Competências a Desenvolver
Coordenar e executar as operações associadas às atividades turísticas e de transporte aéreo nomeadamente no que diz respeito à seleção do destino turístico, reserva/venda de bilhetes, atividades de acolhimento, check-in, embarque, desembarque, transferência de passageiros, tratamento de irregularidades operacionais e respetivo tratamento documental e de faturação.
Horário
Diurno / Pós-laboral*
*O ISEC Lisboa poderá abrir turmas em regime diurno e/ou pós-laboral, dependendo do número de estudantes matriculados e respetivas preferências.
Objetivos Específicos
- Gerir operações turísticas em agências de viagens e outros operadores.
- Gerir reservas através de sistemas informáticos de distribuição turística (GDS).
- Emitir bilhetes relativos a viagens aéreas de passageiros e os respetivos documentos de bagagens.
- Coordenar e executar o processamento do expediente relativo a cargas importadas e exportadas.
- Gerir o tráfego de pessoas, de cargas e de equipamentos, organizando a distribuição dos meios humanos e materiais.
- Coordenar as atividades de embarque, desembarque e transferência de passageiros e bagagens.
- Solucionar ou encaminhar situações irregulares relativas ao trânsito de passageiros e bagagens, nomeadamente as resultantes de perda ou extravio de bagagens (lost & found), cancelamento de voos ou ligações perdidas.
- Planear e desenvolver planos de marketing turístico para diferentes mercados e produtos turísticos.
- Planear e desenvolver atividades turísticas alinhadas com a estratégia da organização/empresa.
Destinatários
- Alunos com o Ensino Secundário completo (qualquer que seja a via, com ou sem exames nacionais)
- Alunos do regime de acesso para Maiores de 23
- Alunos com um diploma de um CET (Curso de Especialização Tecnológica)
- Alunos com diplomas de Ensino Superior (reconversão profissional)
Principais Saídas Profissionais
- Agências de viagens;
- Operadores Turístico;
- Empresas de marketing turístico (Gestão Turística);
- Companhias Aéreas (serviços aeroportuários);
- Funções técnicas em entidades públicas e privadas do sector turístico;
- Projetos especializados no âmbito da indústria do lazer;
- Outras atividades públicas ou privadas ligadas à função turística.
Entidades Parceiras
- SPdH – Serviços Portugueses de Handling, SA (Groundforce);
- Portway – Handling de Portugal S.A.;
- TOP ATLANTICO-VIAGENS E TURISMO SA;
- RASO VIAGENS E TURISMO, SA;
- OMNI HAMDLING – SOCIEDADE DE APOIO A AERONAVES LDA;
- White Airways, S.A.;
- SPRINGJET.
Plano de Estudos
Tecnologias da Informação e Comunicação
45
5
Inovação e Oportunidades no Turismo e no Transporte Aéreo
45
5
Gestão de Empresas Turísticas
45
5
Mercados e Produtos Turísticos
45
5
Fundamentos de Transporte Aéreo
45
5
Operações Turísticas e Sistemas de Reserva
45
5
Gestão de Pessoas nas Organizações
45
5
Assistência a Passageiros em Escala
45
4
Gestão e Planeamento de Tráfego e Transportes Complexos
45
5
Gestão de Projetos e Empreendedorismo
45
6
Legislação Turística e Direito do Transporte Aéreo
45
4
Planeamento e Desenvolvimento da Atividade Turística
45
4
Gestão de Marketing no Turismo e na Aviação Civil
45
5
Prática Simulada da Atividade Profissional
45
6
Pré-Requisitos
N/A.