Coordenação do Curso


Competências a Desenvolver

De acordo com o Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de fevereiro, o Mestrado de Qualificação para a Docência é uma etapa de formação essencial para a obtenção da titularidade da habilitação profissional, nomeadamente para a docência em educação de infância. Devem corresponder as seguintes competências fundamentais:

  • Possuir conhecimentos aprofundados na área da educação de infância, com recurso à atividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais;
  • Capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas ou em contextos alargados e multidisciplinares, seja para a prática da investigação, seja para o exercício de uma atividade profissional especializada;
  • Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem;
  • Ser capaz de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
  • Competências que lhes permitam uma aprendizagem autónoma ao longo da vida.
Regime

Presencial

Horário

Diurno

Duração

2 anos


Objetivos Específicos

Pretende-se com esta formação que o futuro Mestre em Educação Pré-Escolar desenvolva, não só um conjunto de competências específicas que lhe permita a intervenção direta com crianças nas funções de planeamento, planificação, concretização e avaliação do processo de ensino-aprendizagem, bem como competências mais alargadas que potenciem uma participação ativa na vida institucional, por exemplo, na gestão escolar e na relação com os diversos atores socioeducativos.

Constituem objetivos deste ciclo de estudos:

  • Desenvolver competências fundamentais para a intervenção em contextos educativos ao nível da educação pré-escolar;
  • Desenvolver competências orientadas para a análise de situações educativas complexas e para a investigação em educação;
  • Promover a construção destas competências fundamentais numa forte articulação entre a teoria e a prática, numa perspetiva profissionalizante;
  • Promover o desenvolvimento de meios de reflexão, responsabilidade, especialização (expertise) e ética profissional no âmbito da prática docente;
  • Desenvolver competências no âmbito de uma participação ativa nas instituições escolares, nomeadamente no que respeita à gestão escolar.

Foram igualmente estabelecidos vários objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências) a desenvolver pelos estudantes neste curso:

  • Conhecer os processos de ensino-aprendizagem e os vários contextos em que estes se desenvolvem;
  • Aplicar conhecimentos no âmbito do desenvolvimento infantil nos vários contextos educativos;
  • Aplicar conhecimentos na planificação e avaliação da prática pedagógica;
  • Mobilizar conhecimentos no domínio da conceção e gestão de projetos educativos e aplicar nas instituições onde desenvolve a sua prática;
  • Mobilizar conhecimentos e competências para promover o desenvolvimento das crianças no âmbito da linguagem oral e escrita, do conhecimento do mundo, das expressões e da linguagem matemática;
  • Criar situações de aprendizagem que incentivam a observação, a exploração e manipulação de diversos materiais de acordo com os interesses das crianças e respeitando a integração do currículo;
  • Desenvolver várias metodologias atendendo aos conteúdos trabalhados, às características do grupo e aos interesses e necessidades das crianças;
  • Planificar e intervém intencionalmente tendo em conta o desenvolvimento global das crianças e numa forte articulação com os conhecimentos teóricos.

Destinatários

Licenciados em Educação Básica.


Principais Saídas Profissionais

Docência em Educação na Infância.


Entidades Parceiras

Casa das Abelhinhas; Centro Cooperação Familiar – Creche e Jardim de Infância “O Botãozinho”; Colégio Cesário Verde; Colégio Colibri; Colégio Monte Flor;Colégio Os Arcos; Colégio Planalto; Colégio Verde Água – Berçário, Creche e Jardim de Infância; Colinho das Tias, Lda; Creche do Lumiar; Creche Golfinho Saltitão; Externato «O Poeta»; Externato Marista de Lisboa.


Plano de Estudos

UNIDADE CURRICULAR
SEMESTRE
ECTS
Ética e Deontologia Profissional
1.º Semestre
2
Integração Curricular e Avaliação
1.º Semestre
2
Descoberta da Matemática na Educação Pré-Escolar
1.º Semestre
6
Desenvolvimento da Língua Materna na Infância
1.º Semestre
6
Conhecimento do Mundo na Educação Pré-Escolar
1.º Semestre
6
Iniciação à Prática Profissional na Educação Pré-Escolar
Anual
8
Educação Especial
2.º Semestre
2
Métodos e Técnicas de Investigação em Educação
2.º Semestre
3
Práticas Expressivas na Infância
2.º Semestre
6
Jogos Matemáticos
2.º Semestre
4
Opcional I*
2.º Semestre
2
Iniciação à Prática Profissional na Educação Pré-Escolar
Anual
13
*Opções: Organização e Gestão Escolar; Envolvimento Parental na Escola; Tecnologias Digitais em Educação; Educação para a Cidadania; Multiculturalidade e Educação Intercultural.
UNIDADE CURRICULAR
SEMESTRE
ECTS
Intervenção e Avaliação em Creche
1.º Semestre
5
Relatório Final
1.º Semestre
9
Iniciação à Prática Profissional em Creche
1.º Semestre
16

Pré-Requisitos

  • Detentores de um curso de licenciatura em Educação Básica.
  • Nos termos do art. 17.º do Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, os candidatos devem ter aprovação na prova de conhecimentos de Língua Portuguesa composta por um exame e uma entrevista a realizar no ISEC.