. ambiental com enquadramento na aviação
Conteúdos Programáticos

Introdução

Preparação para a realização de uma avaliação ambiental na Aviação

Introdução
Critérios para desencadear uma avaliação formal
Conformidade regulamentar
Parâmetros ambientais e metodologias de avaliação
Documentação, comunicação e reporte

Etapas de Avaliação Ambiental na Aviação

Introdução
Descrever a alteração, finalidade e alternativas propostas
Determinar o âmbito e a extensão da avaliação exigidas
Proceder a uma avaliação ambiental
Documentação final, comunicação e reporte

Interdependências e contrapartidas
Introdução
Exemplos de interdependência
Interdependências ambientais
Interdependências não ambientais
Abordagens de exemplo para a gestão das compensações

Exemplos

Exemplos de requisitos formais e orientações para as avaliações ambientais na aviação
Metodologias de avaliação e parâmetros ambientais fundamentais aplicados à avia

Metodologias de ensino
e avaliação 

Ao longo de 15 semanas serão disponibilizadas 4 aulas síncronas, onde as 3 primeiras (1 hora cada) serão para tirar dúvidas e solidificar o conhecimento de conteúdos abordados nos capítulos que constituem a UC e uma última (4 horas) para a apresentação dos trabalhos pelos alunos, as restantes 11 aulas serão assíncronas onde serão disponibilizados vídeos de conteúdo sobre o programa da UC para visualização bem como artigos para leitura e ebooks interativos para apresentar conteúdos. No contexto de aulas assíncronas, são usadas metodologias de aprendizagem ativas, nomeadamente flipped classroom e gamificação, em que os discentes são convidados a visualizar e interagir com os diversos conteúdos (vídeos, ebooks e artigos). Dentro destas metodologias, os discentes são motivados a participar em fóruns de discussão, submissão de trabalhos escritos bem como o peer assessment como processo de validação pelos pares. Como forma a consolidar os conhecimentos, as aulas síncronas validam e clarificam os conhecimentos adquiridos.

Das horas da unidade curricular 23 horas serão assíncronas nas atividades descritas anteriormente, e 7 horas serão em regime síncronas para um processo de clarificação de dúvidas e validação de conhecimentos.

Avaliação:
Submissão preliminar da estrutura do trabalho principal-Assíncrono - 5%
Relatório de evolução do trabalho principal-Assíncrono - 20%
Submissão do trabalho principal Assíncrono - 35%
Teste Final Online Síncrono - 40%

Para dispensar de exame é necessário a classificação 9,5/20

Exame online síncrono que vale 100% da nota

Bibliografia de consulta/
existência obrigatória
  • Riki Therivel, John Glasson, “Introduction to Environmental Impact Assessment”, Routledge, 2019. https://doi.org/10.4324/9780429470738
  • John Glasson, Riki Therivel, Andrew Chadwick, “Introduction to Environmental Impact Assessment : Principles and Procedures, Process, Practice and Prospects”,2nd edition Routledge, 2010.
  • Y. Anjaneyulu, Valli Manickam, “Environmental Impact Assessment Methodologies”, BS Publications, 2007.
  • C. Lee, Shun Lin, “Handbook of Environmental Engineering Calculations”, McGraw-Hill Professional, 2007.
  • Partidário, M. R. & Jesus, J. (2003). Fundamentos da Avaliação de Impacte Ambiental. Universidade Aberta, Lisboa Doc 10031, Guidance on Environmental Assessment of Proposed Air Traffic Management Operational Changes, ICAO, 2014.