Docente Rui Miguel Cortez de Castro e Quadros
Fernando Jorge Gomes da Costa
Objetivos da Unidade Curricular
e Competências a Desenvolver

Esta UC examina diferentes componentes do planeamento sustentável das companhias aéreas. O discente será capaz de identificar problemas no planeamento das companhias aéreas e na mobilidade aérea urbana e procurará soluções. Ao longo da aprendizagem, irá identificar problemas e encontrar soluções para garantir operações aeroportuárias sustentáveis e planeamento com base em contextos económicos, sociais e ambientais.

Conteúdos Programáticos

Previsão da procura de passageiros e carga

Planeamento e otimização da rede de rotas

Planeamento da frota de aeronaves

Saúde e bem-estar a bordo

Combustíveis de aviação sustentável

Agendamento de companhias aéreas

Preços das companhias aéreas e gestão de receitas

Canais de distribuição, alianças aéreas e modelos de negócio

Envolvimento da comunidade

Segurança e segurança

Perceção social

Impacto ambiental de veículos aéreos não tripulados e táxis voadores

Metodologias de ensino
e avaliação 

A metodologia de um ensino a distância privilegia um ensino assíncrono onde os professores disponibilizam os conteúdos de diversas formas e meios (vídeo, texto, áudio, infografia/imagem) permitindo aos estudantes ter acesso a estes conteúdos em qualquer lugar e a qualquer hora. A interação dos estudantes com estes conteúdos será realizada por meio do campus virtual que contém um conjunto de atividades como o fórum de discussão, e-books, apresentações dinâmicas, vídeos educativos e de conteúdo, podcasts, vídeos aulas, testes entre outras atividades externas que podem ser incorporadas ou embebidas no próprio campus. Os recursos/atividades disponibilizadas permitirão ter um processo de inclusão dos alunos numa comunidade de aprendizagem em rede com total autonomia, responsabilidade e flexibilidade, tendo o professor o papel de facilitador e orientador dessa aprendizagem, deste modo a metodologia a UC irá utilizar uma metodologia de aprendizagem ativa através do contexto de Flipped classroom em que os conteúdos são disponibilizados antes das sessões síncronas, que permitem que os estudantes adquiram uma maior autonomia, desenvolvam a autoconfiança, capacitando-os para a resolução de problemas e permitindo que sejam futuros profissionais mais qualificados e competentes.

Promoção de webinar e workshops com as empresas do setor aeronáutico com protocolo com o ISEC Lisboa como Euroatlantic Airways, SATA Air Açores, TAP Portugal, CEIIA - Centro de engenharia e desenvolvimento e Aerotécnica.

Avaliação:

O processo de avaliação predominantemente será realizado online, de uma forma contínua permitindo a apresentação oral pelo aluno numa sessão online síncrona através de uma plataforma de webconferência que exigirá sempre a validação da identidade do estudante. Todas as tarefas solicitadas aos estudantes que careçam de avaliação serão inseridas no campus virtual onde os estudantes submeterão os documentos/reflexões solicitadas e o professor dará o seu feedback.

Avaliação contínua:
Realização de trabalhos de grupo com discussão oral em grande grupo sincrono (50%).
Resolução de testes de perguntas aleatórias assincrono (50%)
Para além da avaliação contínua, o aluno terá a oportunidade de realizar uma prova online na época de exames no final do semestre (100%).

Bibliografia de consulta/
existência obrigatória