Coordenação do Curso e FCT


Competências a Desenvolver

Conhecer, compreender e implementar técnicas de gestão de comunicação e marketing contribuindo para o desenvolvimento sustentável de empresas e outras organizações.

Regime

Presencial

Horário

Diurno*

Duração

2 anos

*O ISEC Lisboa poderá abrir turmas em regime diurno e/ou pós-laboral, dependendo do número de estudantes matriculados e respetivas preferências.

Objetivos Específicos

  • Compreender o que é um plano de Marketing e colaborar na sua conceção e operacionalização;
  • Analisar necessidades e condicionantes para a conceção e operacionalização do plano de comunicação e de marketing;
  • Colaborar no planeamento e realização de ações de comunicação em ambiente digital e ou internet;
  • Implementar ações no âmbito de planos operacionais de marketing, na promoção de produtos e de marcas, utilizando os canais de comunicação adequados;
  • Planear e conceber conteúdos multimédia e audiovisual para a world wide web, nomeadamente para as redes sociais;
  • Monitorizar os resultados da aplicação de ações de comunicação, de acordo com as estratégias de marketing e de comunicação definidas;
  • Pesquisar, recolher, tratar e analisar a informação relevante sobre o mercado;
  • Identificar novas tendências dos consumidores, movimentações dos concorrentes e alterações das variáveis ambientais em geral;
  • Gerir a inserção em equipas de venda contribuindo para a sua organizar e motivação;
  • Implementar as medidas consideradas adequadas para uma contínua melhoria dos processos de comunicação;
  • Procurar, selecionar, organizar, analisar e publicitar informação.

Destinatários

Este curso tem como público-alvo todos os estudantes e profissionais que procuram uma profissão abrangente na área empresarial e na área criativa, com interesse particular na área da comunicação no contexto do Marketing, e que procuram desenvolver conhecimentos e práticas inovadoras sobre comunicação nas organizações.

  • Alunos com o Ensino Secundário completo (qualquer que seja a via, com ou sem exames nacionais)
  • Alunos do regime de acesso para Maiores de 23
  • Alunos com um diploma de um CET (Curso de Especialização Tecnológica)
  • Alunos com diplomas de Ensino Superior (reconversão profissional)

Principais Saídas Profissionais

O Técnico Superior Profissional em Comunicação e Marketing é um profissional que, de forma autónoma, integrado em equipa ou sob orientação, participa no desenvolvimento da mais eficaz forma de comunicação com os clientes, intervindo na área comercial através da promoção de produtos e serviços de forma a captar novos clientes e a fidelizar e acompanhar, de forma personalizada, os clientes atuais.

O/a profissional estará dotado de um conjunto de conhecimentos, competências e capacidades que lhe permitirão participar na gestão de técnicas de comunicação no contexto de Marketing, nomeadamente ao nível do desenho e implementação de políticas e ações de comunicação, de estudos de mercado, de planos de marketing e de marketing internacional.

O Técnico Superior de Comunicação e Marketing com competências para colaborar em:
  • Agências de Publicidade e Comunicação
  • Agências de Produção de Conteúdos e Redes Sociais
  • Agências de Organização e Gestão de Eventos
  • Empresas de Estudo de Mercado
Em contexto de empresa com competências concretas para colaborar em:
  • Departamentos de Marketing e Comunicação
  • Departamentos de Relação com o Cliente e de Cliente Experience
  • Unidades de Gestão de Comunicação de Marca e Produto/Serviço
  • Serviços Comerciais / Serviços de Venda e Pós-Venda

Entidades Parceiras

Accademia di Belle Arti dell’ Aquila: Aquila, Itália; Beykent University: Istambul, Turquia; ELISAVA – Escola superior de Disseny: Barcelona, Espanha; Escola D`Art I Superior de Disseny de Castello: Castelló, Espanha; Obuda - University: Budapest, Hungria; Escola Salesians de Sarrià – Barcelona; Materfad - Centro de Materiales de Barcelona; Escola Nacional de Administração e Politicas Publicas – Angola; Università degli Studi di Sassari - Sardenha, Itália; International Circle of Educational Institutes for Graphic Arts, Technology and Management (IC); AFCI - Association for Creative Industries; ARS Graphica - International Network for the Promotion of the Graphic Arts; European Collaboration Platform; Culture Action Europe - European Network of Cultural Organization Artists, Activists, Academics & Policy-Makers – EU; ECREA - European Communication Research and Education Association; NEEM Initiative - New European Media Initiative – EU; REDE - Rede Nacional de Escolas de Design; Observatório de Industrias Criativas; European Creative Business network – EU; Creative Tracks Organization; Florida Universitária (Universidade de Valencia) – Espanha; PrintPromotion - Frankfurt / Training Center Printing Industry, Ausbildungzentrum Polygrafie AZP - Chemnitz – Alemanha.


Plano de Estudos

UNIDADE CURRICULAR
HORAS
ECTS
Inglês
50
5
Tratamento Digital de Imagem
45
5
Economia e Gestão
50
5
Matemática Aplicada
50
5
Elementos de Linguagem Audiovisual e Multimédia
45
5
Marketing Operacional
50
5
Informática
50
5
Marketing Estratégico
60
6
Gestão de Marcas
40
4
Comportamento do Consumidor
50
5
Técnicas de Expressão e Comunicação
50
5
Design de Comunicação
50
5
UNIDADE CURRICULAR
HORAS
ECTS
Comunicação em Marketing
60
6
Legislação Comercial
40
4
Negócios Digitais
60
6
Marketing Internacional
40
4
Motivação e Chefia de Equipas Comerciais
30
3
Ética e Deontologia
20
2
Publicações Digitais
45
5
Estágio
-
30

Pré-Requisitos

N/A.