- Nota Biográfica +
Rita Brito é educadora de infância de formação inicial, doutorada em tecnologias educativas, com pós-doutoramento sobre o uso de tecnologias por famílias e crianças até aos 6 anos de idade. Exerceu atividade como educadora de infância e nos últimos anos tem-se dedicado à formação inicial de educadores de infância. A sua investigação foca-se na utilização de tecnologias digitais em ambiente pedagógico, com crianças até 6 anos, na formação inicial de educadores de infância e professores do 1º CEB e na área da pedagogia da infância. Tem artigos publicados em revistas e capítulos de livros nacionais e internacionais. Participa em várias conferências nacionais e internacionais assim como em vários projetos de investigação.
Despacho nº 9834, de 28 de Agosto de 2015
Processo PERA/2021/1401122 | Aprovado pelo CA da A3ES a 18/03/2022 e por um período de 4 anos
Alteração da estrutura curricular e do plano de estudos aprovada e publicada em Despacho n.º 7381/2022, de 8 de junho 2022
COORDENAÇÃO
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Doutora Rita Brito
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Candidatura Online Pedido de Informação
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
De acordo com o Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de fevereiro, o Mestrado de Qualificação para a Docência é uma etapa de formação essencial para a obtenção da titularidade da habilitação profissional, nomeadamente para a docência em educação de infância. Devem corresponder as seguintes competências fundamentais: possuir conhecimentos aprofundados na área da educação de infância, com recurso à atividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais; capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas ou em contextos alargados e multidisciplinares, seja para a prática da investigação, seja para o exercício de uma atividade profissional especializada; capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem; ser capaz de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades; competências que lhes permitam uma aprendizagem autónoma ao longo da vida.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Pretende-se com esta formação que o futuro Mestre em Educação Pré-Escolar desenvolva, não só um conjunto de competências específicas que lhe permita a intervenção direta com crianças nas funções de planeamento, planificação, concretização e avaliação do processo de ensino-aprendizagem, bem como competências mais alargadas que potenciem uma participação ativa na vida institucional, por exemplo, na gestão escolar e na relação com os diversos atores socioeducativos. Constituem objetivos deste ciclo de estudos: desenvolver competências fundamentais para a intervenção em contextos educativos ao nível da educação pré-escolar; desenvolver competências orientadas para a análise de situações educativas complexas e para a investigação em educação; promover a construção destas competências fundamentais numa forte articulação entre a teoria e a prática, numa perspetiva profissionalizante; promover o desenvolvimento de meios de reflexão, responsabilidade, especialização (expertise) e ética profissional no âmbito da prática docente; desenvolver competências no âmbito de uma participação ativa nas instituições escolares, nomeadamente no que respeita à gestão escolar. Foram igualmente estabelecidos vários objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências) a desenvolver pelos estudantes neste curso:
Conhecer os processos de ensino-aprendizagem e os vários contextos em que estes se desenvolvem; aplicar conhecimentos no âmbito do desenvolvimento infantil nos vários contextos educativos; aplicar conhecimentos na planificação e avaliação da prática pedagógica; mobilizar conhecimentos no domínio da conceção e gestão de projetos educativos e aplicar nas instituições onde desenvolve a sua prática; mobilizar conhecimentos e competências para promover o desenvolvimento das crianças no âmbito da linguagem oral e escrita, do conhecimento do mundo, das expressões e da linguagem matemática; criar situações de aprendizagem que incentivam a observação, a exploração e manipulação de diversos materiais de acordo com os interesses das crianças e respeitando a integração do currículo; desenvolver várias metodologias atendendo aos conteúdos trabalhados, às características do grupo e aos interesses e necessidades das crianças; planificar e intervém intencionalmente tendo em conta o desenvolvimento global das crianças e numa forte articulação com os conhecimentos teóricos.
DESTINATÁRIOS
Detentores de Licenciatura em Educação Básica ou outra que atribua créditos do ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado, distribuídos pelas componentes de formação nos seguintes termos:
a) Áreas de docência e área das didáticas específicas: mínimo de 90 créditos;
b) Área educacional geral: 10 a 20 créditos.
PRINCIPAIS SAÍDAS PROFISSIONAIS
+ Docência em educação na infância
ENTIDADES PARCEIRAS
Casa das Abelhinhas; Centro Cooperação Familiar – Creche e Jardim de Infância “O Botãozinho”; Colégio Cesário Verde; Colégio Colibri; Colégio Monte Flor;Colégio Os Arcos; Colégio Planalto; Colégio Verde Água – Berçário, Creche e Jardim de Infância; Colinho das Tias, Lda; Creche do Lumiar; Creche Golfinho Saltitão; Externato «O Poeta»; Externato Marista de Lisboa.
TÍTULO CONFERIDO
Mestre em Educação Pré-Escolar
HORÁRIO
Diurno/Pós-laboral
PLANO DE ESTUDOS
1º ANO SEMESTRE ECTS Jogos Matemáticos Organização e Gestão Escolar Envolvimento Parental na Escola Tecnologias Digitais em Educação Educação para a Cidadania Multiculturalidade e Educação Intercultural 2º ANO SEMESTRE ECTS Intervenção e Avaliação em Creche 1º Semestre 5 Relatório Final 1º Semestre 9 Iniciação à Prática Profissional em Creche 1º Semestre 16
Ética e Deontologia Profissional
Professional Ethics and Deontology1º Semestre
2
Integração Curricular e Avaliação
Curricular Integration and Evaluation1º Semestre
2
Descoberta da Matemática na Educação Pré-Escolar
Discovering Mathematics in Preschool Education1º Semestre
6
Desenvolvimento da Língua Materna na Infância
Development of the Mother Language in Childhood1º Semestre
6
Conhecimento do Mundo na Educação Pré-Escolar
World Knowledge in Preschool Education1º Semestre
6
Iniciação à Prática Profissional na Educação Pré-Escolar
Initiation to Professional Practice in Preschool Education1 º Anual
8
Educação Especial
Special Education2º Semestre
2
Métodos e Técnicas de Investigação em Educação
Methods and Techniques for Research in Education2º Semestre
3
Práticas Expressivas na Infância
Expressive Practices in Childhood2º Semestre
6
Mathematical Games2º Semestre
4
Opção / Opcional:
School Organization and Management
Parental Involvement at School
Digital Technologies in Education
Citizenship Education
Multiculturalism and Intercultural Education2º Semestre
2
Iniciação à Prática Profissional na Educação Pré-Escolar
Initiation to Professional Practice in Preschool Education1º Anual
13
Intervention and Evaluation in Nursery
Final Report
Initiation to Professional Practice in Nursery
DURAÇÃO TOTAL DO CURSO
3 Semestres num total de 90 ECTS
CONDIÇÕES DE ACESSO
+ Edital do Mestrado em Educação Pré-Escolar
PRÉ-REQUISITOS
+ Detentores de Licenciatura em Educação Básica ou outra que atribua créditos do ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado, distribuídos pelas componentes de formação nos seguintes termos:
a) Áreas de docência e área das didáticas específicas: mínimo de 90 créditos;
b) Área educacional geral: 10 a 20 créditos.
Os créditos relativos às componentes de formação na área de docência distribuem-se nos seguintes termos:
a) 20 a 30 créditos em Português;
b) 20 a 30 créditos em Matemática;
c) 20 a 40 créditos em Ciências Naturais e em História e Geografia de Portugal;
d) 18 a 25 créditos em Educação Artística e em Educação Física.
Indivíduos que tenham obtido 75 % dos créditos dos requisitos mínimos de formação fixados para a respetiva especialidade. Nesta situação, a inscrição nas unidades curriculares das componentes de didáticas específicas e de iniciação à prática profissional, incluindo a prática de ensino supervisionada, pode ocorrer, sempre que possível, em simultâneo com a obtenção dos créditos em falta, cabendo ao órgão legal e estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior decidir sobre quais as unidades curriculares das componentes de formação previstas nas alíneas a), b) e c) do n.º 1 do artigo 15.º a frequentar pelos candidatos, para a obtenção dos créditos necessários à atribuição do grau de mestre na especialidade considerada.
+ Nos termos do art. 17.º do Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, os candidatos devem ter aprovação na prova de conhecimentos de Língua Portuguesa composta por um exame e uma entrevista a realizar no ISEC Lisboa.
EQUIPAMENTOS E MATERIAL DIDÁTICO
Sala de estudo, sala de expressão plástica (equipada com sistema multimédia e outro equipamento adequado), sala de música (equipada com sistema multimédia e instrumentos musicais, incluindo 1 piano e quadro de parede com pauta)
ACREDITAÇÕES E RECONHECIMENTO
+ Despacho nº 9834/2015, 2ª série, nº168 de 28 de agosto de 2015
+ RFC Relatório Final CAE
+ DF Decisão Final A3ES