Coordenação do Curso


Competências a Desenvolver

Planear, conceber, gerir e utilizar metodologias, tecnologias e ferramentas de análise aplicadas aos produtos turísticos, em conformidade com as boas práticas turísticas, os referenciais normativos e a legislação aplicável.

Regime

Presencial

Horário

Diurno / Pós-laboral*

Duração

2 anos

*O ISEC Lisboa poderá abrir turmas em regime diurno e/ou pós-laboral, dependendo do número de estudantes matriculados e respetivas preferências.

Objetivos Específicos

  • Criar programas que transmitam qualidade e distrações complementares aos serviços turísticos clássicos;
  • Elaborar projetos de criação, de consolidação e de comunicação de produtos e de destinos turísticos;
  • Desenvolver operações de gestão em empresas turísticas;
  • Planear e gerir sistemas de informação para registo e tratamento de dados inerentes à atividade turística;
  • Recolher, analisar e sistematizar informação com vista à elaboração de documentos de informação, promoção e comercialização de produtos turísticos;
  • Planificar e organizar abordagens a técnicas de interação com os clientes no sentido de maximizar os efeitos das atividades, criando condições para uma fidelização efetiva;
  • Preparar e implementar eventos turísticos, desde a sua idealização até à sua concretização efetiva;
  • Supervisionar, coordenar e organizar as operações de comidas e bebidas em empresas turísticas e hoteleiras, de restauração e catering, garantindo a qualidade dos serviços;
  • Gerir e dinamizar produtos, espaços e equipamentos turísticos considerando as boas práticas e legislação aplicável;
  • Definir planos de marketing, para promoção e venda de produtos e serviços turísticos.

Destinatários

  • Alunos com o Ensino Secundário completo (qualquer que seja a via, com ou sem exames nacionais)
  • Alunos do regime de acesso para Maiores de 23
  • Alunos com um diploma de um CET (Curso de Especialização Tecnológica)
  • Alunos com diplomas de Ensino Superior (reconversão profissional)

Principais Saídas Profissionais

Técnico de Desenvolvimento de Produtos Turísticos com competências para:

  • analisar as necessidades e as tendências da procura turística atual e potencial;
  • aplicar técnicas de análise do potencial turístico de recursos naturais e culturais;
  • aplicar técnicas de classificação da oferta turística;
  • aplicar técnicas de comunicação na realização de tarefas de informação turística;
  • avaliar e aplicar métodos e técnicas de recolha de informação turística, de caráter geral, histórico e cultural, e identificar motivações e interesses dos clientes para adequar as ofertas do setor da animação;
  • desenhar os menus e colaborar na elaboração de listas de bebida de acordo com diferentes temas ou eventos;
  • elaborar o sistema de informação que caracteriza o sistema turístico em que pretendem intervir;
  • identificar mercados estratégicos da organização, posicionamento e estratégia de marketing;
  • organizar, executar e controlar ações e programas de comercialização turística;
  • planear reservas em função de fluxos de procura e de canais de comercialização;
  • programar conteúdos de turismo adequados aos diferentes segmentos de mercado.

Entidades Parceiras

Platinsoft; Kapainvest; Trivalor; Telepizza; Hotéis Altis; Fundação INATEL; Hotel Le Meridien Ra; Hotéis Vila Galé; Pestana Hotels; Lisbon Marriot Hotel; Hotel Júpiter Albufeira; Hotéis Continental; El Corte Inglés; JJWE Hotels; Sana Hotels; Gertal; Mello Saúde; Cenintel; Food4Kings; Hard Rock Café Portugal; Penha Longa Resort; HDP Lisboa (Sheraton Lisboa); Hotti Oriente Hotéis; Hotti Aeroporto Hotel; Versailles; Giroluta – Residência Inglesa e Turismo; InterContinental Hotel Lisboa; Sociedade Hoteleira S. Lourenço; Sociedade Turística da Penina; Lusotel- Hotel Dona Filipa; JJW Hotels Pinheiros Altos; ADHP; ACPP (Associação dos Cozinheiros Profissionais de Portugal); APTECE (Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia).


Plano de Estudos

UNIDADE CURRICULAR
HORAS
ECTS
Técnicas de Expressão e Comunicação
45
5
Inglês
45
5
Tecnologias de Informação e Comunicação
45
5
Economia e Gestão
45
5
Métodos Quantitativos
45
5
Introdução à Gestão Turística
45
5
Ética e Deontologia
20
2
Marketing Territorial
45
4
Introdução ao Desenvolvimento de Produtos Turísticos
60
6
Gestão de Projetos Turísticos
45
4
Marketing Turístico
45
5
Legislação Turística e Hoteleira
30
4
Gestão de Eventos
45
5
UNIDADE CURRICULAR
HORAS
ECTS
Enoturismo e Gastronomia
45
5
Turismo Religioso
45
5
Turismo Náutico e de Cruzeiros
45
5
Gestão de Alojamento
45
5
Turismo de Saúde e Bem-Estar
45
5
Turismo Criativo
45
5
Estágio
795
30

Pré-Requisitos

N/A.