Coordenação do Curso


Competências a Desenvolver

Coordenar e executar as operações associadas às atividades turísticas e de transporte aéreo nomeadamente no que diz respeito à seleção do destino turístico, reserva/venda de bilhetes, atividades de acolhimento, check-in, embarque, desembarque, transferência de passageiros, tratamento de irregularidades operacionais e respetivo tratamento documental e de faturação.

Regime

Presencial

Horário

Diurno / Pós-laboral*

Duração

2 anos

*O ISEC Lisboa poderá abrir turmas em regime diurno e/ou pós-laboral, dependendo do número de estudantes matriculados e respetivas preferências.

Objetivos Específicos

  • Gerir operações turísticas em agências de viagens e outros operadores.
  • Gerir reservas através de sistemas informáticos de distribuição turística (GDS).
  • Emitir bilhetes relativos a viagens aéreas de passageiros e os respetivos documentos de bagagens.
  • Coordenar e executar o processamento do expediente relativo a cargas importadas e exportadas.
  • Gerir o tráfego de pessoas, de cargas e de equipamentos, organizando a distribuição dos meios humanos e materiais.
  • Coordenar as atividades de embarque, desembarque e transferência de passageiros e bagagens.
  • Solucionar ou encaminhar situações irregulares relativas ao trânsito de passageiros e bagagens, nomeadamente as resultantes de perda ou extravio de bagagens (lost & found), cancelamento de voos ou ligações perdidas.
  • Planear e desenvolver planos de marketing turístico para diferentes mercados e produtos turísticos.
  • Planear e desenvolver atividades turísticas alinhadas com a estratégia da organização/empresa.

Destinatários

  • Alunos com o Ensino Secundário completo (qualquer que seja a via, com ou sem exames nacionais)
  • Alunos do regime de acesso para Maiores de 23
  • Alunos com um diploma de um CET (Curso de Especialização Tecnológica)
  • Alunos com diplomas de Ensino Superior (reconversão profissional)

Principais Saídas Profissionais

  • Agências de viagens;
  • Operadores Turístico;
  • Empresas de marketing turístico (Gestão Turística);
  • Companhias Aéreas (serviços aeroportuários);
  • Funções técnicas em entidades públicas e privadas do sector turístico;
  • Projetos especializados no âmbito da indústria do lazer;
  • Outras atividades públicas ou privadas ligadas à função turística.

Entidades Parceiras

  • SPdH – Serviços Portugueses de Handling, SA (Groundforce);
  • Portway – Handling de Portugal S.A.;
  • TOP ATLANTICO-VIAGENS E TURISMO SA;
  • RASO VIAGENS E TURISMO, SA;
  • OMNI HAMDLING – SOCIEDADE DE APOIO A AERONAVES LDA;
  • White Airways, S.A.;
  • SPRINGJET.

Plano de Estudos

UNIDADE CURRICULAR
HORAS
ECTS
Língua Inglesa I
45
5
Língua Espanhola
45
5
Tecnologias da Informação e Comunicação
45
5
Inovação e Oportunidades no Turismo e no Transporte Aéreo
45
5
Gestão de Empresas Turísticas
45
5
Mercados e Produtos Turísticos
45
5
Língua Inglesa II
45
5
Fundamentos de Transporte Aéreo
45
5
Operações Turísticas e Sistemas de Reserva
45
5
Gestão de Pessoas nas Organizações
45
5
Assistência a Passageiros em Escala
45
4
Gestão e Planeamento de Tráfego e Transportes Complexos
45
5
UNIDADE CURRICULAR
HORAS
ECTS
Gestão Estratégica
30
4
Gestão de Projetos e Empreendedorismo
45
6
Legislação Turística e Direito do Transporte Aéreo
45
4
Planeamento e Desenvolvimento da Atividade Turística
45
4
Gestão de Marketing no Turismo e na Aviação Civil
45
5
Prática Simulada da Atividade Profissional
45
6
Estágio
600
30

Pré-Requisitos

N/A.