Coordenação do Curso e FCT
Competências a Desenvolver
O curso visa qualificar os alunos para planear, gerir, executar e avaliar estratégias de marketing digital, que permitam potenciar a presença das empresas, produtos e marcas no meio online. Este curso pretende ainda formar profissionais com competências e capacidades para editar, conceber, publicar, gerir e monitorizar conteúdos digitais em redes sociais e plataformas de comunicação digital.
*O ISEC Lisboa poderá abrir turmas em regime diurno e/ou pós-laboral, dependendo do número de estudantes matriculados e respetivas preferências.
Objetivos Específicos
- Desenvolver e executar o planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online;
- Elaborar e coordenar campanhas de marketing digital;
- Gerir a identidade da marca, posicionamento e principais critérios de segmentação de mercados em âmbito digital;
- Monitorizar a aplicação da legislação comercial no planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online;
- Criar conteúdos para o meio digital alinhados com as necessidades dos consumidores;
- Gerir e utilizar os novos meios digitais disponíveis com recurso a técnicas novas para venda de produtos, serviços e ideias;
- Planear um estudo dos produtos e ou os serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades, satisfação e fidelização dos clientes;
- Coordenar o planeamento de media e ferramentas e meios online; monitorizar e gerir o impacto de campanhas de marketing digital.
Destinatários
- Alunos com o Ensino Secundário completo (qualquer que seja a via, com ou sem exames nacionais)
- Alunos do regime de acesso para Maiores de 23
- Alunos com um diploma de um CET (Curso de Especialização Tecnológica)
- Alunos com diplomas de Ensino Superior (reconversão profissional)
Principais Saídas Profissionais
Técnico de Marketing Digital com competências para:
- analisar e controlar os custos no apoio de atividades comerciais e de vendas;
- aplicar as tecnologias de informação como suporte de gestão;
- aplicar melhorias no portefólio dos produtos, criando novas propostas e otimizando outras dentro dos meios digitais;
- aplicar técnicas de comércio eletrónico no desenho de um plano de marketing digital;
- avaliar processos relacionados com a aplicação do direito comercial;
- dinamizar e implementar planos de marketing digital;
- dinamizar os processos de gestão inerentes ao comércio eletrónico, articulando diferentes perfis profissionais;
- dinamizar os recursos humanos, aplicando os princípios de liderança e motivação;
- estruturar e saber aceder a sistemas de informação comercial, retirando informação útil aos processos de gestão comercial;
- executar técnicas de negociação e de venda na gestão de projetos;
- preparar as estratégias de comunicação às diferentes formas e para diferentes públicos;
- preparar um portefólio de produtos e serviços diferenciados;
- aplicar e dinamizar campanhas de comunicação online, usando as diferentes plataformas e redes sociais para esse efeito.
Entidades Parceiras
Accademia di Belle Arti dell’ Aquila: Aquila, Itália; Beykent University: Istambul, Turquia; ELISAVA – Escola superior de Disseny: Barcelona, Espanha; Escola D`Art I Superior de Disseny de Castello: Castelló, Espanha; Obuda - University: Budapest, Hungria; Escola Salesians de Sarrià – Barcelona; Materfad - Centro de Materiales de Barcelona; Escola Nacional de Administração e Politicas Publicas – Angola; Università degli Studi di Sassari - Sardenha, Itália; International Circle of Educational Institutes for Graphic Arts, Technology and Management (IC); AFCI - Association for Creative Industries; ARS Graphica - International Network for the Promotion of the Graphic Arts; European Collaboration Platform; Culture Action Europe - European Network of Cultural Organization Artists, Activists, Academics & Policy-Makers – EU; ECREA - European Communication Research and Education Association; NEEM Initiative - New European Media Initiative – EU; REDE - Rede Nacional de Escolas de Design; Observatório de Industrias Criativas; European Creative Business network – EU; Creative Tracks Organization; Florida Universitária (Universidade de Valencia) – Espanha; PrintPromotion - Frankfurt / Training Center Printing Industry, Ausbildungzentrum Polygrafie AZP - Chemnitz – Alemanha.
Plano de Estudos
Expressão e Comunicação em Língua Portuguesa
30
3
Introdução ao Marketing
30
3
Legislação e E-commerce
45
4
Digital Branding e Reputação Online
30
3
Atelier de Criatividade e Inovação
60
6
Design de Interactividade
45
4
Relatórios, Analytics e Business Intelligence
45
3
Marketing Digital e Gestão de Redes Sociais
60
6
Webdesign e Search Engine Optimization [SEO]
60
6
Search Engine Marketing [SEM]
30
3
Ferramentas de Produção de Conteúdos
60
6
Comportamento e Perfil do Consumidor
45
3
Gestão de Projetos e Empreendedorismo Digital
45
3
Marketing de Conteúdo Multimédia e Copyright
60
5
Laboratório de Produção de Conteúdos
60
6
Plano de Marketing Digital 360
60
8
Pré-Requisitos
N/A.