Coordenação do Curso e FCT


Competências a Desenvolver

O curso visa qualificar os alunos para a chefia dos sectores de alimentos e bebidas, de alojamento, de vendas de empresas hoteleiras, de restauração e similares, de receção/portaria, de andares/limpezas e de lavandaria/roupa, estando habilitados a planificar, programar, coordenar, organizar, executar, controlar e avaliar as atividades desenvolvidas nestes sectores, com recurso a métodos e a técnicas inovadoras de gestão integrada.

Regime

Presencial

Horário

Diurno*

Duração

2 anos

*O ISEC Lisboa poderá abrir turmas em regime diurno e/ou pós-laboral, dependendo do número de estudantes matriculados e respetivas preferências.

Objetivos Específicos

  • Planificar, programar, coordenar e controlar os serviços de aprovisionamento, de cozinha, de pastelaria, de restaurante, bar, cafetaria, cave do dia, serviço de quartos e de banquetes de estabelecimentos de restauração, integrados ou não em unidades hoteleiras;
  • Planificar, programar, coordenar e controlar as atividades de receção/portaria, de andares/limpezas e de lavandaria/roupa de estabelecimentos hoteleiros;
  • Aplicar e acompanhar a implementação das políticas de marketing e vendas da empresa;
  • Planificar, programar, gerir e supervisionar comunicações escritas e orais, realizadas no âmbito da gestão hoteleira.

Destinatários

  • Alunos com o Ensino Secundário completo (qualquer que seja a via, com ou sem exames nacionais)
  • Alunos do regime de acesso para Maiores de 23
  • Alunos com um diploma de um CET (Curso de Especialização Tecnológica)
  • Alunos com diplomas de Ensino Superior (reconversão profissional)

Principais Saídas Profissionais

Técnico de Gestão Hoteleira com competências para:

  • aplicar os principais procedimentos operacionais de sistemas nos diversos departamentos da unidade hoteleira;
  • aplicar as leis da oferta e da procura no desenvolvimento da atividade hoteleira;
  • aplicar corretamente a legislação em vigor para o setor; coordenar a implementação de estratégias de marketing e de técnicas de negociação e de vendas;
  • implementar e supervisionar o cumprimento de medidas de segurança no trabalho e de higiene e segurança alimentar;
  • coordenar a preparação de ementas saudáveis aplicando o conceito de equilíbrio nutricional.

Entidades Parceiras

Platinsoft; Kapainvest; Trivalor; Telepizza; Hotéis Altis; Fundação INATEL; Hotel Le Meridien Ra; Hotéis Vila Galé; Pestana Hotels; Lisbon Marriot Hotel; Hotel Júpiter Albufeira; Hotéis Continental; El Corte Inglés; JJWE Hotels; Sana Hotels; Gertal; Mello Saúde; Cenintel; Food4Kings; Hard Rock Café Portugal; Penha Longa Resort; HDP Lisboa (Sheraton Lisboa); Hotti Oriente Hotéis; Hotti Aeroporto Hotel; Versailles; Giroluta – Residência Inglesa e Turismo; InterContinental Hotel Lisboa; Sociedade Hoteleira S. Lourenço; Sociedade Turística da Penina; Lusotel- Hotel Dona Filipa; JJW Hotels Pinheiros Altos; ADHP; ACPP (Associação dos Cozinheiros Profissionais de Portugal); APTECE (Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia).


Plano de Estudos

UNIDADE CURRICULAR
HORAS
ECTS
Técnicas de Expressão e Comunicação
45
5
Tecnologias de Informação e Comunicação
45
5
Inglês
45
5
Economia e Gestão
45
5
Ética e Deontologia
20
2
Métodos Quantitativos
45
5
Gestão de Eventos
45
5
Segurança no Trabalho
45
5
Introdução à Gestão Turística
45
5
Gestão de Comida e Bebida
45
5
Gestão de Compras
45
5
Marketing e Vendas
30
4
Legislação Hoteleira
30
4
UNIDADE CURRICULAR
HORAS
ECTS
Espanhol
30
4
Francês
30
4
Contabilidade
45
5
Gestão de Alojamento
45
5
Nutrição e Dietética
30
4
Higiene e Segurança Alimentar
30
4
Gestão de Recursos Humanos
30
4
Estágio
-
30

Pré-Requisitos

N/A.